Adilson Francisco
dos santos. Estudos Apologéticos.
SERÁ QUE HÁ UMA CONTRADIÇÃO ENTRE OS
TEXTOS DE MATEUS E ATOS? EM MATEUS JESUS DEU UMA ORDENANÇA IDE E BATIZAI ? EM
NOME DO PAI. EM NOME DO FILHO E EM NOME DO ESPÍRITO SANTO? (MATEUS 28.19). JÁ
EM ATOS OS DISCÍPULOS BATIZAVAM SÓ EM NOME DE JESUS? (ATOS 2.38; 8.16; 10.48;
19.5)
Como sabemos um livro para ser digno de credibilidade precisa
ser totalmente coerente, isso se dá especialmente com a bíblia sagrada, mas certas seitas e religiões
negam explicitamente a autoridade da bíblia, eles dizem que ela é cheia de
contradições, e por isso não merecem confiança, mais os que afirmam ser ela
contradizente não se aventuram a provar se é realmente contradição. O que nos
deixa triste é que uma boa parte das pessoas que se dizem cristão , se tornaram
como Papagaios que se acostumaram a ouvir e a reproduzir tudo o que lhes chegam
aos ouvidos, como que fosse pura verdade, sem analisar e confrontar o que estão
ouvidos com os textos sagrados, a maioria se tornaram como bom filhotes de
passarinho que só ficam de bico aberto esperando que um outro passarinho coloque
comida em seu bico sem discernir se é realmente seus pais que estão lhes
alimentando, e se a comida está estragada ou saudável, assim é a fé de muitos que
enfraquece, e a Igreja de Jesus Cristo fica exposta aos ensinamentos dos
contradizentes e aos movimentos espúrios de teologia deturpada e falsas de
homens sem Deus e sem a inspiração do Espírito Santo.
As sagradas escrituras desde que foi espirada pelo o Espírito
Santo (II Timóteo 3.16; II Pedro 1.21). Nunca precisou de nenhuma alteração em
seus textos, esta é uma das evidências de que ela é o eterno e infalível livro
de Deus, as aparentes contradições da bíblia apresentada pelos seus contradizentes
se devem a diversos aspectos que devem ser considerados no seu estudo, a bíblia
não é um livro comum que qualquer um ler e logo entende, seja ele teólogo ou
não, a linguagem da bíblia é profunda, porque é a linguagem do próprio Deus, por isso os leigos fica a deriva sem seu
entendimento, porque são homens naturais, como está escrito. “Ora, o homem
natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem
loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente .” (I
Coríntios 2.14). A linguagem da bíblia não é comum porque não é um homem que
fala, mais sim o próprio Deus, como falou o apóstolo Paulo. “Porque não o
recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.”
(Gálatas 1.12). Por isso é preciso ter a mente de Cristo, como está escrito
(I Coríntios 2.16). Para que a possa entender os supostos textos que
supostamente são contradizentes.
E isso está acontecendo com os textos de (Mateus 28.19). E
Atos dos Apóstolos (Atos 2.38; 8.16; 10.48; 19.5).
Se você fizer uma leitura com a mente de Cristo não terá
nenhuma razão para achar que a bíblia está cheia de contradições, porém vamos
ás supostas contradições bíblicas consideradas pelas seitas e ateus.
Os adeptos da seita unicista só batizam em nome de Jesus,
isso é um desvio da palavra de Deus. A fórmula determinada pelo próprio Jesus
foi “IDE E BATIZAI. EM NOME DO PAI. EM NOME DO FILHO E EM NOME DO ESPÍRITO
SANTO” (Mt 28.19). Esse é mandamento. “IDE E BATIZAI”
Os unicistas usam uma interpretação fora da Hermenêutica,
eles apelam para quatro passagens do livro de Atos dos Apóstolos que fazem
menção do batismo em nome de Jesus (Atos 2.38; 8.16; 10.48; 19.5). Mais devemos
observar que há uma incoerência dessa doutrina unicista é que essas passagens
Bíblicas não tratam da fórmula batismal estabelecida por Jesus em (Mateus
20.19).
