SABEMOS QUE A BÍBLIA NOS ENSINAM QUE JESUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS, AGORA NÃO PODEMOS NEGAR QUE SEU OBJETIVO E PREOCUPAÇÃO DE VIM AO MUNDO PREGAR O EVANGELHO FOI AOS POBRES.

Adilson Francisco dos santos. Estudos Apologéticos.

SABEMOS QUE A BÍBLIA NOS ENSINAM QUE JESUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS, AGORA NÃO PODEMOS NEGAR QUE SEU OBJETIVO E PREOCUPAÇÃO DE VIM AO MUNDO PREGAR O EVANGELHO FOI AOS POBRES.

“E AOS POBRES É ANUNCIADO O EVANGELHO” (Mateus 11.5)

De Gênesis a Apocalipse é ensinado pelas sagradas escrituras que a única preocupação de Jesus é os pobres, não que haja uma predestinação incondicional ou Deus faça acepção de pessoas, mais é o que está escrito “Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu beneficio” (Provérbios 19.17). Certa vez Jesus se encontrou com um jovem muito rico, o qual lhe perguntou o que faria para ser salvo, porém Jesus lhes respondeu, guardem os mandamentos de Deus, e em seguida lhe disse “Vende tudo o quanto tens, reparte-o pelos pobres” (Lucas 18.22). Os discípulos eram tão cientes dessa preocupação de Jesus para com os pobres que quando Judas saiu para trai Jesus pensaram eles que Jesus tinha o mandado comprar alguma coisa para os pobres, como está escrito (João 13.29). Em outra ocasião Deus dialogando com Moisés disse “Quando entre ti houver algum pobre de teus irmãos, em alguma das tuas portas, na tua terra que o Senhor, teu Deus, te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a tua mão a teu irmão que for pobre”. “Pois nunca deixará de haver pobres na terra; por isso, eu te ordeno: livremente, abrires a tua mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na tua terra” (Deuteronômio 15.7.11). “E, quando teu irmão empobrecer, e as suas forças descaírem, então sustentá-lo-ás, como estrangeiro e peregrino, para que viva contigo” (Levítico 25.35).

O apóstolo Paulo tinha esse mandamento dos outros discípulos de cuidar dos pobres, como ele fez questão de escrever “Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres” algo que ele procurou fazer com diligência (Gálatas 2.10). Assim também foi o apóstolo Tiago “Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem rico na fé, e herdeiro do reino que prometeu aos que o amam” (Tiago 2.5).

Que perna que não é assim para com os ricos ai deles, observe “Disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas” (Lucas 18.24). “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu” (Apocalipse 3.17).

Hoje ficamos muito tristes quando vemos em nossas igrejas muitos irmãos ricos enquanto outros são muito pobres, eles freqüentemente têm todos os dias muita abastança material e nem sequer se lembram de seus irmãos pobres e daí tiram proveito dos que nada possui, tirando  aproveito dos seus lucros que aumentam cada dia mais, como está escrito (Salmos 10.2.9.10; Isaías 3.14.15; Jeremias 2.34; Amos 2.6.7; 5.12.13; Tiago 2.6). Por isso o próprio Deus tem muito a dizer segundo sua santa e maravilhosa palavra de como os crentes ricos devem tratar os crentes pobres e necessitados.

A bíblia nos ensina que Deus tem falado de muitas maneiras de seu grande amor e zelo pelos crentes pobres, necessitados e oprimidos. Vejamos (a). O Senhor Deus é o seu defensor. Ele mesmo revela ser dos pobres seu refúgio (Salmos 14.6; Isaías 25.4). É o seu socorro (Salmos 40.17; 70.5; Isaías 41.14). E seu libertador (1 Samuel 2.8. Salmos 12.5. 34.6; 11.3.7 ; 35.10; cf. Lucas 1.52.53). E seu provedor (Salmos 10.14; 68.10; 132.15). (c). Deus ao revelar sua Lei aos Israelitas mostrou extrema preocupação dos crentes ricos ajudarem os crentes pobres para eliminar a pobreza do meio de seu povo (Deuteronômio 15.7-11). E essa declaração é global, esse é seu alvo, como diz “Somente para que entre ti não haja pobre; pois o Senhor abundantemente te abençoará na terra que o Senhor, teu Deus, te dará por herança, para a possuíres” (Deuteronômio 15.4). Observou a expressão “Somente para que entre ti não haja pobre”, no meio de ti, quer dizer no meio da igreja, onde estão os crentes ricos para cumprir o mandamento com ordenança de enricarem os crentes pobres da igreja (Deuteronômio 15.11). Ou será que já estão condenados no pecado da idolatria chamado de avareza como falou o apóstolo Paulo (Colossenses 3.5).

