segunda-feira, 9 de setembro de 2019

DE QUEM REALMENTE OS TEXTOS DE ISAIAS 14, E EZEQUIEL 28, ESTÃO FALANDO? DO REI DE TIRO? DO REI DE BABILÔNIAS? OU DE LÚCIFER O EX-QUERUBIM UNGIDO? O ATUAL SATANAS?




Adilson Francisco dos santos. Estudos Apologéticos.

DE QUEM REALMENTE OS TEXTOS DE ISAIAS 14, E EZEQUIEL 28, ESTÃO FALANDO? DO REI DE TIRO? DO REI DE BABILÔNIAS? OU DE LÚCIFER O EX-QUERUBIM UNGIDO? O ATUAL SATANAS?

De quem realmente os textos de Isaias e Ezequiel estão falando? Do Rei de Tiro? Rei de Babilônias? Ou de Lúcifer? O querubim ungido? Quando olhamos de primeira Mão, para esses textos eles estão falando de reis humanos, isso não podemos negar, mais quando aprofundamos nosso olhar hermeneuticamente descobrimos que eles não só faz menção de um reino humano, mais também está falando de um ser sobrenatural, uma personificação de Satanás antes de sua queda,

Muitos estudiosos interpretam que o contexto finaliza tudo que o texto de inicio apresenta, por isso que os textos de Isaias e Ezequiel iniciam falando sobre os Reis de Tiro e de Babilônia, sobre um reinado humano, e nada tem haver com Satanás antes de sua queda, mais como todo bom estudioso sabe, que uma interpretação de um texto dentro do contexto não é há única regra que a hermenêutica usa para interpretar um contexto dentro do texto, a mensagem desses profetas é dupla, isto é, figurado e literal, eles falam tanto dos reis de Tiro e de Babilônia, como do personagem sobrenatural “Satanás” todo estudante de hermenêutica sabe que ela exige uma interpretação confiável usando todo principio da hermenêutica e da exegese, para esclarecer algo que está obscuro no texto. Hermenêutica é um instrumento que usa o texto e o contexto, o qual tira deles fragmentos que oferecem método eficaz para esclarecer as verdades bíblicas que Deus quer revelar ao seu povo.

O caráter desses textos é profético, sua linguagem tem estilo próprio, a hermenêutica mostra que esses profetas narram uma profecia na qual sua mensagem se divide em dois contextos diferentes e paralelos, um que conhecemos de metáfora, ou, seja, aquele que fala em “Satanás ante de sua queda” e o outro que conhecemos de profecia com dupla aplicação, ou, seja, aquela que fala nos reis de Tiro e Babilônia.

Sabemos que a bíblia é a única palavra de Deus, ela é a verdade, agora usar á hermenêutica equivocada para deturpa os textos sagrados, trás para si eterna condenação, I Pedro 3.16.

Quando olhamos para a primeira citação do profeta Isaias, ela  só pode ser dirigida ao Rei da Babilônia, ou, seja, a uma pessoa humano, e não a um ser sobrenatural como é o caso: (Isaias 14.4-22). 

Então proferirás este provérbio contra o rei de babilônia, e dirás: Como já cessou o opressor, como já cessou a cidade dourada!

Estes todos responderão, e te dirão: Tu também adoeceste como nós, e foste semelhante a nós.

Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos?

Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos?

Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um na sua morada.

Porém tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, como as vestes dos que foram mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como um cadáver pisado.

Com eles não te reunirás na sepultura; porque destruíste a tua terra e mataste o teu povo; a descendência dos malignos não será jamais nomeada.

Preparai a matança para os seus filhos por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem, e nem possuam a terra, e encham a face do mundo de cidades.

Porque me levantarei contra eles, diz o SENHOR dos Exércitos, e extirparei de babilônia o nome, e os sobreviventes, o filho e o neto, diz o SENHOR.

Já essa segunda citação de Isaias 14.12,13,14, em hipótese alguma pode ser dirigida há seres humanos, isso não tem o menor sentido, o profeta Isaias aplicou esse texto a Satanás. Vejamos. Como caíste desde o céu, ó estrela, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!

E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

Vamos olhar com detalhe o que diz o profeta Isaias nesse texto Como caíste desde o céu., Como foste cortado por terra, essas expressões não faz nenhum sentido ser aplicado ao Rei de Tiro ou de Babilônia, porque seria necessário eles estarem no céu, eles eram reis na terra, daí jamais eles poderiam cair do céu e muito menos ser cortado de La, por isso quando olhamos para o evangelho de Lucas que revela as palavras de Jesus:Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Lucas 18.10, daí paira toda duvida, e compreenderemos que o profeta Isaias estava falando de Satanás.

