Adilson Francisco
dos santos. Estudos Apologéticos.
POSSO EU PAGAR PELOS PECADOS DOS MEUS PAIS?
Como posso eu endentem, se eu não posso pagar pelos pecados
de meus Pais segundo as escrituras, será que há alguma contradição, porque há
textos também mostrando que os filhos pagam pelos pecados dos Pais, como está
escrito.
(Isaías 14.21). Preparai a matança para os filhos por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem e possuam a terra…
(Êxodo 20.5). Pois eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração.
(Êxodo 34.7). Ao culpado não tem por inocente; castiga a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração.
(Deuteronômio 5.9). Pois eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração.
Enquanto há outros textos mostrando também que os filho não paga pelos pecados dos Pais.
(2 Reis 14.6). Não matarão os pais por causa dos filhos, e os filhos não matarão por causa dos pais; mas cada um será morto pelo seu pecado.
(ll Crônicas 25.4). Porém não matou a seus filhos, mas fez como na lei está escrito, no livro de Moisés, como o Senhor ordenou, dizendo: não morrerão os pais pelos filhos, nem os filhos morrerão pelos pais; mas cada um morrerá pelo seu pecado.
(Ezequiel 18.20). O filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho.
(Deuteronômio 24.16). Os pais não serão mortos pela culpa dos filhos, nem o filho pela culpa dos pais.
Mais vem a pergunta: Se os filhos não pagam pelos pecados dos
pais, como explicar o texto de (Josué 7.24.25). Que mostra claramente que os
filhos de Açã sofrerão as conseqüências pelos seus maus atos.
Para que tenhamos uma maior compreensão do significado do pensamento do pecado de Açã e sua conseqüência, devemos, portanto examinar o que realmente aconteceu para ter uma definição concisa sobre esse fato.
O pecado é como o veneno da serpente que se generaliza no corpo através da corrente sanguínea. Assim é também o pecado, geralmente um abismo chama outro abismo (Salmos 42.7). No caso de Açã este princípio não fugiu a regra, seu pecado foi progressivo e avançou em direção ao fracasso. Por isso que o apóstolo Tiago nos adverte. “Depois, havendo a concupiscência concebida, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte “(Tiago 1.15).
Notamos que pelo pecado de Açã houve nada menos do que sete transgressões que ocasionaram a sua queda cinco delas confessadas pelos seus próprios lábios e duas reveladas pelo próprio Deus. Açã tinha pleno conhecimento da advertência divina por isso sua pena foi capital (Josué 7.25).
Açã com a sua cobiça confessou vir entre os despojos (V.21). Em Uma ilustração costumamos dizer que o peixe morre pela boca mais com efeito isso não é correto, o peixe morre atraído pelos olhos, geralmente é a isca que lhe convida para a destruição, assim aconteceu no caso de Açã, os seus olhos serviram de veículo para a morte.
No (V.21). Ele diz Cobicei, quando uma pessoa é conduzida pela influência da cobiça, todo o seu ser é afetado, com efeito quem cobiça é o coração (Romanos 1.24). A carne (Romanos 13.14; Efésios 2.3; I Pedro 2.11). O corpo (Romanos 6.12). Os olhos (Gêneses 3.6; Jó 31.1; I João 2.16). E a alma (Apocalipse 18.24) isso significa que todo homem é envolvido (Mateus 9.47).
Em seguida ele diz. Tomei (V.21). Açã tomou aquilo que não era seu, segundo a Bíblia toda aquela cidade era anátema, ou seja, “Maldita” aos olhos do Senhor (Josué 6.17). Porque a Bíblia diz que o que pertence a Deus é de Deus (Mateus. 22.21). E o que pertence aos homens é dos homens (Romanos 13.7). Por isso não devemos violar a lei de Deus, se principalmente aquilo que foi proibido for anátema.
Escondi (V.21). Açã escondeu os objetos que encontrou na destruição daquela cidade, assim ocorreu com a mulher de Ló, ela lembrou-se daquilo que foi sucumbido na destruição de Sodoma e Gomorra, daí então pereceu sendo transformada numa estátua de sal (Gêneses 19.26). Porque a Bíblia nos ensina que não ameis o mundo nem o que há no mundo (I João 2.15). Porque o que há no mundo é anátema e jaz no maligno (I João 5.19).
Transgrediu (V.11). O pecado quando é traduzido por transgressão significa que ele vai além do limite, isto é, declínio, ou para a direita ou para a esquerda da linha da Santidade. Isso ocorreu com Açã, ele conhecia muito bem o que o Senhor tinha dito a Josué (Josué 7.7).
Mentiu (V.11). O pecado da mentira traz conseqüências graves e o desequilíbrio espiritual, a criatura humana, o Senhor disse, o que usa de engano não ficará dentro da minha casa, o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos (Salmos 101.7). Açã teve a devida recompensa de sua mentira, foi exterminado sem misericórdia (Josué 7.25.26).
