Adilson Francisco dos santos. Estudos Apologéticos.
QUEM É JESUS? SERÁ QUE ELE É A MESMA PESSOA QUE DEUS? O QUE A
BÍBLIA DIZ?
Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para
meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso
Pai, meu Deus e vosso Deus. (João 20.17).
A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e
dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade
do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu
novo nome. (Apocalipse 3.12).
Será que Jesus é a mesma pessoa que Deus? Será que Ele é
inferior a Deus? Será que Ele foi criado por Deus? Esses temas são muitos questionados
pelos teólogos modernistas. O que a bíblia realmente fala sobre isso? A Bíblia
afirma a preexistência eterna de Jesus desde o princípio: No princípio era o
Verbo, e o Verbo estava com Deus e o verbo era Deus. Ele estava no princípio
com Deus. (João 1.1.2). Assim como Deus é desde a eternidade (SaImo 90.2). Assim
também é a preexistência eterna de Jesus! A Bíblia afirma que Ele é antes de
todas as coisas (Colossenses 1.17). E todas as coisas também fora criadas por
Ele (Colossenses 1.16; Hebreus 1.1.2). E subsistem por Ele. (Colossenses 1.17).
Jesus é desde os dias da eternidade, “Pai da Eternidade” (Isaías 9.6; Miqueis
5.2). Ele próprio afirmou: “...Antes que Abraão existisse Eu Sou (João 8.58).
Jesus, é antes da fundação do mundo, o plano de salvar para humanidade, já
estavam em suas mãos: “...O Cordeiro que foi morto desde a fundação do
mundo” (Apocalipse 13.8). Ele é a vida
eterna que nos foi prometida: “...antes dos tempos dos séculos” (Tito 1.2). Jesus
junto com Deus e o Espirito Santo participaram da criação do mundo. (Jô 33.4). A Bíblia afirma: “...Tudo foi
criado por e Ele “Jesus” e para Ele” “Jesus” (Colossenses 1.16). Havendo Deus
antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos
profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho “Jesus”. A quem
constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. (Hebreus 1.1.2). Ele é
antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele, (Colossenses 1.17).
Sua preexistência é antes de todas as coisas: “E agora glorifica-me tu, ó Pai,
junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo
existisse”. (João 17.5). João nos diz: “Todas as coisas foram feitas por Ele
“Jesus”, e sem Ele “Jesus”, nada do que foi feito se fez” (João 1.3).
A bíblia nos mostra que Jesus após a sua ressurreição, foi
exaltado soberanamente nos céus (Filipenses 2.9). Onde está assentado para
sempre à destra de Deus (Hebreus 10.12). Intercedendo a Deus pelos homens
(Hebreus 7.25). Sendo constituído por Deus, como cabeça de sua “ekklesia” Igreja.
(Efésios 1.22). A qual Ele dirige, orienta, sustenta e alimenta (Efésios 5.29).
Quando Estêvão (Atos 7.55). E João (Apocalipse 1.13). Viram Jesus como
ressuscitado no Céu, viram-no como “Filho do homem”. Mas ele, estando cheio do
Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que
estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do
homem, que está em pé à mão direita de Deus. (Vss.7.55.56). É assim que Ele
também há de voltar (Mateus 26.64). Quando Jesus subiu ao Céu, após ter
consumado a sua obra, os anjos testificaram para os discípulos: “Este mesmo
Jesus há de vir assim como para o céu o vistes ir” (Atos 1.11). Se Ele fosse á
mesma pessoa que Deus, jamais Deus estava assentado para sempre ao seu próprio
lado (Hebreus 10.12). Jesus tem um trono: E mostrou-me o rio puro da água da
vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.
(Apocalipse 22:1). O qual foi constituído pelo o próprio Deus: Ao que vencer
lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me
assentei com meu Pai no seu trono. (Apocalipse 3.21).
O apóstolo Paulo ao escrever aos Filipenses diz: De sorte que
haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Que, sendo em
forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, (Filipenses 2.5.6).
Observe a expressão do apóstolo: “Que, Jesus sendo em forma de Deus, não teve
por usurpação ser igual a Deus”. Em forma de Deus, não quer dizer a mesma pessoa
do próprio Deus. Porque se fosse a mesma pessoa era um Deus usurpando a gloria
do mesmo Deus: No evangelho de João. Jesus diz: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos
dará outro consolador, para que fique convosco para sempre,” (João 14.16). Nessa
passagem Jesus diz claramente que enviaria “Outro Consolador, ou seja, o
Espírito Santo”, já distinguido que Ele, Deus e o Espirito Santo são pessoas distintas
uma da outra. Nessa passagem o termo grego para “Outro” usado por Jesus é
“ALLOS”, que significa “outro da mesma essência da mesma forma e da mesma
semelhança, e não a mesma pessoa”. Assim é Jesus, Deus e o Espírito Santo, são
pessoas distintas, mais da mesma essência da mesma forma, da mesma semelhança e
não a mesma pessoa.