Nenhuma criatura humana por mais poderosa que fosse, seja ele rei o monarca, jamais teria ousadia de dizer Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, seria um grande insulto ao Criador, só um tolo pensaria destronar o Deus todo Poderoso, portanto esse texto só se aplica há Satanás.

A primeira citação do profeta Ezequiel só pode ser dirigida ao Rei de Tiro, ou, seja, a uma pessoa humano como no seu caso: Ezequiel 28.1-18. Vejamos: E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor DEUS: Porquanto o teu coração se elevou e disseste: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares; e não passas de homem, e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus;

Eis que tu és mais sábio que Daniel; e não há segredo algum que se possa esconder de ti.

Pela tua sabedoria e pelo teu entendimento alcançaste para ti riquezas, e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros.

Pela extensão da tua sabedoria no teu comércio aumentaste as tuas riquezas; e eleva-se o teu coração por causa das tuas riquezas;

Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Porquanto estimas o teu coração, como se fora o coração de Deus,

Por isso eis que eu trarei sobre ti estrangeiros, os mais terríveis dentre as nações, os quais desembainharão as suas espadas contra a formosura da tua sabedoria, e mancharão o teu resplendor.

Eles te farão descer à cova e morrerás da morte dos traspassados no meio dos mares.

Acaso dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou Deus? mas tu és homem, e não Deus, na mão do que te traspassa.

Da morte dos incircuncisos morrerás, por mão de estrangeiros, porque eu o falei, diz o Senhor DEUS.

Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.

Agora vamos a segunda citação do profeta Ezequiel só pode ser dirigida a Satanás antes de sua queda: Ezequiel 28.12-15.

Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.

Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.

Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.

Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.

Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. Ezequiel 28.16-18.

No versículo 13 diz: Estiveste no Éden, jardim de Deus, neste local nenhum homem esteve, exceto Satanás “Lúcifer o querubim ungido antes de sua queda”, não devemos confundir esse jardim de Deus com aquele que Adão e Eva viveram. Quanto a isso leia o artigo intitulado de, {Será que o jardim do éden onde Lúcifer foi estabelecido como guarda e querubim ungido? É o mesmo que foi estabelecido para Adão e Eva viverem?}. Quanto o texto que fala: Toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados, quando olhamos para o esplendor de pedras preciosa que estava sobre esse ser, no dia que foi criado, seria o Rei de Tiro e de Babilônia tão especial assim para Deus, lhes da tanta honra,  assim no dia de seu nascimento, e obvio que o texto em foco não é aplicado a eles, mais sim a Satanás “Lúcifer o ex-querubim ungido”.

Os estudiosos que tem por oficio deturpar os textos sagrados, diz que esse texto esta se referindo aos Reis de Tiro e de Babilônia, e ainda mais que a palavra jardim do Éden, e uma expressão que significa, “jardim dos deuses”, porque segundo eles o substantivo elohim, esta no plural e não no singular, com isso eles pretendem fazer uma hermenêutica destorcida, afirmando que esse texto, “Estiveste no Éden, jardim de Deus”, não se refere a Lúcifer o ex-querubim ungido, substantivo hebraico “אֱלוֹהִים , אלהים” Eloim ou Elohim, é um substantivo que se refere a Deus e não a deuses, é usado na língua hebraica moderna e antiga.

Quando olhamos com muita atenção, para a palavra “PERFEITO” dos versículos 12 e 15, no primeiro versículo ela aparece “Kalil”, ela é aplicada ao Rei de Tiro que fala que esse rei era perfeito em formosura, isto é um homem de uma bela aparência física bonita “perfeita”, como no caso do Rei Davi que era “formoso de semblante e de boa presença” (I Samuel 16.12). Já no versículo 15, a expressão “perfeito”, não se aplica a homem, aqui a palavra “PERFEITO” aparece “Tamim” isto é um ser criador sem mancha, reto, inculpável, irrepreensível, sem defeito. Qual criatura há não ser Satanás “Lúcifer ante de sua queda” tinha essa qualificação, de “Aferidor de medida” beleza, poder, perfeição, sabedoria, santidade e formosura. (vs.14.15). Qual criatura humana foi criada com tanta perfeição, seja ela Rei ou plebeu, porque a bíblia diz que depois de Adão; “Todos pecaram e destituídos estavam da glória de Deus;” (Romanos 3.23). Então que tipo de Rei era perfeito? Quem do imundo tirará o puro? Ninguém! (Jô 14.4). Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer (Romanos 3.10). Então essa palavra perfeito do versículo 15, não se aplica a homem, mais sim há Satanás.