Deus sempre ordenou ao seu povo que providenciar-se profunda diligência pelos os pobres e necessitados, especialmente por todos nós que somos os domésticos da fé (Gálatas 6.10). A Bíblia nos mostra claramente que o ministério de Jesus foi inteiramente dedicado aos pobres, oprimidos, necessitados, fosse ele samaritano. Grego. Cita. Ou Bárbaro, pessoas que ninguém se importava a não ser o próprio Jesus (Lucas 4.18.19; 21.1-4; Lucas 17.11-19; João 4.1-42; Mateus 8.2-4; Lucas 17.11-19; Lucas 7.11-15; 20.45-47). Você é daquele que seque a ordenança de Jesus de ajudar materialmente os crentes pobres na igreja (Deuteronômio 15.11). Ou é daqueles que vendo seu irmão necessitados lhe cerrar as entranhas (1 João 3.17). É bom vocês que são crentes ricos obedecer as ordenanças de Jesus de ajudar materialmente os crentes pobres no meio da igreja (Deuteronômio 15.11). Porque ele condenava duramente e condena os que se apegam ás posse terrenas, e desconsidera os crentes pobres (Marcos 10.17-25; Lucas 6.24.25; 12.16-20; 16.13-15,19-31).

Jesus sempre esperou e espera que os crentes ricos contribuam com toda generosidade com os crentes necessitados (Mateus 6.1-4). Porque ele próprio é o maior exemplo disso com praticas e ensinos, porque a Bíblia nos mostra que os discípulos andavam com uma bolsa da qual eles tiravam dinheiro para dar aos pobres e santos da igreja que é o corpo de Cristo em particular (1 Coríntios 12.27; João 12.5.6; 13.29). Em todas as ocasiões Jesus ensinou aos que queria seguir sua doutrina a se importarem com os pobres economicamente e socialmente (Mateus 19.21; Lucas 12.33; 14.12-14.16-24; 18.22). A bíblia nos mostra que as contribuições não eram uma opção, mais uma ordenança (Deuteronômio 15.7-11). Uma exigência de Cristo para se entrar no seu reino de glória e eterno (Lucas 18.22). É dever, Ordenança e obrigação mostrar-se generoso para com os irmãos e irmãs pobres que passam fome, sede, e andam nuns materialmente (Mateus 25.31-46; Tiago 2.14-17). Portanto aquele que não seguir esse mandamento receberá dos lábios do próprio Jesus esse galardão com as seguintes palavras “Aparta-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos” (Mateus 25.41). “Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber, nu, não me vestistes” (vv.42.43).

O apóstolo Paulo que foi ensinado pelo próprio Jesus (Gálatas 1.12). Tinha por prioridade o dever de cuidar dos irmãos pobres da igreja de Cristo, vejamos. “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhado assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa á dar dom que receber” (Atos 20.35). Assim era a igreja primitiva “Não havia, pois entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e os depositavam aos pés dos apóstolos. E, repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha” (Atos 4.34.35). Assim também foi a preocupação do apóstolo Tiago. “E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano” “E algum de vós lhes disser: ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí”. (Tiago 2.15.16). Assim também foi Moisés “Quando entre ti houver algum pobre de teus irmãos, em alguma das tuas portas, na tua terra que o Senhor teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a tua mão a teu irmão que for pobre”, (Deuteronômio 15.7). Jesus sempre amou os pobres porque ele aqui na terra foi extremamente pobre materialmente “E disse Jesus; as raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”, (Mateus 8.20). Jesus ensinou que todos os que ama o dinheiro estão em maldição “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”, (1 Timóteo 6.10). E no dia do juízo sua condenação será maior “De nada aproveitam as riquezas no dia da ira”, (Provérbios 11.4; Ezequiel 7.19; Sofonias 1.18).