Mais alguns questionam. Se Jesus não é o próprio Deus porque
Ele disse: “Eu e o Pai somos um”. (João 10.30). Quanto a essa afirmação é preciso
observar que em alguns capítulos adiante Ele diz: “Eu estou no Pai, ... o Pai
está em Mim”.
(João 14.10). “E quem me vê a mim vê o
Pai” Como Ele falou pra Filipe, e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? (João 14.9).
Quando olhamos para esses textos com atenção, eles já deixam muito claro, a
unidade do Pai com o Filho, e a distinção entre Pai e o Filho. Eles começam com
a unidade entre Deus e Jesus, “somos um” “estou no Pai” “e o Pai está em Mim” “quem
vê a mim vê o Pai”. Isso fala de unidade. E termina com a Distinção entre o Pai
e o Filho “Eu e o Pai” “Eu estou” “quem me vê” Isso fala de distinção. Mostrando
que Jesus e Deus não são as mesmas pessoas. Certa vez Jesus falando para os
fariseus, disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher,
e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. (Mateus
19.5.6). O que será que Jesus quis dizer com isso: Assim não são mais dois, mas
uma só carne. Será que a mulher deixou de existir ficando só o homem “uma só carne?”
Ou será que o homem deixou de existir ficando só a mulher “uma só carne?”
Porque ambos se tornaram uma só carne? É obvio que não? Ambos continuaram sendo
os mesmos dois, distintos em pessoas, mais unidos em essência, parecer, proposito, compartilhando
o mesmo amor, o mesmo sentimento, o mesmo caráter, a mesma essência e o mesmo
parece, unidos em uma só carne, e distintos em pessoas uma da outra, e não a
mesma pessoa, assim é Jesus e Deus: “Eu e o Pai somos um”. “Eu, distintos” “um,
unidade”. (João 10.30). Isto é, na mesma essência, na mesma forma e na mesma
semelhança, e não a mesma pessoa. Esses textos de João 10.30; 14.9. Principalmente:
“Eu e o Pai somos um”: Neste versículo. “Um no grego” está no neutro “hem” e
não no masculino “heis” mostrando duas pessoas, além, disso devemos observar
que o verbo está no plural, “somos um”, e não no singular “sou um”, portanto o
Pai e o Filho são pessoas distintas. Quem me vê a mim vê o Pai. Está bem claro,
Jesus é absolutamente igual ao Pai e não a mesma pessoa, como João no mesmo
texto explica: Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As
palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim,
é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao
menos, por causa das mesmas obras. (João 14.10.11). Em João. Jesus deixou bem
claro que Ele não é a mesma pessoa que Deus, como Ele explicou a Filipe: Não
crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim: As palavras que eu vos
digo não as digo de mim mesmo: mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das
mesmas obras. Jesus explicou a Filipe
que ele pelo menos cresse N’ele, porque Deus que estava N’ele, é quem faz as
obras, e que Filipe cresse N’ele porque as mesma obras que Deus fazia, Jesus
fazia as mesmas também. Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu
trabalho também. (João 5.17). Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma.
Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha
vontade, mas a vontade do Pai que me enviou. (João 5.30). Quando o apóstolo
Paulo escreveu aos Filipenses sobre Jesus ele explicou: “Que, Jesus sendo em
forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus”. (Filipenses
2.5.6). Em forma de Deus, não quer dizer
que Jesus seja a mesma pessoa que o próprio Deus. Moisés ao falar a cerca de
Jesus disse: O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus
irmãos, como eu; a ele ouvireis; Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus
irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo
o que eu lhe ordenar. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que
ele falar em meu nome, eu o requererei dele. (Deuteronômio 18.15.18.19). E sob
esse mesmo Jesus que Moisés falou, assim falou Lucas e Estevão: E envie ele a
Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu contenha
até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos
os seus santos profetas, desde o princípio. Porque Moisés disse aos pais: O
Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim;
a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. E acontecerá que toda a alma que não
escutar esse profeta será exterminada dentre o povo. (Atos 3.20-23; 7.37). Mais
uma vez a bíblia deixa provado que Jesus e Deus, são pessoas distintas, se Jesus
e Deus fossem a mesmas pessoas, Deus ia colocar as suas palavras na sua própria
boca? E só ia falar o que ele próprio
colocou em sua boca? Ele e Deus são seres distintos, mais da mesma essência da
mesma forma, da mesma semelhança e não a mesma pessoa. Jesus e Deus estão em
uma união tão perfeita e indissolúvel, que o que Um tem, o Outro tem. Disse
Jesus: Tudo quanto o Pai tem é Meu; por isso é que vos disse que há de receber
do que é Meu. (João 16.15). Todas as Minhas coisas são Tuas e as Tuas coisas são Minhas, (João 17.10). Jesus é igual ao Pai, porque, não só Deus (o Pai) é Espírito (João 4.24). Como
também Jesus é. Tudo o que é de Um é do Outro, pois disse Jesus: Tudo quanto o Pai tem é Meu. (João 16.15). Ora, todas as Minhas coisas
são Tuas, e as Tuas coisas são Minhas, (João 17.10). Esses textos Já provam que tanto Jesus quanto Deus são seres distintos, que participam da mesma natureza, da mesma essência. Esta é a revelação Bíblica, sem os questionamentos ateístas. A Bíblia fala que Cristo. Deus e o Espírito Santo então envolvido, mais distinto um do
outro (Mateus 28.19.20; II Coríntios 13.14). Do contrário se fossem as mesmas
pessoas, não poderiam interceder em nosso favor (Romanos 8.26; Hebreus 7.25).