A prova disso é que em atos 2.38 diz: “Em nome de Jesus
Cristo”; 8.16: “Em nome do Senhor Jesus”; 10.48: “Em nome de Jesus Cristo”;
19.5; “Em nome do Senhor Jesus”. Se elas revelassem a fórmula batismal, seriam
iguais, “Em nome de Jesus Cristo”; pois a fórmula seria padronizada. Como
Mateus mostra. Em nome do Pai. Em nome do Filho e Em nome do Espírito Santo”
(Mateus 28.19). Portanto o que Lucas quis dizer em Atos, era que aquelas pessoas eram batizadas na autoridade
do nome de Jesus.os
inimigos da doutrina da Trindade sempre aproveitam esses textos como prova verídica que
os apóstolos não acreditavam na doutrina da Trindade, mas "só em
Jesus". Estas seitas querem a fim da força nega a existência da pessoa do
Pai e do Espírito Santo, e só aceitam a Pessoa de Jesus. A origem desta
doutrina é o espírito do anticristo (I João 2.22-24). E a explicação deste fato
é simples! Quando os apóstolos batizavam em nome de Jesus, é porque eles
foram enviados com a autoridade para representarem a Pessoa de Jesus (II Coríntios
5.20), com autorização de usar o seu nome. Compare: Êxodo 8.1; Gênesis 41.42,
isto é, com autoridade. Tudo que fizeram, fizeram-no em nome de Jesus. Vejamos:
Eles pregavam em nome de Jesus (Lucas 24.47). Curavam em nome de Jesus (Atos
3.6; Marcos 16.17). Executavam a disciplina da Igreja em nome de Jesus (I Coríntios
5.9; II Tessalonicenses 3.6). Assim também Eles batizavam em nome de Jesus. E
não que que os apóstolos não acreditavam na doutrina da Trindade.
Mesmo que os unicistas exista, essas quatro passagens
realmente não se pode chegar à conclusão de que se deve batizar somente em nome
de Jesus. Mesmo porque Jesus na sua acessão estabeleceu a formula batismal, Mateus
28.19, a formula que os unicistas interpretam e pregam trás muita confusão.
Afinal de contas qual é a forma correta de se batizar? “Em nome de Jesus
Cristo”? (Atos 2.38; 10.48), ou “em nome do Senhor Jesus”? (Atos 8.16; 19.5).
A expressão “Em nome de Jesus”, especificamente, não existe
em nenhuma passagem. E será que não é importante citar “Cristo” ou o “Senhor”? Lucas
3.16, mostra que alguns foram batizados
de um jeito e Outros de forma diferente. A Bíblia diz que negar o Pai e o Filho
trás condenação (I João 2.22.23).
Sem dúvida, as quatro passagens referidas acima não tratam da
“fórmula batismal” estabelecida por Jesus (Mateus 28.19). E usada pelos apóstolos
ao realizar o batismo, mas sim da autoridade com que realizavam o batismo.
Naturalmente, essa autoridade é do Senhor Jesus Cristo.
Jesus foi crucificado como impostor, perturbador da paz e
inimigo do povo. A divindade de Jesus não foi aceita pelo povo judeu, por isso
os discípulos deixaram claro que o batismo por eles realizado era por ordem de
Jesus, e sobre Sua autoridade. Portanto, era fundamental para o estabelecimento
do cristianismo no mundo que as pessoas aceitassem Cristo como Filho de Deus.
Leia com bastante atenção Mateus 7.21-23. O nome de Jesus é
muito importante, no entanto, mais importante que o nome é o próprio Jesus. Que
disse: “Batizai em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus
28.19). Se Jesus deu essa formula, quem é os unicistas para dizerem ou ensinarem
diferentes.
A oração, nós a fazemos “Em nome de Jesus”, pois essa foi a
formula e a ordem estabelecida por ele: “Se pedirdes alguma coisa em Meu nome,
Eu a farei” (João 14.14). E não somente a oração que deve se feita Em nome de
Jesus, mais expulsar demônios, curar os enfermos, limpar os leprosos, e
ressuscitar os mortos, (Mateus 10.8; Marcos 16.17). Fazer sinais e maravilhas
(Atos 4.30). Morrer por ele (Atos 21.13). Por seu nome devemos buscar a fé, nos
fortalecer, e buscar nossa saúde (Atos 3.16). Mais quanto a formula do batismo
foi diferente. Ele deu um mandamento, Ide e Batizai. “Em nome do Pai, do Filho
e do Espírito Santo”, (Mateus 28.19). E não somente “Em nome de Jesus”, se em
estivesse escrito assim: “Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações,
batizando-os, “só em Meu nome.” Mais como não está escrito dessa forma, então
preferimos ficar com o que ordena a Palavra de Deus. “Batizai em nome do Pai, e
do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19).
