quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

SERÁ QUE HÁ UMA CONTRADIÇÃO ENTRE OS TEXTOS DE MATEUS E ATOS? EM MATEUS JESUS DEU UMA ORDENANÇA IDE E BATIZAI ? EM NOME DO PAI. EM NOME DO FILHO E EM NOME DO ESPÍRITO SANTO? (MATEUS 28.19). JÁ EM ATOS OS DISCÍPULOS BATIZAVAM SÓ EM NOME DE JESUS? (ATOS 2.38; 8.16; 10.48; 19.5)


Adilson Francisco dos santos. Estudos Apologéticos.

SERÁ QUE HÁ UMA CONTRADIÇÃO ENTRE OS TEXTOS DE MATEUS E ATOS? EM MATEUS JESUS DEU UMA ORDENANÇA IDE E BATIZAI ? EM NOME DO PAI. EM NOME DO FILHO E EM NOME DO ESPÍRITO SANTO? (MATEUS 28.19). JÁ EM ATOS OS DISCÍPULOS BATIZAVAM SÓ EM NOME DE JESUS? (ATOS 2.38; 8.16; 10.48; 19.5)


Como sabemos um livro para ser digno de credibilidade precisa ser totalmente coerente, isso se dá especialmente com a bíblia sagrada, mas certas seitas e religiões negam explicitamente a autoridade da bíblia, eles dizem que ela é cheia de contradições, e por isso não merecem confiança, mais os que afirmam ser ela contradizente não se aventuram a provar se é realmente contradição. O que nos deixa triste é que uma boa parte das pessoas que se dizem cristão , se tornaram como Papagaios que se acostumaram a ouvir e a reproduzir tudo o que lhes chegam aos ouvidos, como que fosse pura verdade, sem analisar e confrontar o que estão ouvidos com os textos sagrados, a maioria se tornaram como bom filhotes de passarinho que só ficam de bico aberto esperando que um outro passarinho coloque comida em seu bico sem discernir se é realmente seus pais que estão lhes alimentando, e se a comida está estragada ou saudável, assim é a fé de muitos que enfraquece, e a Igreja de Jesus Cristo fica exposta aos ensinamentos dos contradizentes e aos movimentos espúrios de teologia deturpada e falsas de homens sem Deus e sem a inspiração do Espírito Santo.

As sagradas escrituras desde que foi espirada pelo o Espírito Santo (II Timóteo 3.16; II Pedro 1.21). Nunca precisou de nenhuma alteração em seus textos, esta é uma das evidências de que ela é o eterno e infalível livro de Deus, as aparentes contradições da bíblia apresentada pelos seus contradizentes se devem a diversos aspectos que devem ser considerados no seu estudo, a bíblia não é um livro comum que qualquer um ler e logo entende, seja ele teólogo ou não, a linguagem da bíblia é profunda, porque é a linguagem do próprio  Deus, por isso os leigos fica a deriva sem seu entendimento, porque são homens naturais, como está escrito. “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente .” (I Coríntios 2.14). A linguagem da bíblia não é comum porque não é um homem que fala, mais sim o próprio Deus, como falou o apóstolo Paulo. “Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.” (Gálatas 1.12). Por isso é preciso ter a mente de Cristo, como está escrito (I Coríntios 2.16). Para que a possa entender os supostos textos que supostamente são contradizentes.

E isso está acontecendo com os textos de (Mateus 28.19). E Atos dos Apóstolos (Atos 2.38; 8.16; 10.48; 19.5).

Se você fizer uma leitura com a mente de Cristo não terá nenhuma razão para achar que a bíblia está cheia de contradições, porém vamos ás supostas contradições bíblicas consideradas pelas seitas e ateus.

Os adeptos da seita unicista só batizam em nome de Jesus, isso é um desvio da palavra de Deus. A fórmula determinada pelo próprio Jesus foi “IDE E BATIZAI. EM NOME DO PAI. EM NOME DO FILHO E EM NOME DO ESPÍRITO SANTO” (Mt 28.19). Esse é mandamento. “IDE E BATIZAI”

Os unicistas usam uma interpretação fora da Hermenêutica, eles apelam para quatro passagens do livro de Atos dos Apóstolos que fazem menção do batismo em nome de Jesus (Atos 2.38; 8.16; 10.48; 19.5). Mais devemos observar que há uma incoerência dessa doutrina unicista é que essas passagens Bíblicas não tratam da fórmula batismal estabelecida por Jesus em (Mateus 20.19).