Quanto que os filhos de Açã foram exterminados juntos com ele, sim sabemos que a Bíblia mostra em vários textos que os filhos não morrem pelos pais nem os pais pelos filhos (Deuteronômio 24.16; II Reis 14.6; Ezequiel 18.20). Mais nesse caso devemos observar que Açã e seus filhos eram uma família unida, residiam na mesma tenda, andavam juntos, comiam juntos no mesmo prato, viviam numa união perfeita, eles sabiam que Açã tinha ido a guerra e como era de costume eles ficavam orando para Deus abençoar, daí então quando Açã voltou com os despojos eles viram e juntos com o seu pai encobriram o mal, daí então foram réus do mesmo juízo, porque a Bíblia diz, o que tem parte com o ladrão odeia a sua própria alma (Provérbios 29.24). E não são dignos de morte os que tais coisas praticam não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem (Romanos 1.32). As escrituras nos diz que um só pecado destrói muitos bens (Eclesiastes 9.18). E ainda mais, ai dos que ao mal chamam de bem e ao bem mal (Isaías 5.20).
A palavra de Deus nos ensina que somos responsáveis pelos nossos próprios atos (Lamentações 3.39). E sempre temos condição de dizer sim ou não para as escolhas que estão diante de nós (I Coríntios 6.12; 10.23).
É claro que o meu proceder e atitudes podem influenciar negativamente nos meus descendentes, mais todos nós temos o privilégio e a responsabilidade de fazermos nossas escolhas de maneira correta.
Quando o profeta Isaías diz. “Preparai a matança para os seus
filhos por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem, e nem
possuam a terra, e encham a face do mundo de cidades. (Isaías 14.21).
Ele estava falando sobre o Exército Babilônico, Assírio e Filisteu, povo esse que se levantaram contra Deus e seu povo e não que Deus toma a sentencia dos Pais e lança sobre os filhos, a sentencia veio sobre estes filhos porque eles tinham a mesma índole má de seus pais. Porque a bíblia diz que todos aqueles que não prática o mal, mais consente alguém fazer, está na mesma sentencia, como está escrito. “Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem” (Romanos 1.32).
Certa feita Moisés quis tomar a culpa do povo para si, porque esse povo pecou gravemente. “Assim tornou-se Moisés ao SENHOR, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. (ÊXODO 32.31.32). Mais a resposta de Deus foi clara e objetiva. “Então disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro” (ÊXODO 32.33). Por isso que a bíblia diz. “De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus” (Romanos 14.12). “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal (II Coríntios 5.10). “Porque cada qual levará a sua própria carga” (Gálatas 6.5). Por isso fica claro que só morre os pais no lugar dos filhos se forem seus cúmplices, assim são os filhos só morrem no lugar dos pais se forem seus cúmplices. “São dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem” (Romanos 1.32).
debateadilsonsaire.blogspot.com.br
E no caso dos gibeonitas? A Bíblia relata que durante o reinado de Davi houve 3 anos de fome e Deus disse que foi por causa do pecado de Saul contra os gibeobitas. Então Davi chamou os gibeonitas e estes lhe pediram a morte de 7 descendentes de Saul e assim Davi o fez... depois disso, Deus respondeu as orações em favor de Israel. Agora eu me pergunto: por que os filhos e netos de Saul tiveram que pagar por algo que ele fez? E Deus "apoiou" isso porque depois desse fato (dívida paga) a fome cessou. Foi justo?
ResponderExcluirE a própria Bíblia é contraditória quanto a questão abordada. Hora diz que os filhos pagarão pelos pecados dos pais, hora diz que não.
ResponderExcluirE a própria Bíblia é contraditória quanto a questão abordada. Hora diz que os filhos pagarão pelos pecados dos pais, hora diz que não.
ResponderExcluirE no caso dos gibeonitas? A Bíblia relata que durante o reinado de Davi houve 3 anos de fome e Deus disse que foi por causa do pecado de Saul contra os gibeobitas. Então Davi chamou os gibeonitas e estes lhe pediram a morte de 7 descendentes de Saul e assim Davi o fez... depois disso, Deus respondeu as orações em favor de Israel. Agora eu me pergunto: por que os filhos e netos de Saul tiveram que pagar por algo que ele fez? E Deus "apoiou" isso porque depois desse fato (dívida paga) a fome cessou. Foi justo?
ResponderExcluirA Bíblia não e para qualquer um não kkkkk só quem tem uma visão espiritual para entender até nisso Deus é magico e um segredo só descobre quem tem a chave entende ?
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ResponderExcluirE realmente a bíblia b muito contraditória, mas todos nós sabemos que existe um criador todo poderoso,então confie nele simples mente e pronto,creio eu que a bíblia não foi feita só para alguns e bíblia foi feita para todos,só que cada pessoa interpreta do seu jeito,eu só acho que os religiosos em geral,tem uma forma de ler a Bíblia que eu não concordo,por que eles lêem o que e mais conveniente pra eles,e isso não e certo,se estar escrito e por que,deus quer que chegue ao conhecimento de todos.
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