domingo, 3 de fevereiro de 2019

COMO ENTENDER ISAÍAS 20.2.3.4? SERÁ QUE ELE REALMENTE PROFETIZOU DESPIDO E DESCALÇO?


Adilson Francisco dos Santos. Estudos apologéticos.

COMO ENTENDER ISAÍAS 20.2.3.4? SERÁ QUE ELE REALMENTE PROFETIZOU DESPIDO E DESCALÇO?

Nesse mesmo tempo falou o Senhor por intermédio de Isaías, filho de Amoz, dizendo: Vai, solta de teus lombos o pano grosseiro de profeta e tira dos pés o calçado. Assim ele o fez, indo despido e descalço. Então, disse o Senhor: Assim como Isaías, meu servo, andou trés anos despido e descalço, por sinal e prodígio contra o Egito e contra a Etiópia. Assim o rei da Assíria levará os presos do Egito e os exilados da Etiópia, tanto moços como velhos, despidos e descalços e com as nádegas descobertas, para vergonha do Egito. (Isaías 20.2.3).

Durante toda minha vida que venho estudando teologia  observei muitos textos bíblicos difícil de interpretar, ao longo dos anos fui me aprofundando com todo apetite para desvendar o que realmente eles quer dizer, nesses textos aparentemente aparece uma confusão, foi isso que comecei a observar, que eles estão deixando para muitos uma aparente divergência, sabemos que a nossa única regrar de fé é a Bíblia sagrada, mais assim como o apóstolo Paulo nós também precisamos de bom livros para nos auxiliar, como está escrito, (II Timóteo 4.13). Porque eles nos ajuda a esclarecer nossas dúvidas.
Então o que quer dizer o texto de Isaías 20.2.3.4 que ele andou trés anos profetizando despido e descalço.

É algo estranho um profeta servo de Deus andar despido e descalço profetizando pelas ruas de uma cidade. É uma imaginação difícil de entender um profeta durante três anos despido em público. Mais o que isso quer dizer, ele estava literalmente despido? É obvio que não, A bíblia é cheia de simbolismo, Segundo a bíblia as vestes dos hebreus dão uma grande variedades de simbolismo, as vestes rasgadas era um gesto expressivo de várias emoções como desgosto (Gênesis 37.29-37; II Samuel 1.2; Jó 1.20). Sacudir as vestes ou o pó da vestes era um simbolo de rejeição (Mateus 10.12.13.14; Atos 18.6). As vestes estendida diante de uma pessoa, simbolizava lealdade e recepção (II Reis 9.13; Mateus 21.8). Envolver o rosto com as vestes era um simbolo de temor (I Reis 19.13). Era também  um Simbolo de dor (II Samuel 15.20; Ester  6.12;Jeremias 14.3.4). Segurar as veste era simbolo de súplica (I Samuel 15.27; Isaías 3.6; 4.1; Zacarias 8.23). Etc.

Durante o período de três anos, Isaías estava despido de suas roupas sacerdotais, durante esse tempo ele não usou a túnica externa de pano de saco, que também foi a veste usada por Elias, (II Reis 1.8). O profeta andar  descalço, isso era uma lição simbólica e objetiva de como o rei da Assíria iria tratar os egípcios e os povos cuxitas. A nudez do profeta simbolizava como eles seriam despidos e humilhadamente exibidos como um povo insensato perante todo o mundo. O próprio Deus confirmou o sinal, que também foi descrito como, maravilha, contra o Egito e a Etiópia. Portanto cada vez que alguém contempla-se o profeta caminhar despido e descalço, ou seja, meio nu, suas profecias deveria ser relembradas entre o povo: Portanto nesse momento era inútil firmar uma aliança contra a Assíria, algo que o povo deveria evitá. O tempo determinado por Deus para a colheita acerca dessa profecia, chegaria e deveria ser esperado, porque já foi transmitida aos enviados Etíopes, conforme descrito no capítulo 18. Isso não significava que o Egito e a Etiópia não seriam severamente castigados pelos assírios, mas somente que o fim da ameaça assíria estava destinado aos babilônios, e não às nações vassalas que já pagavam altos tributos à Assíria. “A nudez do profeta se confinava ao desuso da túnica externa, aparte de fora da roupa, em que a pessoa aparecia com aparte da túnica curta, usada perto da pele (I Samuel 19.24; II Samuel 6.14-20; João 21.7). Assim como essa profecia de Isaías é algo estranho para muito, assim foram outras semelhantes a essa, cheias de simbolismos proféticos como foram os chifres usados por Jeremias (Jeremias 27.2). O ficar deitado de lado por parte de Ezequias (Ezequiel 4.4). E o cinto com o qual Ágabo se amarrou profetizando o que iria acontecer com o apóstolo Paulo em Jerusalém (Atos 21.11). Assim o rei da Assíria levará os Egipsos presos, e os exilados da Etiópia. Essa prisão e exílio era parte da aplicação do simbolismo onde o profeta aparece despido. Assim  povo o qual Isaías profetizou, estaria desnudo e o Egito, estaria tonando prisioneiros de guerra e envergonhando. Além disso, os etíopes, tantos jovens como velhos, oficias ou civis, seriam levados despidos e descalços, com as nádegas descobertas. Não a nada desonroso e humilhante,  do que ver uma pessoa com as nádegas de fora. Assim o profeta diz que ambos os povos seriam levado para o cativeiro envergonhados e sujeitados às zombarias públicas. Essas descrições são, ao mesmo tempo, classificadas pela teologia como literais e figuradas. Os cativos seriam envergonhados pela nudez imposta e, despidos de todo o poder, também estariam figuradamente nus. Essa predição não foi cumprida imediatamente por Sargão ou Senaqueribe. Mas foi obra de Esar-Hadom, que subjugou o Egito levando cativos. Além disso, o Egito foi massacrado e saqueado, e a hierarquia dos sátrapas substituíram a hierarquia Faraônicas. Embora essa profecia de Isaías teve seu cumprimento tardio, mias se cumpriu à risca. Os monumentos egípcios da época o qual existem alguns hoje, mostram esse tipo de tratamento de prisioneiros, no qual eles eram “desnudados”. (Isaías 47.2.3; Naum 3.5.8.9).

