sábado, 15 de março de 2014

SERÁ QUE AS ESCRITURAS ENSINAM QUE CAIM FOI PRESDETINADO MUITO ANTES DE SEU NASCIMENTO. PARA TAL ATO?

Adilson Francisco dos santos. Estudos Apologéticos.

SERÁ QUE AS ESCRITURAS ENSINAM QUE CAIM FOI PREDESTINADO MUITO ANTES DE SEU NASCIMENTO.
? PARA TAL ATO?

Quanto a Caim que muitos ensinam que ele foi um predestinado muito antes de seu nascimento, para tal ato, só porque o texto diz, “Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à tua porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás”, (Gênesis 4.7).

Vamos ao assunto, ao nascer Caim que foi seu primogênito. Eva ofereceu um sacrifício de louvor de gratidão a Deus, com a expressão, “Alcancei do Senhor um varão”, como está escrito (Gênesis 4.1). Observe que esse texto sugere que ela estava agradecendo a Deus por tê-la ajudado no nascimento de seu primogênito. Eva nesse momento não estava agradecida pelas declarações divinas que em meio às dores ela daria a luz, como está escrito (Gênesis 3.16). Ao dizer. “Alcancei do Senhor um varão” ela também não estava supondo que já era chegada à hora de se cumprir a profecia do (Gênesis 3.15). Que diz, “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”, ela estava recebendo aquela criança como uma dádiva de Deus, como está escrito (Salmo 127.3). Que os filhos são herança do Senhor, e que também a prova que sua transgressão fora perdoada por Deus.

O nome Caim, no seu sentido original significa “Aquisição”, que quer dizer, adquirido ou esperado, para sua mãe com toda certeza Caim era um achado espiritual de grande valor, uma bela prenda valorosa, mais ao passar dos anos ela descobriria que essa prenda perderia seu valor, e ele viria não esmagar a cabeça da serpente, mais sim, do seu próprio irmão.

Ao nascer Caim e Abel, eles encontram um importante legado de seus pais, aprenderam logo sedo a oferecer seus sacrifícios. Caim era um rurícola do campo, um agricultou, uma atividade nobre, não encontramos nas escrituras a respeito de qualquer determinação especifica da parte de Deus, determinando a natureza da oferta que os dois irmãos ofereceram. Abel e Caim, deveriam oferecer ao Senhor, sendo Caim um rurícola do campo como já falamos. Nada impediria que ele oferecesse um animal, sendo pastor de ovelhas, nada impediria que Abel oferecesse o fruto da terra, porque para o Senhor nunca ouve acepção.

Em Gênesis 4.4. Abel trouxe do primeiro e do melhor do seu rebanho, coisa que não foi diferente com a oferta de Caim, ele também trouxe do seu melhor, para oferecer a Deus, mais Deus rejeitou a oferta de Caim, alguns comentaristas como os predicionistas pensam que Deus rejeitou a oferta de Caim por te ele oferecido uma oferenda de vegetais, e não cruenta, ou seja, oferta que exigem derramamento de sangue, como a de Abel. O Senhor, porém jamais olhou para a espécie da oferta, mas sempre atenta para a qualidade do ofertante, como está escrito (Salmo 51.16.17). E, além disso, na festa das primícias, requeria Deus, dos filhos de Israel, os frutos da terra e não os primogênitos dos animais (Êxodo 34.22). Deus conhece o coração do ofertante, ele vê o espírito no seu mais intimo interior (Gênesis 4.5; 1 Samuel 16.7; 1 Crônicas 28.9; Hebreus 4.12). O caso de Caim foi o mesmo caso do rei Saul, ele trouxe o melhor do rebanho para ofertar, mais seu coração não era reto diante de Deus, observe o que diz o profeta Samuel, “Porém Samuel disse: tem porventura o Senhor tanto prazer em holocausto e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender é melhor do que a gordura de carneiros”, (1 Samuel 15.22). Deus percebeu que o coração de Caim não era verdadeiro, suas obras eram mortas; infrutífera, sem nenhum valor espiritual, enquanto que a oferta de Abel foi aceita, não por ser uma oferta melhor ou mais aceitável, do que da lavoura, como já falamos, mas porque a de Abel tinha uma atitude voluntária e mui gratificante diante de Deus, seu coração era um coração sincero, nada lhes era oculto, como o do seu irmão, como diz “E o Senhor disse a Caim: por que te iraste? E Por que descaiu o teu semblante” (Gênesis 4.6). O poder do pecado dominou o coração de Caim, que se tornou maligno (1 João 3.12). Sobre o domínio de um profundo ódio contra o seu irmão Abel, sem que o mesmo tivesse feito qualquer coisa que justificasse, sua ira, ele usou de má índole ao convidá-lo e matá-lo, como diz, “E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou”, (Gênesis 4.8). O fato de tê-lo levado para o campo indica que ele já tinha premeditado para matá-lo. Caim já estava tomado pelo ódio, um ódio incontrolável o matando traiçoeiramente.

Quanto o texto de (Gênesis 4.7). Que diz, “Se bem fizeres, não haverá aceitação pata ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à tua porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás”, que muitos ensinam que Caim foi um predestinado muito antes de seu nascimento, para tal ato.

Devemos observar que o termo “Jaz a tua porta” é um termo hebraico que sugere um demônio ameaçador do lado de fora da porta de uma casa, pronto para invadir, esse termo referisse também a uma serpente pronta, esperando para dar o bote no calcanhar (Gênesis 3.15). E ao diabo como um Leão bramando em derredor procurando alguém para devorar (1 Pedro 5.8). Tivesse Caim subjugado o seu ódio, como falou o apóstolo Paulo aos Coríntios 9.27, “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão...” “subjugar” quer dizer, abater, dominar, e vencer, não somente seria aceita a sua oferta, mais ele próprio tornar-se-ia aceitável diante de Deus, se ele tiver-se, abatido, dominado, e vencido o mau, mais já era tarde, nesse momento ainda que ele viesse oferecer sacrifícios de sangue, far-se-ia abominável diante do Eterno, como falou o profeta Isaías. “Quem mata um boi é como o que tira a vida a um homem; quem sacrifica um cordeiro é como o que degola um cão; quem oferece uma oblação é como o que oferece sangue de porco; quem queima incenso em memorial é como o que bendiz a um ídolo; também estes escolhem os seus próprios caminhos, e a sua alma se deleita nas suas abominações”. (Isaías 66.3). Seu coração já estava como o de Esaú, já não tinha lugar de arrependimento (Hebreus 12.17). Ele não teve domínio próprio, entregou-se ao maligno, (1 João 3.12). Assim como Judas Iscariotes, Ananias e Safira. Satanás entrou e dominou Caim, (João 13.27). Caim entrou pelo caminho da violência (Gênesis 4.8). Entrou pelo caminho da incredulidade (Judas v.11). Suas obras eram más (1 João 3.12). Tornou-se do maligno (1 João 3.12).

Portanto Caim não foi um predestinado para tal ato ante de seu nascimento, como é ensinado pelo os predicionistas. Caim assim como Judas Iscariotes, Ananias, Safira, Esaú e Faraó, se entregaram a Satanás de livre e espontânea vontade, tudo quanto fez foi premeditado Por ele e não predestinado por Deus.

Deus não cego o entendimento dos homens, nem tão pouco lhes endurecem o coração, porque quem faz isso é Satanás, como está escrito, (Atos 5.3; 2 Coríntios 4.4). Antes Deus envia-lhes a luz para lhes corrigir as faltas e guiar-los por caminhos seguros.















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