Quando olhamos a palavra perfeito no versículo 12, que diz que ele era perfeito em formosura, ele entra em contrapartida com o versículo 15, que fala que ele era perfeito nos seus caminhos, desde o dia que foi criado, qual foi o Rei que foi criado perfeito em seus caminhos, depois que Adão e Eva pecaram e foram expulsos do jardim? Quem do imundo tirará o puro? Ninguém! (Jô 14.4). Alguém pode imaginar um Rei criado perfeito desde sue nascimento, já que a palavra “Perfeito” “Tamim” cabe a um ser criador sem mancha, reto, inculpável, irrepreensível, sem defeito, e de ausência total de qualquer macha ou imperfeição, então esse versículo só pode ser aplicado a Satanás “Lúcifer ante de sua pendência contra Deus”.

Quando olhamos detalhadamente para todos esses textos que lemos e grifamos, não há como negar que eles só se dirigem a reis humanos. Satanás nunca foi e nem e rei de Babilônia, ou Rei de Tiro, ou de qualquer cidade que se possa imaginar, porque em lugar nenhum a bíblia fala que Satanás é rico ou tem riqueza, ele não pode morrer, nem ser sepultado e muito menos descer a cova ou tornar-se em cinza como esses homens, portanto essas citações são exclusiva há seres humanos, ou, seja, ao Rei de Tiro e ao Rei de Babilônia.

Conclusão- Essas passagens que acabamos de ler, vão além da história humana e marca o início do pecado no universo e da queda de Satanás nas esferas primitivas, sem pecado antes da criação do homem. Sabemos que o rei de Tiro e de Babilônia eram o verdadeiro tipo de Lúcifer muito antes de sua queda. Ambos caíram devido ao seu orgulho e auto-suficiência. Entretanto, o rei de Tiro e de Babilônia jamais estiveram no Éden, Jardim de Deus, jamais foram perfeitos nos seus caminhos, assim como, jamais foram querubim ungido para proteger. O rei de tiro e de Babilônia jamais foram mais sábios que o profeta Daniel, v.3, jamais foram o aferidor da medida, v.12, jamais as pedras preciosas foram sua cobertura, v.13, jamais Deus criou os instrumentos musicais para esses reis, v.13, jamais eles estiveram no monte santo de Deus, v.14, jamais eles foram estabelecidos para proteger o trono de Deus, v.14, jamais eles andaram no meio das pedras afogueadas, v.14, jamais eles estiveram o titulo de estrela da manhã e de Filho da alva, Isaias 14.12. Jamais estiveram no céu para de lá caírem.

Não há duvida que Satanás é o chefe da apostasia. Isaias 14.12, e Ezequiel 28.15-17. Não há dúvida que esses escritores estão falando de uma lamentação sobre um ser sobrenatural e de sua queda, como está escrito, “Filho do homem, levanta uma lamentação”, v.12. Essa história assemelha-se à história de Satanás “Lúcifer antes de sua queda”. Naturalmente, podemos ver aqui uma referência primária a Satanás, de quem os tiranos de Tiro e Babilônia aram imitadores. Portanto eles estão retratando há história desses reis, que metaforicamente é o próprio Satanás rebelado. Os profetas Isaías e Ezequiel tiveram o Maximo de cuidado de apresentam um quadro que ge­ralmente é aceito como sendo de dupla in­terpretação: A primeira refere-se parcialmente aos reis de Tiro e Babilônia: A segunda no sentido metafórico e parcialmen­te é Satanás, num sentido profético mais extensivo. Satanás e o ex-querubim ungido, um ser angelical, e não um querubim humano. Então a palavra querubim nesses textos não pode ser aplicada ao rei de Tiro e ao rei de Babilônia.

Seria uma grande ignorância de minha parte negar que os profetas Isaias e Ezequiel escreveram esses textos sobre os reis de Tiro e de Babilônia, mais também seria ignorância de minha parte ensinar ou negra que esses textos metaforicamente não personifique a pessoa de Satanás, a bíblia sempre fez menção a esse ser, seja em metáfora ou literal: O Antigo Testamento menciona Satanás nos seus vários nomes 106 vezes, o Novo Testamento menciona Satanás, ou diabo 71 vezes, o nome desse ser é mencionado em 7 livros do Antigo Testamento, e em 19 do Novo Testamento.

Sei que esses textos são complexos para muitos, porem neles encontramos substância suficiente para extrai da inspiração Divina, que eles possuem duplo sentido, isto é, os profetas Isaias e Ezequiel profetizaram para os reis de Tiro e de Babilônia, no entanto no duplo sentido falaram de personificação de Satanás, nesses textos os profetas não retardaram a inspiração Divina, de tal maneira que revelaram o duplo sentido da profecia. Isaias 14, e Ezequiel 28. A primeira vista falaram dos reis de Tiro; e de Babilônia, e a segunda vista de Satanás, por isso quando estudamos a hermenêutica ela nos revela que a linguagem desses profetas é forte demais para aplicar esses textos unicamente a homens mortais.


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