A prova disso é que em atos 2.38 diz: “Em nome de Jesus Cristo”; 8.16: “Em nome do Senhor Jesus”; 10.48: “Em nome de Jesus Cristo”; 19.5; “Em nome do Senhor Jesus”. Se elas revelassem a fórmula batismal, seriam iguais, “Em nome de Jesus Cristo”; pois a fórmula seria padronizada. Como Mateus mostra. Em nome do Pai. Em nome do Filho e Em nome do Espírito Santo” (Mateus 28.19). Portanto o que Lucas quis dizer em Atos, era que  aquelas pessoas eram batizadas na autoridade do nome de Jesus.os inimigos da doutrina da Trindade sempre aproveitam esses textos como prova verídica que os apóstolos não acreditavam na doutrina da Trindade, mas "só em Jesus". Estas seitas querem a fim da força nega a existência da pessoa do Pai e do Espírito Santo, e só aceitam a Pessoa de Jesus. A origem desta doutrina é o espírito do anticristo (I João 2.22-24). E a explicação deste fato é simples!  Quando os apóstolos batizavam em nome de Jesus, é porque eles foram enviados com a autoridade para representarem a Pessoa de Jesus (II Coríntios 5.20), com autorização de usar o seu nome. Compare: Êxodo 8.1; Gênesis 41.42, isto é, com autoridade. Tudo que fizeram, fizeram-no em nome de Jesus. Vejamos: Eles pregavam em nome de Jesus (Lucas 24.47). Curavam em nome de Jesus (Atos 3.6; Marcos 16.17). Executavam a disciplina da Igreja em nome de Jesus (I Coríntios 5.9; II Tessalonicenses 3.6). Assim também Eles batizavam em nome de Jesus. E não que que os apóstolos não acreditavam na doutrina da Trindade.

Mesmo que os unicistas exista, essas quatro passagens realmente não se pode chegar à conclusão de que se deve batizar somente em nome de Jesus. Mesmo porque Jesus na sua acessão estabeleceu a formula batismal, Mateus 28.19, a formula que os unicistas interpretam e pregam trás muita confusão. Afinal de contas qual é a forma correta de se batizar? “Em nome de Jesus Cristo”? (Atos 2.38; 10.48), ou “em nome do Senhor Jesus”? (Atos 8.16; 19.5).

A expressão “Em nome de Jesus”, especificamente, não existe em nenhuma passagem. E será que não é importante citar “Cristo” ou o “Senhor”? Lucas 3.16, mostra que  alguns foram batizados de um jeito e Outros de forma diferente. A Bíblia diz que negar o Pai e o Filho trás condenação (I João 2.22.23).

Sem dúvida, as quatro passagens referidas acima não tratam da “fórmula batismal” estabelecida por Jesus (Mateus 28.19). E usada pelos apóstolos ao realizar o batismo, mas sim da autoridade com que realizavam o batismo. Naturalmente, essa autoridade é do Senhor Jesus Cristo.

Jesus foi crucificado como impostor, perturbador da paz e inimigo do povo. A divindade de Jesus não foi aceita pelo povo judeu, por isso os discípulos deixaram claro que o batismo por eles realizado era por ordem de Jesus, e sobre Sua autoridade. Portanto, era fundamental para o estabelecimento do cristianismo no mundo que as pessoas aceitassem Cristo como Filho de Deus.

Leia com bastante atenção Mateus 7.21-23. O nome de Jesus é muito importante, no entanto, mais importante que o nome é o próprio Jesus. Que disse: “Batizai em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19). Se Jesus deu essa formula, quem é os unicistas para dizerem ou ensinarem diferentes.

