Adilson
Francisco dos santos. Estudos Apologéticos.
O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO? ATÉ QUE
SE ACHOU INIQUIDADE EM TI? (EZEQUIEL 28.15).
Perfeito
eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti, Ezequiel 28.15
Muitos nos perguntam quem criou o pecado? Qual foi sua causa? Por quem ele veio a existi? Segundo a bíblia o pecado veio a existência após a queda de Lúcifer, o atual Satanás o qual deu origem ao pecado. Quanto a isso não há discussão nem questionamento que foi Satanás o criador do pecado, porque a bíblia diz que desde o principio ele peca, (I João 3.8). É Homicida, (João 8.44). Mentiroso, (João 8.44). E Pai da mentira, se desde o principio ele peca, é Homicida, Mentiroso e Pai da mentira, então quem a origem do pecado? Do homicídio? E da mentira? A não ser Satanás. A bíblia diz claramente que ele é “Pai da mentira” todos sabem que a árvore genealógica de uma família é um pai, ele é a raiz e o tronco dessa árvore, tudo começa com ele, então se Satanás é o pai da mentira, do Homicida e do pecado, então tudo quanto é mal teve sua origem nele, porque afinal de conta ele é seu pai, depois de Satanás, ha três crase de seres racionais envolvidos no pecado: Os anjos (II Pedro 2.4; Judas v.6). O homem e a mulher (Genesis 3). O homem pecou (Romanos 5.16). A mulher pecou (I Timóteo 2.14). Daí todos pecaram (Romanos 3.23; 5.12). Do ponto de vista divino de observação, sobre a origem do pecado, está envolvido o ensinamento geral teológico da interpretação correta e responsável das Escrituras. Este ensino diz que, a origem do pecado é marcada por um “até”, que define o ‘antes’ e o “depois” de sua não existência e de sua existência. No tocante como se originou o “primeiro pecado” e quais foram os elementos empregados nessa composição, devemos usar a exegese de dois pontos de vista importante: “UM ATÉ” e o “OUTRO ATÉ QUE SE ACHOU”. Um “Até”. O primeiro destes dois pontos classificamos como, “ATÉ QUE”, isso marca uma linha divisória entre o “antes” e o “depois” como no caso de José e Maria, que a bíblia faz uma linha divisória: “E não a conheceu “até” que deu a luz seu filho, o primogênito”, (Mateus 1.25). Veja que esse texto de Mateus “até que deu a luz seu filho” Mateus v.25, começa com a mesma linha divisória, de Ezequiel “ATÉ” que se achou iniqüidade em ti? (Ezequiel 28.15). O que esse texto de Mateus afirma é o seguinte: “E José não a conheceu enquanto (ou seja, até que) ela não deu à luz um filho; categoricamente ele está dizendo que José não a conheceu no Grego, (heos, hou). “até”, ou, “enquanto”, ela não deu à luz. Ora, o que o temo Grego depreende e subentende-se é que, após o parto, Maria teve relações sexuais com seu marido como qualquer casal normal tem. Assim é a linha divisória, de Ezequiel quando fala em Satanás. “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado”, essa perfeição estava na vida do primeiro ser que iria pecar, ou, seja Satanás, “Um achou”. “Até que se achou iniqüidade em ti”. Observe na linha divisória que a frase faz divisão, “até”, ela descreve o momento fatal da queda de Satanás quando cometeu o primeiro pecado de sua vida e da história tanto do mundo espiritual como do mundo material. No primeiro caso, “antes” “deste” “até” na vida de Satanás, ele era um ser perfeito, como é descrito nas palavras do próprio Deus. “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, “ATÉ” que se “ACHOU” iniqüidade em ti" (Ezequiel 28.15). Aqui, está, portanto, o âmago da questão, da "origem do pecado", quando se originou e porque e quem o originou. Este âmago, ou parte principal, foi marcado por uma fração de tempo que marcou o ‘antes’ do pecado, “Perfeito eras nos teus caminhos”, e por um momento, passou a ser contado como o ‘depois’ na vida desse ser. “Até que se achou iniqüidade em ti". Entretanto, quando foi dado a luz ao pecado, este já se manifestava como sendo um "efeito" produzido por uma "grande causa". Em Ezequiel 28.16, mostra-nos tanto a "causa" como o "efeito" que produziram o primeiro pecado. Leiamos cuidadosamente, observando a exegese de cada palavra que o texto nos oferecem, pois somente assim, teremos uma maior compreensão do significado do pensamento. Vejamos a passagem bíblica que fala deste assunto: Na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior de violência (ai está a causa). E pecaste (o efeito). Por isso diz Tiago: Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. (Tiago 1.13.14). A violência nasceu dentro do coração orgulhoso de Satanás: “Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo”. (I Timóteo 3.6). Ele desejou ter aquilo que não lhe pertencia e este foi, sem dúvida, alguma, o ponto marcante na vida de Satanás, o ex-querubim ungido,