Como poderia Jesus, e o Espirito Santo, interceder ao próprio Deus? Se Eles fossem
ás mesmas pessoas?
A bíblia é clara quando afirma que Deus e Jesus são seres
distintos um do outro. Veja as palavras de Jesus na cruz: Deus Meu, Deus Meu,
por que me desamparaste? (Mateus 27.46). Se Jesus fosse á mesma pessoa que
Deus, jamais Ele pronunciaria essas frases: Deus Meu, Deus Meu, por que me
desamparaste? E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não
pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade. (Mateus 26.42). E,
quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça,
entregou o espírito. (João 19.30). Jesus é um ser totalmente distinto de Deus,
Ele veio cumprir o proposito de Deus: Por isto o Pai me ama, porque dou a minha
vida para tornar a tomá-la. Ninguém má tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou;
tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi
de meu Pai. (João 10.17.18). Se Ele fosse o próprio Deus, que Deus daria
mandamento ao próprio Deus? Porque diz a bíblia, que antes de Deus nenhum Deus
se formou, e depois de Deus nenhum Deus haverá. (Isaías 43.10). Os três são
seres Incriados, mais da mesma essência da mesma forma e da mesma semelhança, e
não as mesmas pessoas.
Quando estudamos a doutrina da Cristologia, ela em lugar
algum ensina que Cristo é o mesmo Deus, em Pessoa; mas que Ele é Deus como o
Pai é, em divindade, eternidade, essência, forma e semelhança, o que é muito
diferente. Quando olhamos alguns teólogos, principalmente os Russelitas, que ao
traduzir João 1.1: No principio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o
verbo era Deus, por “A Palavra estava com o Deus”, E apalavra era [um] deus, como se
pudesse distinguir um Deus Maior (o Pai) de um deus menor (Jesus). Mas essa
tradução do texto grego “prós ton theón” não é válida. O correto é traduzir “estava com Deus”, sem o artigo, como fazem todas as
outras versões. Não dizemos que Cristo é um deus, mais sim, “o próprio Deus”, como se fôssemos confundir o Filho com o Pai,
ou nos referir a uma só pessoa sem
distinção de outras na Trindade, quando dizemos
que Cristo é Deus, afirmamos sim, que Ele é Deus
como Deus é. Em divindade, natureza Eterna, essência,
forma e semelhança. Jesus e o Pai são “UM”, (João 10.30). O que indica a sua
natureza Eterna e una. Em sua natureza divina e distinta. Ai Jesus é completamente Deus (Filipenses 2.6; Colossenses
2.9). E não a mesma pessoa. Jesus não é a mesma pessoa que Deus, isso ele declarou:
“E na vossa lei também está escrito que o testemunho de dois homens é
verdadeiro. Eu sou o que testifico de mim mesmo, e de mim testifica também o Pai,
que me enviou” (João 8.17.18). Jesus falava de duas pessoas, e não de uma. Ele
afirmou que veio do Pai e voltava para Ele (João 8.42; 16.5; 17.3.8). Mais de
80 vezes Jesus afirmou que não era o Pai.
A Bíblia diz que negar o Pai e o Filho traz a condenação (I
João 2.22.23). Os sabelianistas mutilam a personalidade do Pai e do Filho, com
a doutrina das “manifestações”, que é uma maneira camuflada de negar Jesus como
o Filho de Deus (I João 5.5.9). O “Jesus” dos sabelianistas não é o mesmo Jesus
apresentado pela Bíblia (I Coríntios 11.4).