CONCLUSÃO-Acreditamos na ordenação do batismo nas águas, pela imersão,
depois do arrependimento. Através da imposição das mãos, com oração, o novo
convertido recebe o Espírito Santo e torna-se parte do Corpo espiritual de
Jesus Cristo (Mateus 3.13, 16; Marcos 16.15.16; Lucas 3.23; João 3.23; Atos
2.38; 3.19; 8.14-17; 19.5-6; I Coríntios 12.13).
Para o Cristão, a
ordenança do batismo é muito importante. Como vimos, Porque lembra à morte, o velório,
e a ressurreição de Jesus Cristo, no batismo o novo cristão é associado à
“morte” e “ressurreição” e ao sai da sepultura, ou seja, das “águas” ele deve
andar em novidade de vida, como Paulo nos ensinou (Romanos 6.3-6; Colossenses
2.12-13). O simbolismo do batismo é inerente a promessa da ressurreição futura
do cristão para o Reino de Deus. O novo filho de Deus perdoado na sua convenção
levanta-se da água do batismo para viver uma nova vida em Cristo. (II Coríntios
5.17).
Aprendemos que o batismo é um reconhecimento externo das
intenções internas do crente, de entregar e submeter a sua vida a Deus e ao Seu
caminho (Efésios 4.20-24).
Portanto ficou claro que o batismo é uma ordenança nas
sagradas Escrituras, que deve ser precedido pela fé e arrependimento (Atos
2.37-38; Marcos 16.16). Também aprendemos que o batismo é um símbolo que
demonstra o desejo de “enterrar a vida velha” e o reconhecimento que
pertencemos à família de Cristo. Aprendemos que o batismo é de suprema
importância. É um compromisso total com Jesus Cristo, com Deus Pai e o Espírito Santo (Lucas
14.25-33, Colossenses 2.12). No batismo desposamos a vida velha e pecaminosa
(Romanos 6.11). Aprendemos também, que só se devem batizar pessoas que são
suficientemente maduras para entender a responsabilidade e compromisso de vida
que o batismo o outorga. Aprendemos que a Bíblia não dá nenhuma indicação de
que o batismo é apropriado para crianças. Porque autoridade que Jesus deu a
Seus discípulos para batizar inclui só os novos convertidos crentes, com idade
suficiente, para serem batizados (Mateus 28.18-20; Marcos 16.15.16; Lucas
3.23; João 3.23; Atos 2.38; 3.19; 8.14-17; 19.5-6 ). Aprendemos que o batismo é
seguido pela oração de um pastor (ou mais que um). Que são verdadeiramente
designados por Deus. (Jeremias 3.15; 23.; Efésios 4.11). Para efetuar tal ato.
Porque isso é uma viva demonstração que Deus age através deles. E que eles
estão à frente da Igreja cooperando com o ministério fiel que Cristo
estabeleceu. Aprendemos que o batismo nas águas faz parte do processo pelo qual
recebemos o dom do Espírito Santo de Deus (Atos 2.38; 3.19; 8.14-18; II Timóteo
1.6, Hebreus 6.1-2). Aprendemos que através do batismo o novo convertido é
colocado no Corpo espiritual de Cristo (I Coríntios 12.12-13), trazendo alegria
aos céus (Lucas 15.7). Aprendemos que o batismo é uma demonstração que aquele que
se arrependeu está disposto a atender o chamado divino, de Deus (João 6.54-58).
Portanto ficou claro que o novo convertido deve ser batizado
para receber o dom do Espírito Santo, (Atos 2.38). Que os capacita para viver uma
vida transformada sobre sua proteção. Portanto Ide e Batizai Em nome do Pai. Em
nome do Filho e Em nome do Espírito Santo (Mateus 18.19).
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