sábado, 23 de fevereiro de 2019

SERÁ QUE DEVEMOS ADORAR ANJOS? SÓ PORQUE JOSUÉ SE CURVOU DIANTE DO ANJO DO SENHOR?


Adilson Francisco dos santos. Estudos Apologéticos.

SERÁ QUE DEVEMOS ADORAR ANJOS? SÓ PORQUE JOSUÉ SE CURVOU DIANTE DO ANJO DO SENHOR?
        

 "Respondeu ele: Não; sou príncipe do exército do Senhor e acabo de chegar. Então, Josué se prostrou com o rosto em terra, e o adorou, e disse-lhe: que diz meu Senhor ao seu servo?" (Josué 5.14)  

Os católicos apara apoiar sua prática idolatra de adorar anjos ou outros santos segundo sua tradição, citam o anjo do Senhor o qual aceitou ser adorado por Josué. “Josué se prostrou com o rosto em terra, e o adorou”, (Josué 5.14).  

É impossível estudar a bíblia sem fazer uma menção especial ao “Anjo do Senhor” É mister citar esse Anjo tão especial Anjo do Senhor. É um anjo incomparável que aparece no AT e no NT. Mais quem é esse Anjo? Que às vezes é chamado “O Anjo de Deus”. O anjo do Senhor, é um anjo incomparável. Seu primeiro aparecimento foi a Agar, quanto Abraão despediu-a ao deserto e lhes fez grandes promessas (Gênesis 16.7-13). Outros aparecimentos do anjo do Senhor incluíram pessoas como Abraão (Gênesis 22.11.15). Jacó (Gênesis 31.11-13). Moisés (Êxodo 3.2). E a todos os israelitas durante o Êxodo “saídas” (Êxodo 14.19). E mais tarde em Boquim aos filhos de Israel (Juízes 2.1.4). A Manoá, o pai de Sansão (Juízes 13). A Balaão (Números 22.22-36). Josué (Josué 5.13-15). Onde apareceu como o  príncipe do exército do Senhor). Gideão (Juízes 6.11). Davi (I Crônicas 21.1). Elias (II Reis 1.3-4). Daniel (Daniel 6.22). E José (Mateus 1.20; 2.13). O Anjo do Senhor realizou várias tarefas trazendo mensagens do Senhor ao seu povo (Gênesis 22.15-18; 31.11-13; Mateus 1.20). Noutras ocasiões. Deus enviava o seu anjo para suprir as necessidades do seu povo (I Reis 19.5-7). Para protegê-los do perigo (Êxodo 14.19; 23.20; Daniel 6.22). E ocasionalmente, destruir os seus inimigos (Êxodo 23.23; II Reis 19.34.35; Isaías 63.9). A identidade do Anjo do Senhor tem sido debatida, especialmente pelo modo como ele freqüentemente se dirige às pessoas. Note os seguintes fatos:

Em Juízes 2.1, o Anjo do Senhor diz: “Do Egito Eu vos fiz subir, e Eu vos trouxe à terra que a vossos pais Eu tinha jurado, e Eu disse: Eu nunca invalidarei o meu concerto convosco”.