O Novo Testamento traz consigo uma revelação mais clara das
distinções da Divindade. Se no Velho Testamento Deus é apresentado como o
Redentor e Salvador do Seu povo, (Jó 19.25; Salmo 19.14; 78.35; 106.21; Isaías
41.14; 43.3.11.14; 47.4; 49.7.26; 60.16; Jeremias 14.3; 50.14; Oseias 13.3). O
Novo Testamento distingue o Filho de Deus com essa capacidade, (Mateus 1.21; Lucas
1.76-79; 2.17; João 4.42; Atos 5.3; Gálatas 3.13; 4.5; Filipenses 3.30; Tito
2.13.14). O Novo Testamento oferece clara revelação de Deus enviando Seu filho
ao mundo, (João 3.16; Gálatas 4.4; Hebreus 1.6; I João 4.9). E de Deus e Jesus
enviando o Espírito Santo, (João 14.26; 15.26; 16.7; Gálatas 4.6). Vemos o pai
dirigindo-se ao Filho, (Marcos 1.11; Lucas 3.22). E o Filho comunicando-se com
o Pai, (Mateus 11.25.26; 26.39; João 11.41; 12.27.28).
Nos evangelhos encontramos Jesus frequentemente fazendo
várias menções do Pai como outra pessoa: Se eu testifico de mim mesmo, o meu
testemunho não é verdadeiro. Há outro, ou seja, “Deus Pai”, que testifica de
mim, e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. (João 5.31.32). E
sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como
o Pai mo tem dito. (João 12.50). Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o
Filho do homem, então conhecereis que EU SOU, e que nada faço por mim mesmo;
mas isto falo como meu Pai me ensinou. (João 8.28). Muitas vezes Jesus se dirigia
ao Pai em oração (João 17). O próprio Jesus disse que era uma pessoa e o Pai
outra (João 8.17.18). Jesus aqui está falando de duas pessoas e não de uma. Ele
afirmou que veio do Pai e que voltava para o Pai (João 8.42; 17.3.8). A Bíblia
mostra que Jesus tem uma íntima comunhão com o Pai é o que Ele mesmo explica:
“Tu em mim” (João 17.23). Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós
em mim, e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o
que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me
manifestarei a ele. (João 14.20.21). “Naquele
dia vós conhecereis que Eu estou em Meu Pai e vós em Mim e Eu em vós!” (v. 20). Observe o que Jesus disse
nesse texto. Eu estou em Deus e vós em Mim e Eu em vós! Ou seja, se
Jesus está em nós, e nós em Jesus e
Jesus em Deus, será que Jesus é o próprio Deus? Ou será que nós
somos o próprio Jesus? Por um está no
outro? Por Ele está em nós? É obvio que não. Na frase de Jesus Eu em vós! A
bíblia só quer dizer: Porque por Ele “Jesus”, temos acesso ao Pai em um Espíritoʺ, (Efésios 2.18). Que agem em comum acordo, não a mesma pessoa: O
mesmo Espírito testifica com o nosso espírito... (Romanos 8.16.17). Mais
distinto um do outro, agindo em comum acordo, e não a mesma pessoa.
Deus desde os céus deu testemunho a respeito de seu Filho
(Mateus 3.17; 17.5; Lucas 9.35). O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou
nas suas mãos. (João 3.35). A ninguém julga, mais sim o Filho (João 5.22). Para
que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra
o Pai que o enviou. (João 5.23). Aquele que não crê no Filho não verá a vida,
mas a ira de Deus sobre ele permanece. (João 3.36). Jesus veio revelar aos
homens o seu Pai (Lucas 10.22). Jesus falou de Deus muitas vezes como sendo o
seu Pai: “Meu Pai e vosso Pai” “Meu Deus e vosso Deus”. (João 20.17). No templo
do meu Deus, o nome do meu Deus, a cidade do meu Deus, que desce do céu, do meu
Deus, (Apocalipse 3.12). Foi Jesus que nos ensinou a orar: “Pai nosso que
estais no céu” (Mateus 6.9). Jesus falou centenas de vezes que Deus é uma
personalidade pessoal. Ele disse: “Todas as tuas coisas são minhas e as minhas
são tuas”. “Vou para ti” (João
Outros dizem, se Jesus não é o próprio Deus porque então João
escreveu esse texto: E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu
entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos,
isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. (I
João 5.20). Mais devemos observar que antes de João dizer: “Jesus Cristo”.
“Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”, ele falou: Sabemos que já o Filho
de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no
que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Filho de Deus e a
vida eterna, não que Jesus seja o próprio Deus, isso ele deixou bem claro: Todos
creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus (João 20.31).