Jesus sempre ensinou a igreja primitiva para os irmãos viverem em igualdade material e social isto é, de pastor a ovelha “Mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade”, (2 Coríntios 8.14). Observou “A vossa abundância (abundância aqui do pastor) supra a falta dos outros” (outras ovelhas). “Para que também a sua abundância supra a vossa falta” (abundância aqui das ovelhas) Supra a falta dos pastores, daí a igualdade é plena na igreja. Porque se o apóstolo Paulo disse “Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele”, “Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrimos, estejamos com isso contentes”, (1 Timóteo 6.7.8). Então porque ser apego aquilo que não nos pertence, enquanto nossos irmãos pobres na igreja estão passando fome.

Tenha muito cuidado vós pastores milionários, porque os pobres têm dono, como está escrito “Não roubes ao pobre, nem atropeles na porta o aflito: Porque o Senhor defenderá a sua causa em juízo, e aos que os roubam ele lhes tirará a vida” (Provérbios 22.22.23).

A preocupação de Jesus para com os pobres é clara. Certa vez Paulo representando a igreja em Antioquia da Síria, levou a Jerusalém oferta para os irmãos necessitados da Judeia (Atos 11.28-30). Quando o concilio reuniu-se em Jerusalém foi sugerido a Paulo e aos seus companheiros que eles se lembrar-se dos pobres (Gálatas 2.10). O alvo de sua terceira viagem missionária foi coletar dinheiro para os irmãos pobres que estava em Jerusalém (Romanos 15.26). Paulo ensinava as igrejas na Galácia e em Coríntios como prioridade contribuírem para essa causa (1 Coríntios 16.1-4). O apóstolo exortava seus membros a respeito da ajuda aos pobres e necessitados (2 Coríntios 8.9). Paulo elogiou as igrejas na Macedônia por lhe terem urgentemente participado da coleta para os pobres (2 Coríntios 8.1-4; 9.20). Paulo tinha em alta estima o ato de contribuir.

Nas epístolas aos Romanos e a Timóteo, ele descrever como dom do Espírito Santo a capacidade de se contribuir com generosidade ás necessidades dos pobres (Romanos 12.8; 1 Timóteo 6.17-19).

A Bíblia nos manda com prioridade máxima o cuidado aos pobres e necessitados, são eles os irmãos em Cristo. Jesus com toda clareza equiparou e repassou aos irmãos na fé o devem de cuidar dos pobres como prioridade, como se fossem a Ele próprio (Mateus 25.40-45). A igreja primitiva fundada pelo próprio Jesus estabeleceu uma comunidade que tinha como prioridade o dever de suprir aos pobres, essa igreja repartia suas posses a fim de suprir as necessidades uns dos outros (Atos 2.44.45; 4.34-37). Mesmo com o crescimento da igreja esse mandamento de suprir as necessidades dos pobres dento da igreja não deixou de ser prioridade, os apóstolos recomendava diariamente esse mandamento de suprir as necessidades dos pobres, como está escrito “E conhecendo Tiago, Pedro e João que eram considerados como as colunas da igreja da graça. Recomendara-nos somente que nos lembramos dos pobres, o que procurei fazer com diligência” (Gálatas 2.9.10). Paulo que fazia parte da igreja primitiva declarou explicitamente qual era o dever e o principio da igreja suprir os pobres e necessitados (1 Coríntios 16.1.20). O mandamento de Jesus é o que têm em abundância compartilhar com os que nada têm para que haja igualdade entre o seu povo (2 Coríntios 8.14; Efésios 4.28; Tito 3.14; João 3.17.18). A bíblia não nos deixa outra alternativa senão tomarmos consciência das necessidades matérias dos que estão ao nosso meio, especialmente os nossos irmãos pobres em Cristo Jesus.