A oração, nós a fazemos “Em nome de Jesus”, pois essa foi a formula e a ordem estabelecida por ele: “Se pedirdes alguma coisa em Meu nome, Eu a farei” (João 14.14). E não somente a oração que deve se feita Em nome de Jesus, mais expulsar demônios, curar os enfermos, limpar os leprosos, e ressuscitar os mortos, (Mateus 10.8; Marcos 16.17). Fazer sinais e maravilhas (Atos 4.30). Morrer por ele (Atos 21.13). Por seu nome devemos buscar a fé, nos fortalecer, e buscar nossa saúde (Atos 3.16). Mais quanto a formula do batismo foi diferente. Ele deu um mandamento, Ide e Batizai. “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, (Mateus 28.19). E não somente “Em nome de Jesus”, se em estivesse escrito assim: “Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os, “só em Meu nome.” Mais como não está escrito dessa forma, então preferimos ficar com o que ordena a Palavra de Deus. “Batizai em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19).

CONCLUSÃO-Acreditamos na ordenação do batismo nas águas, pela imersão, depois do arrependimento. Através da imposição das mãos, com oração, o novo convertido recebe o Espírito Santo e torna-se parte do Corpo espiritual de Jesus Cristo (Mateus 3.13, 16; Marcos 16.15.16; Lucas 3.23; João 3.23; Atos 2.38; 3.19; 8.14-17; 19.5-6; I Coríntios 12.13).

 Para o Cristão, a ordenança do batismo é muito importante. Como vimos, Porque lembra à morte, o velório, e a ressurreição de Jesus Cristo, no batismo o novo cristão é associado à “morte” e “ressurreição” e ao sai da sepultura, ou seja, das “águas” ele deve andar em novidade de vida, como Paulo nos ensinou (Romanos 6.3-6; Colossenses 2.12-13). O simbolismo do batismo é inerente a promessa da ressurreição futura do cristão para o Reino de Deus. O novo filho de Deus perdoado na sua convenção levanta-se da água do batismo para viver uma nova vida em Cristo. (II Coríntios 5.17).

Aprendemos que o batismo é um reconhecimento externo das intenções internas do crente, de entregar e submeter a sua vida a Deus e ao Seu caminho (Efésios 4.20-24).

Portanto ficou claro que o batismo é uma ordenança nas sagradas Escrituras, que deve ser precedido pela fé e arrependimento (Atos 2.37-38; Marcos 16.16). Também aprendemos que o batismo é um símbolo que demonstra o desejo de “enterrar a vida velha” e o reconhecimento que pertencemos à família de Cristo. Aprendemos que o batismo é de suprema importância. É um compromisso total com Jesus Cristo,  com Deus Pai e o Espírito Santo (Lucas 14.25-33, Colossenses 2.12). No batismo desposamos a vida velha e pecaminosa (Romanos 6.11). Aprendemos também, que só se devem batizar pessoas que são suficientemente maduras para entender a responsabilidade e compromisso de vida que o batismo o outorga. Aprendemos que a Bíblia não dá nenhuma indicação de que o batismo é apropriado para crianças. Porque autoridade que Jesus deu a Seus discípulos para batizar inclui só os novos convertidos crentes, com idade suficiente, para serem batizados (Mateus 28.18-20; Marcos 16.15.16; Lucas 3.23; João 3.23; Atos 2.38; 3.19; 8.14-17; 19.5-6 ). Aprendemos que o batismo é seguido pela oração de um pastor (ou mais que um). Que são verdadeiramente designados por Deus. (Jeremias 3.15; 23.; Efésios 4.11). Para efetuar tal ato. Porque isso é uma viva demonstração que Deus age através deles. E que eles estão à frente da Igreja cooperando com o ministério fiel que Cristo estabeleceu. Aprendemos que o batismo nas águas faz parte do processo pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo de Deus (Atos 2.38; 3.19; 8.14-18; II Timóteo 1.6, Hebreus 6.1-2). Aprendemos que através do batismo o novo convertido é colocado no Corpo espiritual de Cristo (I Coríntios 12.12-13), trazendo alegria aos céus (Lucas 15.7). Aprendemos que o batismo é uma demonstração que aquele que se arrependeu está disposto a atender o chamado divino, de Deus (João 6.54-58).

Portanto ficou claro que o novo convertido deve ser batizado para receber o dom do Espírito Santo, (Atos 2.38). Que os capacita para viver uma vida transformada sobre sua proteção. Portanto Ide e Batizai Em nome do Pai. Em nome do Filho e Em nome do Espírito Santo (Mateus 18.19).




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