Quando João falou que Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus
e a vida eterna. (I João 5.20). João estava falando da deidade de Jesus, e de
sua preexistência, e não que Jesus e Deus sejam as mesmas pessoas. João fala da
“Deidade” que, quer dizer que Jesus possui a mesma essência a mesma forma, os
mesmos atributos a mesma semelhança, a mesma preexistência, e a mesma
eternidade de Deus, e não que Ele e Deus sejam a mesma pessoa. A deidade de
Jesus é o fundamento de nossa fé, é uma rocha inabalável que permanece
eternamente. A Bíblia oferece prova suficiente sobre a deidade de Jesus. Vamos
analisar as seguintes evidências que provam a deidade de Jesus: O Deus Pai,
chamou a Jesus de Deus. Do Filho diz: “...Ó Deus, o teu trono subsiste pelos
séculos dos séculos” (Hebreus 1.8). O anjo o chamo-o de Emanuel, que traduzido
é Deus conosco, (Mateus 1.23). Falando a
João, na ilha de Patmos, Jesus se apresentou como o Alfa e o Omega, o Princípio
e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro (Apocalipse 22.13). Ele disse aos fariseus
Eu Sou (João 8.24.28.38). O mesmo nome com que Deus se apresentou a Moisés
(Êxodo 3.14). Os apóstolos testificaram que Jesus era Deus. “...O nosso Deus e Salvador, Jesus Cristo” (II
Pedro 1.1). “...Grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” (Tito 2.13). Tomé
chamou a Jesus de “...Senhor meu e Deus meu” (João 20.28). Paulo ao escrever
aos Romanos disse: Jesus é Deus bendito eternamente (Romanos 9.5; João 5.23.24;
SaImo 2.12; Filipenses 2.10). Todo o céu o adora (Apocalipse 5.13.14). Jesus
possui atributos divinos que prova sua deidade- Onipotência. Jesus é Onipotente:
“...É-me dado todo poder no céu e na terra” (Mateus 28.18). Ele tem poder sobre
a natureza (Lucas 4.38- 40). Sobre os demônios (Mateus 8.16; 9.35). E sobre a
morte (João 11.43.44). Ele tem poder para guardar (João 10.28). E tudo está
sujeito debaixo de seus pés (Hebreus 2.8). E Ele sustenta todas as coisas com a
palavra do seu poder (Hebreus 1.3). Ele possui Onisciência. Pedro disse: “...Tu
sabes tudo...” (João 21.17). Jesus sabia os segredos dos homens: E não
necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que
havia no homem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não
criam, e quem era o que o havia de entregar. (João 6.6-64; 4.16-19; 2.25; Marcos
2.8; Romano 2.16). Ele possui Onipresença. Jesus afirmou: “...Estou convosco
todos os dias...” (Mateus 28.20). Ele prometeu que quando dois ou três
estivessem reunidos em seu nome, Ele estaria presente (Mateus 18.20). Como
cabeça da Igreja (Efésios 1.22,23; 4.10). Ele predomina todas as coisas. Jesus
possui a eternidade em si (Isaias 6.9; Daniel 7.14; Miqueias 5.2; Colossenses
1.17; João 1.3.27). Jesus está cheio de uma imensidade de glória (João 1.14;
2.14; Mateus 16.27; Colossenses 2.9). Jesus possui imutabilidade (Malaquias
3.6; Hebreus 13.8; 1.12). Jesus recebe adoração. A Bíblia proíbe adoração a
qualquer um que não seja Deus (Mateus 4.10). Mais Jesus foi adorado, (Mateus
2.11; 8.2; 14.33; 28.17). Este fato é também uma evidência da deidade de Jesus.
Jesus participou da criação do mundo (João 1.3; Colossenses 1.17; Hebreus 1.10;
Apocalipse 3.14). Jesus sustenta a criação com a força do seu poder (Hebreus
1.3; Colossenses 1.17). Jesus tem poder para perdoar pecados (Marcos 2.7.10; I
João 1.9). Jesus ressuscita os mortos (João 6.39.40.54; 11.43). Jesus é a ressurreição
e a vida (João 11.25). Jesus tem poder para exercer o juízo, não só com os
vivos, mais com os mortos (João 5.22; Atos 17.31; II Timóteo 4.1I Pedro 4.5;
Atos 10.42). Isso é “Deidade”, e não que Jesus e Deus sejam as mesmas pessoas.
Jesus possui a mesma essência, a mesma forma de Deus, a mesma semelhança, os
mesmos atributos de Deus, e não que Ele e Deus sejam a mesma pessoa.