Muitos nos perguntam quem criou o pecado? Qual foi sua causa? Por quem ele veio a existi? Segundo a bíblia o pecado veio a existência após a queda de Lúcifer, o atual Satanás o qual deu origem ao pecado. Quanto a isso não há discussão nem questionamento que foi Satanás o criador do pecado, porque a bíblia diz que desde o principio ele peca, (I João 3.8). É Homicida, (João 8.44). Mentiroso, (João 8.44). E Pai da mentira, se desde o principio ele peca, é Homicida, Mentiroso e Pai da mentira, então quem a origem do pecado? Do homicídio? E da mentira? A não ser Satanás. A bíblia diz claramente que ele é “Pai da mentira” todos sabem que a árvore genealógica de uma família é um pai, ele é a raiz e o tronco dessa árvore, tudo começa com ele, então se Satanás é o pai da mentira, do Homicida e do pecado, então tudo quanto é mal teve sua origem nele, porque afinal de conta ele é seu pai, depois de Satanás, ha três crase de seres racionais envolvidos no pecado: Os anjos (II Pedro 2.4; Judas v.6). O homem e a mulher (Genesis 3). O homem pecou (Romanos 5.16). A mulher pecou (I Timóteo 2.14). Daí todos pecaram (Romanos 3.23; 5.12). Do ponto de vista divino de observação, sobre a origem do pecado, está envolvido o ensinamento geral teológico da interpretação correta e responsável das Escrituras. Este ensino diz que, a origem do pecado é marcada por um “até”, que define o ‘antes’ e o “depois” de sua não existência e de sua existência. No tocante como se originou o “primeiro pecado” e quais foram os elementos empregados nessa composição, devemos usar a exegese de dois pontos de vista importante: “UM ATÉ” e o “OUTRO ATÉ QUE SE ACHOU”. Um “Até”. O primeiro destes dois pontos classificamos como, “ATÉ QUE”, isso marca uma linha divisória entre o “antes” e o “depois” como no caso de José e Maria, que a bíblia faz uma linha divisória: “E não a conheceu “até” que deu a luz seu filho, o primogênito”, (Mateus 1.25). Veja que esse texto de Mateus “até que deu a luz seu filho” Mateus v.25, começa com a mesma linha divisória, de Ezequiel “ATÉ” que se achou iniqüidade em ti? (Ezequiel 28.15). O que esse texto de Mateus afirma é o seguinte: “E José não a conheceu enquanto (ou seja, até que) ela não deu à luz um filho; categoricamente ele está dizendo que José não a conheceu no Grego, (heos, hou). “até”, ou, “enquanto”, ela não deu à luz. Ora, o que o temo Grego depreende e subentende-se é que, após o parto, Maria teve relações sexuais com seu marido como qualquer casal normal tem. Assim é a linha divisória, de Ezequiel quando fala em Satanás. “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado”, essa perfeição estava na vida do primeiro ser que iria pecar, ou, seja Satanás, “Um achou”. “Até que se achou iniqüidade em ti”. Observe na linha divisória que a frase faz divisão, “até”, ela descreve o momento fatal da queda de Satanás quando cometeu o primeiro pecado de sua vida e da história tanto do mundo espiritual como do mundo material. No primeiro caso, “antes” “deste” “até” na vida de Satanás, ele era um ser perfeito, como é descrito nas palavras do próprio Deus. “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, “ATÉ” que se “ACHOU” iniqüidade em ti" (Ezequiel 28.15). Aqui, está, portanto, o âmago da questão, da "origem do pecado", quando se originou e porque e quem o originou. Este âmago, ou parte principal, foi marcado por uma fração de tempo que marcou o ‘antes’ do pecado, “Perfeito eras nos teus caminhos”, e por um momento, passou a ser contado como o ‘depois’ na vida desse ser. “Até que se achou iniqüidade em ti". Entretanto, quando foi dado a luz ao pecado, este já se manifestava como sendo um "efeito" produzido por uma "grande causa". Em Ezequiel 28.16, mostra-nos tanto a "causa" como o "efeito" que produziram o primeiro pecado. Leiamos cuidadosamente, observando a exegese de cada palavra que o texto nos oferecem, pois somente assim, teremos uma maior compreensão do significado do pensamento. Vejamos a passagem bíblica que fala deste assunto: Na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior de violência (ai está a causa). E pecaste (o efeito). Por isso diz Tiago: Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. (Tiago 1.13.14). A violência nasceu dentro do coração orgulhoso de Satanás: “Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo”. (I Timóteo 3.6). Ele desejou ter aquilo que não lhe pertencia e este foi, sem dúvida, alguma, o ponto marcante na vida de Satanás, o ex-querubim ungido,