Comparada esta passagem com outras que descrevem o mesmo evento, verifica-se que era atos do Senhor, o Deus do concerto dos israelitas. Foi Ele quem jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó que daria aos seus descendentes a terra de Canaã (Gênesis 13.14-17; 17.8; 26.2-4; 28.13). Ele jurou que esse concerto seria eterno (Gênesis 17.7). Ele tirou os israelitas do Egito (Êxodo 20.1.2). E Ele os levou à terra prometida (Josué 1.1.2). Quando o Anjo do Senhor apareceu a Josué, este prostrou-se e o adorou (Josué 5.14). Essa atitude tem levado os grandes eruditos a crer que esse anjo era o próprio Deus usando sua Teofania, porque se assim não fosse, ele jamais aceitaria tal adoração (Apocalipse 19.10; 22.8.9). “Teofania”. “Theophania”. É uma palavra grega que significa (Theos=Deus. phanein=manifestação, aparecer). Isto é, ato de Deus se manifestar ou aparecer aos homens não na sua própria pessoa, mas na pessoa do Anjo do Senhor. Êxodo 23.20-23; 32.34; 33.14; Isaías 63.9; Gênesis 48.15.16. Quem via o Anjo do Senhor era semelhante a ver a Deus, embora não na sua própria essência como realmente Deus é em sua glória eterna, como já falamos. Abraão recebeu a visita de seres angelicais, como descrito em Gênesis 18. Na teologia judaica. Ver o anjo do Senhor, era o mesmo que ver o próprio Deus que o enviou:“... Gideão disse. Vi o Anjo do Senhor face a face” (Juízes 6.22). Jacó disse. “...Vi a Deus face a face e a minha vida foi salva” (Gênesis 32.30). Ele disse isso depois de ter lutado com “um homem” (v.24). Obviamente esse homem era anjo do Senhor, era Deus usando sua Teofania, veja o que diz. “Como Príncipe lutaste com Deus” (v.28).

Nem um homem do antigo testamento se curvou diante de um anjo, a não ser, se anjo não fosse o Anjo do Senhor. Não; sou príncipe do exército do Senhor e acabo de chegar. Então, Josué se prostrou com o rosto em terra, e o adorou, e disse-lhe: que diz meu Senhor ao seu servo? (Josué 5.14). Observe a declaração de Josué quanto a esse Anjo. “Que diz meu Senhor” Isso é a manifestação do próprio Deus; do contrário, se não fosse Deus, o anjo teria proibido Josué de adorá-lo como fez com o apóstolo João. “Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus, adora a Deus” (Apocalipse 19.10; 22.8.9). Ainda mais explicitamente, o anjo do Senhor que apareceu a Moisés na sarça ardente disse, em linguagem bem clara: “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”. (Êxodo 3.6; Atos 7.30-38). Esse Anjo do Senhor é o próprio Deus, portanto fica claro que esse anjo não tem nada haver com os demais anjos como Gabriel, Miguel ou com qualquer outro anjo, porque eles como nós somos conservos do “ANJO DO SENHOR”, ou seja, do próprio “Deus”, portanto se conclui que os católicos estão praticando a idolatria quando se prostram diante de uma imagem de um anjo inclusive de São Miguel Arcanjo como eles chamam para venerá-lo, coisa que os próprios anjos recusam (Apocalipse 19.10; 22.8.9).

Esse Anjo é identificado com El (Deus), em Gênesis 16.13, temos aí uma visita do Senhor, não podemos esquecer que era noção comum da teologia dos hebreus que aquele que visse o anjo do Senhor tinha visto o próprio Deus (Gênesis 22.1-12; 31.11;48.16;Juízes 6.11,16,22; 13.22,23; Zacarias 3.1,2). O anjo é distinguido de Yahweh o Eterno (Gênesis 24.7; II Samuel 24.16; Zacarias 1.12). Para algumas mentes hebraicas, eles não faziam distinções entre uma teofania e um anjo. Referências como as de (Gênesis 18.1,2; 19.1; Números 22.22; Juízes 2.1-4; 5.23 e Zacarias 12.8). São interpretadas das maneiras mais diversas, mas por certo indicam aparições ou teofanias até do Logos, ou seja, do próprio Cristo. Hagar em Gênesis 16.13.14. chamou aquele anjo de El Roi, “O forte que vê”. Dando a entender que ela tinha visto o próprio Senhor. Porque no versículo 7 o Anjo do Senhor aparece a Agar junto a uma fonte de água no deserto junto á fonte no caminho de Sur. O nome dessa fonte se chama de Beer-LaaI-Roi. No hebraico, “poço do Vivo que me vê” Já no versículo 13, diz. Que ela invocou o nome do Senhor, dizendo: Tu és Deus que vê. Portanto se conclui que o Anjo que lhe falava com ela era Deus, usando sua teofania. E não os anjos que os católicos adoram.
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