Se Deus chama Jesus de seu Filho, aquele que nega que Jesus é
Filho de Deus, faz o próprio Deus de mentiroso “...porquanto não creu no
testemunho que Deus de seu Filho deu” (I João 5.10). Duas vezes Deus fez ouvir
a sua voz do Céu, chamando a Jesus: “...Meu Filho amado...” (Mateus 3.17; Marcos
9.7). Ele chamou Deus de meu Pai (Mateus 10.32; João 2.16; 10.37; 15.24). Quando
Jesus confirmou diante de seus inimigos que Ele era o Filho de Deus. Ele foi
condenado à morte (Marcos 14.61.62). Ele referiu-se a si mesmo como o Filho
Unigênito que está no seio do Pai (João 14.9-12).
Segundo a Bíblia Jesus é um ser que para Ele não existe
limitações de tempo. Ele existe desde a eternidade com o Pai Ele é eterno
(Miqueias 5.2). Ele é a expressão perfeita do Pai (Colossenses 1.15). A imagem
do Deus invisível de condição divina. (Hebreus 1.3). O resplendor da glória do
Pai, a imagem suprema de Deus no seio do seu povo.
A Bíblia fala que toda vida de Jesus, toda palavra e ação são
a manifestação perfeita do Pai porque Jesus está unido a Ele numa comunhão sem
igual (João 5.17.30). Ele é a expressão mais perfeita diante do Pai, sempre
esteve junto de Deus, estava na criação do mundo (Hebreus. 1.2). A Bíblia diz
que toda atividade criadora e obra do Pai, é do Filho (I Coríntios 8.6). Eles
estão unidos entre si de modo excelente numa comunhão de amor que uni o Pai com
o Filho (João 5.19.20; 10.15.30). Com essa união a Bíblia mostra que Jesus não
age em momento algum independente do Pai. “...A minha doutrina não é minha, mas
é daquele que me enviou” (João 7.16.18.28; 8.28.42; 12.49; 14.10). Do mesmo
modo o Pai, por isso que determinadas ações e agir de um confunde-se com o agir
do outro.
Jesus é o enviado do Pai, sua glória é muito antes da criação
do mundo, (João. 17.5). Essa glória começou a se manifestar no seu ministério
terreno (João 2.11). A cada instante a glória do Pai se manifestava no Filho e
a do Filho no Pai (João 11.4.12.23.28; 13.31.32; 14.13; 17.1). Desse modo a
glória do Pai é também a glória do Filho.
Quando a palavra glória aparece na Bíblia ela designa tudo
aquilo que é perfeito e santo, ela manifesta Deus aos homens, por isso quando
Jesus disse “Eu e o Pai somos um” isso se manifestava a sua glória.
Jesus é o Filho único de Deus, o único sublime caráter
absoluto que assegura a bondade de Deus Ele é o Filho que participa com o Pai,
é Ele quem conduz os homens a conhecerem a verdade. (João 8.32). Portanto Ele é
a atividade perfeita do Pai.
Jesus é igual com o Pai a própria natureza de Deus habita nele,
Jesus exerce uma autoridade igual ao Pai em poder (Romanos 1.4). Uma prova
desse poder foi no caso do leproso quando ele disse: “Se quiseres, podes
tornar-me limpo”. (Mateus 8.2). Assim o senhorio de Deus se revela em Jesus,
Ele é exaltado acima de todos os nomes (Filipenses 2.9). Como senhor soberano (Efésios
1.20.21).
Desde o princípio a Bíblia vem mostrando que Jesus é a
revelação de Deus. Tudo o que podemos pensar da revelação de Deus. Seja
salvação, seja redenção se encontra na pessoa de Jesus. Ele está inteiramente
numa comunhão perfeita com o Pai (Hebreus 1.5). Essa comunhão de Jesus com o
Pai é tão forte que o próprio Jesus atribuiu um dos nomes de Deus a si mesmo
“Eu sou”, essa afirmação explica a união eterna entre Ele e o Pai (João 8.29).
Jesus é o ser perfeito desde sua eternidade, foi
perfeitamente obediente, sua vida provou que ele era o Filho de Deus, Ele
manteve perfeita integridade com o Pai numa relação filial e inigualável que
lhe uni a Deus. Essa união dele com o Pai atingiu uma plenitude a medida que
nenhum acontecimento pode ameaçar tal comunhão.
Jesus e o Pai são pessoas distintas: A quem vencer, eu o
farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele
o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce
do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. (Apocalipse 3.12). Nesse texto
Jesus cita quatro vezes que Deus é seu Deus: Farei coluna no templo do meu
Deus. Escreverei sobre ele o nome do meu Deus. O nome da cidade do meu Deus. A
nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus. Provando que são seres distintos
um do outro, mais da mesma essência, da mesma semelhança, e não a mesma pessoa.
Quando examinamos a epístola aos Hebreus, ela nos fala que
Melquisedeque, era rei de justiça, Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo
princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus.
(Hebreus 7.1-3). Esse texto mostra com todos os detalhes a eternidade e a
preexistência eterna de Jesus! Porque se Melquisedeque sendo homem foi
interpretado, como um ser, Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo
princípio de dias nem fim de vida, e feito semelhante ao Filho de Deus “Jesus”.
