sábado, 15 de março de 2014

QUAL É O SENTIDO DO CAPÍTULO 12. 40. DE MATEUS? TRÊS DIAS E TRÊS NOITES NO SEIO DA TERRA?

Adilson Francisco dos santos. Estudos Apologéticos.

QUAL É O SENTIDO DO CAPÍTULO 12. 40. DE MATEUS? TRÊS DIAS E TRÊS NOITES NO SEIO DA TERRA?

O Senhor Jesus havia ensinado aos seus discípulos que Ele ressuscitaria ao terceiro dia (Mateus 16. 21; Marcos 9.31; Lucas 9.22). Após permanecer três dias e três noites no seio da terra (Mateus 12.40).

Para que haja uma melhor compreensão do significado dos sofrimentos, morte e ressurreição de Jesus devemos fazer uma análise voltando nossa atenção para a semana da crucificação.

Cronologicamente falando, Jesus terminou seu discurso escatológico numa terça feira e a partir daí seguiu em direção a cruz como um cordeiro levado ao matadouro para que se cumprisse a escritura (Isaías 53.7).

Acompanhemos então os acontecimentos que se seguiram á esse dia.

Jesus é ungido em Betânia em casa de Marta onde estavam seus irmãos Maria e Lázaro (João 12.1-7). João diz que esse acontecimento deu-se seis dias antes da páscoa, portanto exatamente ao Domingo.

Segunda-Feira entra em Jerusalém e chora sobre ela (Lucas 19.37-41).

Terça-feira faz a purificação do templo (Marcos 11.11.12.15). E após censurar os escribas e fariseus (Mateus 23). Ele acrescenta: Sabeis que daqui a dois dias é a páscoa (Mateus 26.2).

Quarta-feira, nesse dia os evangelistas não registram nenhuma atividade humana de Jesus.

Quinta-feira come a páscoa com os seus discípulos à tarde e a noite segue para o jardim do Getsêmani (Mateus 26.20). De acordo com essa cronologia Jesus morreu na sexta feira e conseqüentemente ressuscitou no domingo, o testemunho deixado pelos pais da Igreja primitiva até o terceiro século é unânime em afirmar que a crucificação teve lugar na sexta feira.

Sexta-feira na passagem de (Marcos 15.42). Fica terminantemente esclarecido que Jesus morreu numa sexta-feira e chegada a tarde por quanto era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, isso o autor deste evangelho registrou a fim de certificar-se de que seus leitores não judeus entenderiam que ele apontava o dia da crucificação como o dia imediatamente anterior ao sábado. Pois leitores gentios talvez não entendessem a expressão preparação como significação para um dia particular da semana das fontes informativas Judaicas também encontramos provas sobre o fato de que o Senhor Jesus foi morto no dia da preparação ou em nossa linguagem hodierna sexta-feira o dia anterior ao sábado daquela semana da Páscoa.

Quanto á questão três dias e três noites no seio da terra.

Muitas pessoas questionam a veracidade da afirmação de Jesus na passagem em foco. “Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o filho do homem três dias e três noites no seio da terra”. (Mateus 12.40).

Então perguntam como pôde Jesus permanecer no mausoléu três dias e três noites se Ele foi crucificado na sexta-feira e levantado dos mortos no domingo pela manhã.

A expressão usa-se em outras conexões das escrituras como sendo idêntica a depois de três dias (Mateus 27.63) Conforme o costume dos Judeus e de outros povos da antiguidade parte de um dia no começo e no fim de um período era contado em casos especiais como um dia completo (Ester 4.16; 5.1). A expressão três dias e três noites na passagem bíblica supramencionada equivale a dizer três dias do mesmo modo as expressões depois de três dias, e ao terceiro dia (Marcos 8.31; 10.34; João 2.19). São frases que se usam uma pela outra para significar o período de tempo que Jesus passou no seio da terra desde a tarde da sexta-feira até à manhã do Domingo.

Conforme nosso costume ocidental muitas vezes usamos o mesmo método de contagem do tempo por exemplo muitos casais esperam que seus filhos nasçam antes de meia-noite de 31 de dezembro, se nascido às 23 horas e 59 minutos a criança será tratada para efeito de imposto de renda como tendo nascido a 365 dias e 365 noites daquela data, isto é verdade mesmo que 99,9% do ano já se tenham passado.

De acordo com o ponto de vista dos maiores eruditos no assunto em pauta no período da criação o primeiro dia começou com a escuridão e daí em diante sucessivamente cada período de 24 horas foi indicado como a tarde e a manhã (Gêneses 1.5). Ao considerarmos o período de tempo desde o sepultamento até a ressurreição de Cristo concluímos que todos esses argumentos devem estar presentes.

No cômputo abrangente do tempo as noites são retrospectivas, isto é, apontam para trás, porém os dias são prospectivos, apontam para frente, isso se dá devido ao sistema judaico de calcular o espaço de tempo entre às 18h do dia anterior e às 18h do dia posterior, conforme este sistema o dia judaico começa às 18h, ou seja, um período de tempo que irá terminar no dia seguinte às mesmas horas, assim a noite da sexta-feira é retroativa, vai das seis horas da manhã desse dia até às 18h do dia anterior, isto é, da quinta-feira quando teve início a noite de sexta-feira, do mesmo modo a noite do sábado também é retroativa, vai das 6h da manhã do sábado até às 18h da sexta-feira quando teve início a noite de sábado e assim sucessivamente dessa maneira não há dificuldades alguma em compreender que qualquer período de tempo no domingo depois das 6h é contado como um todo daquele dia segundo este cômputo.






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