João no Apocalipse nos fala sobre essa nudez. “Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda os seus vestidos, para que não anda nu, e não se vejam as suas vergonhas”. (Apocalipse 16.15). Para não andar nu. Consideremos dois importante pontos nesse texto: Primeiro andar nu, Isso aponta para a indecência, falta de pureza. Segundo. além disso, também indica o espírito despido sem a iluminação do Espírito Santo, ou seja. sem aquela imortalidade que Cristo dá. (II Coríntios 5.8). “...sua vergonha...” Assim como é vergonhoso para uma nação doutrinada e civilizadas encontrar uma pessoa totalmente despida pelas suas ruas, assim também, o profeta Isaías falou para aquela nação sobre a vergonha que eles ia passar por não segui as ordem de Deus. Assim João fala sobre a nudez espiritual, daqueles que não vão participar da pureza e da imortalidade da alma com Cristo, porque será uma alma tortamente nua, ou seja, sujeita à vergonha e desprezo eterno (Daniel 12.2). Isso é, ser visto como uma alma nua, ou seja, uma alma rebelde contra Deus, e sua lei, coberto de pecados e perversões.

 Assim como o profeta Isaías advertiu aquela nação sobre a nudez. João advertiu a igreja de Laodicéia contra a pobreza da nudez espiritual, e lhes aconselhou comprar “vestes brancas” para que não aparecesse sua nudez espiritual naquele grande dia do Senhor (Apocalipse 3.18). Isso é uma exortação ao zelo espiritual.

Isaías profetizou despido e descalço que Assíria viria sobre aquele povo. Assim João nos diz que Jesus virá como um Ladrão. A enumeras passagens no Novo Testamento que comparam a vinda de Jesus como de um ladrão, mais o escritor aqui não quer dizer que ele virá com astúcia de um ladrão para te roubar, mas sim, virá de surpresa, quando menos esperá, para os que andam despidos nas trevas (I Tessalonicenses 5.4).Ele virá de uma maneira repentina e inesperada (Mateus 24.43; Lucas 12.39; I Tessalonicenses 5.4, 15; II Pedro 3.10; Apocalipse 3.3; 16.15).

Entendemos que Isaías deveria aparecer em público, sem suas vestes  externas durante trés anos, como uma parábola viva ou sinal daquilo que ia acontecer ao Egito e a cuxe, quando a Asiria os levasse em cativeiro. A mensagem que o profeta tinha era o proposito de advertir Judá para não confiar em aliança com  o Egito, e exortá-lo a depender somente da soberania de Deus. É possível que o profeta Isaías andasse desse modo humilhante, despido e descalço, apenas em uma parte de cada dia. Isaías obedeceu a ordem de Deus usando o simbolismo do despir e do descalço, e não do nudez e do descalço literal, isso em certo momento lhes custando constrangimento, humilhação e vergonha por trés anos. Mais Isaías seguiu as ordem de Deus, como falou o profeta Samuel. “O obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros”. (I Samuel 15.22). E tal missão envolveu ele profetizar com veste de pano grosseiro e ir de pés descalços,  usando um pano grosseiro ou cilício. O pano grosseiro ou cilício como era conhecido na época, era uma veste rustica que era usada em ocasião de luto, (Isaías 15.3; 22.12; 37.1.2; 58.5). Também dependendo da ocasião era destinada aos profetas como no caso do profeta  Isaías  (II Reis 1.8; Zacarias 13.4).

Portanto finalizo com as palavra de João, que falando profeticamente nos diz, que devemos vigia e guarda nossas vestes, ou seja, “santificação”, e não andar nu, ou seja, manter-se afastado da imoralidades.  “...vigia...”, é aguardar a “parousia de Cristo”, ou seja, a vinda de Cristo mantendo-se limpo (Lucas 21.36; I Coríntios 16.13; Colossenses 4.2; Hebreus 13.17; I Pedro 4.7; Apocalipse 3.3). Longe de toda corrupção do mundo. (Tiago 1.27).









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