O profeta Isaías 14.14, biblicamente mostra nessa passagem a
queda de Satanás, ele faz as mesmas alegações, que fez o profeta Ezequiel,
dizendo: “Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao
Altíssimo”, do ponto de vista divino de observação, o pecado teve “início” num
passado muito remoto, sendo que, sem dúvida, seu mentor intelectual foi
Satanás. Pelo o que, segundo afirmou o profeta Ezequiel 28, o pecado teve
início no coração de Lúcifer, “Até que se achou iniqüidade em ti", ocasionado
pelo o orgulho, pois quando ele disse, em seu coração: “Eu subirei”, então o
pecado teve início em seu coração e por extensão no universo. E não só isso,
ele com seu coração cheio de orgulho, pronunciou: “Eu sou Deus, sobre a cadeira
de Deus me assento” ele foi muito alem, indo contra Deus e contra sua autoridade divina. O profeta
Isaías em 14.13,14, descreve que Satanás
em sua exaltação contra Deus: cheio de orgulho e a vaidade quis ser semelhante
ao Altíssimo, e tomar o coração de Deus, (Ezequiel 28.2). Ele fez varias
declarações contra Deus. “...Eu (Satanás), subirei ao céu”, (Isaias 14.13). Isso
foi o primeiro aspecto do seu pecado.
Devemos olhar uma declaração tremenda do apostolo Paulo em
Efésios 1.20,21, quando ele diz, “Deus ressuscitou a seu Filho”, “... e pondo-o
à sua direita nos céus, acima de todo principado, e poder, e potestade, e
domínio...”. lembre-se a expressão de Satanás em (Isaias 14.13, Em Ezequiel
28.2, que Satanás disse “...Exaltarei o meu trono”, Isso mostra que ele queria
se “assentar sobre a cadeira de Deus” e elevar seu coração, “... como se fora o
coração do próprio Deus” (Ezequiel
28.2.6). Devemos olhar essa aspiração de Satanás cuidadosamente, veja que ele
não só queria o trono de Deus, mais também de seu Filho Jesus, ele almejava
também aquilo que pertencia a Jesus; ele queria por meio da força assentar-se
no trono de Deus. Este lugar foi reservado para seu Filho amado, e para aqueles
que vencerem com Jesus (Apocalipse 3.21). “...No monte da consagração
(angelical?), “me assentarei” (Isaias 14.13).
No monte da consagração me assentarei, isso falando hermineuticamente
refere-se ao alto e sublime lugar da habitação de Deus no terceiro céu
(Apocalipse 21.10). A congregação, sem dúvida alguma, é à assembléia dos seres
angelicais (Hebreus 12.22,23). “...Subirei acima das mais altas nuvens”
(Isaias 14.14). Portanto, com esta arrogância Satanás procurou assegurar-se de
algo que não lhes pertencia, mais sim a Deus. A glória de se assentar sobre uma
nuvem. Deus reservou exclusivamente para Jesus seu Filho Amado, e não para
Satanás: “Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas
nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o
fizeram chegar até ele”, .(Daniel 7.13). “Depois nós, os que
ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar
o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (I Tessalonicenses
4.17). “Então aparecerá no céu o sinal do
Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do
homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória”. (Mateus
24.30). “E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem
o recebeu, ocultando-o a seus olhos”, (Atos 1.9). “Eis que vem com as nuvens, e
todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da
terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém”. (Apocalipse 1.7; 14.14). Tal virtude
Satanás arrogava para si. Só um usurpador arrogante como Satanás declarara-ria
tal coisa. “...Eu Serei semelhante ao Altíssimo” (Isaias 14.14). Essa
declarações, “Serei semelhante ao Altíssimo” é uma santidade e posição muita
elevada, que não pertence há nenhuma criatura, mais unicamente ao Filho de
Deus, que disse “Eu e o Pai somos um.” (João 10.30).
Portanto Satanás é a árvore genealógica, raiz e o tronco do
pecado, tudo teve sua origem nele, ele é criador do pecado, desde o principio
ele peca, (I João 3.8). É Homicida, (João 8.44). Mentiroso, (João 8.44). E Pai
da mentira, então tudo quanto é mal teve sua origem nele, porque afinal de
conta ele é seu pai, e de todo mal que é contra a natureza Divina de Deus.
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