Isso só prova que Jesus é um ser eterno preexistente, Sem pai, sem mãe, sem
genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, um ser incriado, porque
se Melquisedeque foi á semelhança de Jesus, quer dizer que ele era semelhante a
um ser preexiste, eterno e incriado, “Jesus” que por ser eterno não tinha pai,
nem mãe, nem genealogia, porque isso é a caracterisca de um ser incriado. “Jesus
é eterno, e Pai da eternidade” (Isaías 9.6). Sem princípio e sem fim, isso só
prova que Jesus sempre foi um ser incriado, sendo Deus, ou, seja, preexiste e
eterno como Deus é. Distinto de Deus, na mesma essência, na mesma forma, e na
mesma semelhança de Deus, e não a mesma pessoa.
Com a expressão “No princípio” João sobe até a eternidade do
verbo “Jesus”. Que significa antes de todas as coisas. (João 17.5; Hebreus
1.2). Para Ele não há limitação de tempo. Ele Jesus é ante da eternidade, por
ser Pai da eternidade. (Isaías 9.6).
Jesus por ser eterno Ele é imutável e não está sujeito as
circunstâncias. Ele é o passado, presente e futuro é o mesmo ontem, hoje e
eternamente (Hebreus 13.8).
Jesus na sua oração complementou dizendo: Pai, aqueles que me
desde quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a
minha glória que me deste, porque Tu me hás amado antes da criação do mundo
(João 17.24). O verbo veio transmitir os pensamentos de Deus de modo
compreensível.
A encarnação do verbo veio realizar o ajuste de conta de
todas as coisas dentro da esfera e recuperar (Colossenses 1.14.15.16.20;
Efésios 1.10).
O propósito de Deus era o de conciliar consigo mesmo o mundo
(II. Coríntios 5.18.19). E sua carta de reconciliação, era Jesus o logos eterno
que fez deste mundo sua residência transitória. Ele é eterno e sempre esteve em
comunhão com o Pai.
Cristo constitui a plena revelação da “Mente” e do “Caráter”
de Deus (João 1.18; 14.9.11). Ele veio e realizou o plano de Deus, Jesus foi o
meio usado por Deus para revelar as grandes verdades ao seu povo, tudo foi
planejado pelo Pai e executado pelo Filho. Jesus é a segunda pessoa da
Santíssima Trindade, também é eterno, sempre existiu.
No entanto, podemos finalizamos com a Palavra de Deus. Como
poderia um Deus que é infinito e eterno ser criado ou ser comparado com uma
criatura como as Testemunhas de Jeová comparam e ensinam. Seria algo ilógico
Jesus sendo criador de todas as coisas (Colossenses 1.16). Como já vimos.
A bíblia diz que Jesus é o Rei, eterno, imortal, invisível,
como está escrito, (I Timóteo 1.17). Os anos que venho examinando as sagradas
escrituras não vir sequer uma referência mostrando que Jesus e Deus sejam as
mesmas pessoas. E quanto a essa verdade jamais a bíblia vai contra, vejamos: Porquanto
há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. (I
Timóteo 2.5). Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida ; ninguém vem ao Pai
senão por mim. (João 14.6). Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do
céu, o Filho do homem (João 3.13). Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo,
para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai,
Jesus Cristo, o justo. (I João 2.1). Ninguém jamais viu a Deus. O Deus
unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer. (João 1.18). Porque
Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso
Senhor Jesus Cristo (I Tessalonicenses 5.9).
Jesus sempre foi Deus, na essência na forma e na semelhança,
e não a mesma pessoa. Jesus, Deus e o Espírito Santo, são pessoas distintas. João
diz no Apocalipse: “E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz
o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o principio da criação de Deus.”
(Apocalipse 3.14). Ele é “O principio da criação de Deus.” João fala nesse
texto que Jesus é o principio de todas as coisas, isto é todas as coisas vieram
a existir por Ele. Ele é o criador de todas as coisas, como está escrito:
“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis
e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam
potestades: Tudo foi criado por ele e para ele”, (Colossenses 1.16). “No
principio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, todas as
coisas foram feitas por ele e sem ele nada do que foi feito se fez”. (João
1.1-3). “A quem constituiu herdeiro de tudo por quem fez também o mundo.”
(Hebreus 1.2). É isso o que o texto diz, que Ele é o criador de todas as
coisas, junto com Deus: Por quem fez também o mundo (Hebreus 1.2).
A bíblia e muito clara ao falar que Jesus não é o próprio
Deus, há dezenas de versículos provando isso. Vejamos: Quem me serve precisa
seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu
Pai o honrará.
Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai,
salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora.
Pai, glorifica o teu nome! Então veio uma voz do céu: Eu já o
glorifiquei e o glorificarei novamente (João
12.26-28).
Pois não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou me
ordenou o que dizer e o que falar. Sei que o seu mandamento é a vida eterna.
Portanto, o que eu digo é exatamente o que o Pai me mandou dizer (João 12.49.50).
Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: Pai, eu
te agradeço porque me ouviste. (João 11.41).
Assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha
vida pelas ovelhas. (João 10.15).
Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida
para retomá-la. (João 10.17).
Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea
vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu
Pai. (João 10.18).
Jesus respondeu: Eu já lhes disse, mas vocês não crêem. As
obras que eu realizo em nome de meu Pai falam por mim, (João 10.25).
Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém
as pode arrancar da mão de meu Pai. (João 10.29).
Que dizer a respeito daquele a quem o Pai santificou e enviou
ao mundo? Então, por que vocês me acusam de blasfêmia porque eu disse: ‘Sou
Filho de Deus’? Se eu não realizo as obras do meu Pai, não creiam em mim. Mas
se as realizo, mesmo que não creiam em mim, creiam nas obras, para que possam
saber e entender que o Pai está em mim, e eu no Pai. (João 10.36-38).
E se na verdade eu julgo, as minhas decisões são verdadeiras,
porque não estou sozinho. Eu estou com o Pai, que me enviou. (João 8.16).
Eu testemunho acerca de mim mesmo; a minha outra testemunha é
o Pai, que me enviou. (João 8.18).
Então lhe perguntaram: Onde está o seu pai? Respondeu Jesus: Vocês não conhecem nem a mim
nem a meu Pai. Se me conhecessem, também conheceriam a meu Pai. (João 8.19).
Eles não entenderam que lhes estava falando a respeito do
Pai. (João 8.27).
Eu lhes estou dizendo o que vi na presença do Pai, e vocês
fazem o que ouviram do pai de vocês. (João 8.38).
Disse-lhes Jesus: Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me
amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas
ele me enviou. (João 8.42).
Disse Jesus: Não estou endemoninhado! Pelo contrário, honro o
meu Pai, e vocês me desonram. (João 8.49)
Respondeu Jesus: Se glorifico a mim mesmo, a minha glória
nada significa. Meu Pai, que vocês dizem ser o Deus de vocês, é quem me
glorifica. (João 8.54).
Não trabalhem pela comida que se estraga, mas pela comida que
permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem lhes dará. Deus, o Pai,
nele colocou o seu selo de aprovação. (João 6.27).
Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu
jamais rejeitarei. (João 6.37).
Pois desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para
fazer a vontade daquele que me enviou. (João 6.38).
Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o
atrair; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos Profetas: ‘Todos
serão ensinados por Deus’. Todos os que ouvem o Pai e dele aprendem vêm a mim. Ninguém
viu o Pai, a não ser aquele que vem de Deus; somente ele viu ao Pai. (João 6.44-46).
Disse-lhes Jesus: Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu
também estou trabalhando. (João 5.17).
Por essa razão, os judeus mais ainda queriam matá-lo, pois
não somente estava violando o sábado, mas também estava até mesmo dizendo que
Deus era seu próprio Pai, igualando-se a Deus.
Jesus lhes deu esta resposta: Eu lhes digo verdadeiramente
que o Filho não pode fazer nada de si mesmo; só pode fazer o que vê o Pai
fazer, porque o que o Pai faz o Filho também faz. Pois o Pai ama ao Filho e lhe
mostra tudo o que faz. Sim, para admiração de vocês, ele lhe mostrará obras
ainda maiores do que estas. Pois, da mesma forma que o Pai ressuscita os mortos
e lhes dá vida, o Filho também dá vida a quem ele quer dá-la. (João 5.18-21).
Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo
julgamento ao Filho, para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele
que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou. (João 5.22,23).
Eu tenho um testemunho maior que o de João; a própria obra
que o Pai me deu para concluir, e que estou realizando, testemunha que o Pai me
enviou. E o Pai que me enviou, ele mesmo testemunhou a meu respeito. Vocês
nunca ouviram a sua voz, nem viram a sua forma. (João 5.36.37).
Eu vim em nome de meu Pai, e vocês não me aceitaram; mas, se
outro vier em seu próprio nome, vocês o aceitarão. (João 5.43).
Esses são alguns textos que prova que Jesus e Deus não são as mesmas pessoas, aqui encero esse pequeno resumo acerca de Deus e Jesus. Mais uma vez a bíblia deixa provado que Jesus e Deus, são pessoas distintas, mas da mesma forma: "Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus". (Filipenses 2.6).
debateadilsonsaire.blogspot.com.br
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