A Bíblia diz que devemos ser igual ao nosso mestre, como está escrito “Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu Senhor”. (Mateus 10.25). Esse mandamento só prova que a maioria dos Pastores estão totalmente errados, a Bíblia é a mente do próprio Deus, como está escrito, (2 Timóteo 3.16; 2 Pedro 1.21). E por ser a mente de Deus, ela questiona qualquer ensinamento que vai contra a ortodoxia Cristã, por isso se um suposto porta-voz de Deus não pode passar no teste Bíblico, e dá doutrina, nada nos obriga a aceitar suas reivindicações, e nem tampouco ter medo de criticar suas doutrinas antibíblicas, portanto todos devemos dizer como o apóstolo Paulo, “Foste comprados por bom preço; não vos façais servos de homens”, (1 Coríntios 7.23). E meditar nas palavras de Jesus “Sai de pressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos”. (Lucas 14.21). “E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus” (Lucas 6.20). E porque também não meditar nas palavras e ações de Zaqueu. Que após se encontrar com Jesus e ter uma convenção genuína, disse “E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou meus bens, e se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado”. (Lucas 19.8).

Portanto não pudemos seguir Pseudocristãos destes últimos tempos que procuram induzir os crentes a guardar decálogo e estatuto e lei criada por homens, particularmente suas liturgias que não passa de obras humanas como possuidoras de algum mérito aos olhos de Deus.

Certa vez Jesus olhando para seus discípulos disse “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus” (Lucas 6.20). Há uma grande advertência das sagradas escrituras, quanto avareza a bíblia a condena porque é um conceito errado que se interpõem como um grande obstáculo para os crentes ricos, o crente deve agir de maneira correta e de coração para com os crentes pobres. É um dever de todo crente não importa quanto cada um produz, todos os que servem ao Senhor têm o compromisso de ajudar os irmãos pobres (Atos 2.45; 4.34.35). Assumir essa atitude correta em relação á ajuda aos necessitados permite ao crente vencer sentimentos negativos como a avareza e o egoísmo, preparando-o a ter um coração predisposto a dar do que receber, como está escrito (Atos 20.35).

Esse hábito de ajudar os irmãos pobres da igreja de Cristo já era costume dos apóstolos, que se reunia no primeiro dia da semana- domingo para fazer a coleta para os irmãos pobres (1 Coríntios 16.1.2). Certa vez um grupo de irmãos pobres, em Minas Gerais, viajaram noite e dia para levar recursos matérias para os irmãos pobres que servia ao Senhor, que estavam necessitados, foi uma tarefa difícil e dura, pois viajaram mais de trinta léguas á pé, poupando o dinheiro das passagem, a fim de entregar a importância aos irmãos pobres que estavam necessitados, esse foi um trabalho duro, mais é essa a obrigação dos que se dedicam ao Senhor, assistindo e servindo aos crentes pobres e santos com recursos matérias, como a igreja primitiva fazia (Atos 2.45; 4.34.35). Jesus aconselhou que se faça esse serviço, pois traz grandes recompensas até a quem der um copo de água fria ao necessitado a Ele próprio fez (Mateus 10.42; Marcos 9.41). Os irmãos da igreja de Corinto tinham abundância de tudo, de fé, da palavra, da ciência, em toda solicitude. Por conseguinte, Paulo pediu que eles fossem abundantes nesta graça de contribuir para os santos pobres e necessitados (1 Coríntios 16.1.2). Hoje na igreja há muitos pobres ricos, e há muitos ricos pobres e cheio de avareza (Colossenses 3.5).

Portanto meus amados irmãos se há alguma preocupação de Jesus para com os ricos, infelizmente ainda não encontrei texto algum falando sobre esse assunto. Para com os ricos o que está bem claro são esses textos. Vejamos.

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”, (1 Timóteo 6.10).

“De nada aproveitam as riquezas no dia da ira”, (Provérbios 11.4; Ezequiel 7.19; Sofonias 1.18).

“Mas ai de vós, ricos! Porque já tendes a vossa consolação” (Lucas 6.24).

“Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus” (Mateus 19.23).

“E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva” (Tiago 1.10).

“E ia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça. O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias”. (Tiago 5.1.2.3).

“Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína” (1 Timóteo 6.9).

“Mas tu és rico, e blasfema” (Apocalipse 2.9).

“Como dizes: Rico sou e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu” (Apocalipse 3.17).
Infelizmente é esse o desfeche final que a bíblia diz sobre os ricos.




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