segunda-feira, 22 de julho de 2019

O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO NÃO DEIXANDO A NOSSA CONGREGAÇÃO? COMO É COSTUME DE ALGUNS? HEBREUS 10.25



Adilson Francisco dos santos. Estudos Apologéticos.

O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO NÃO DEIXANDO A NOSSA CONGREGAÇÃO? COMO É COSTUME DE ALGUNS? HEBREU 10.25

 "Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens" Atos 7.48.

Um dos maiores fanatismo religioso na atualidade é afirmar que a Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo, é um edifício físico feito de pedra e tijolos onde eles congregam, outros como os Católicos guardam o domingo como o dia do Senhor, um dia especial de ir à igreja.

Esses fanáticos religiosos com sua falsa hermenêutica ensinam que quando a bíblia fala em Hebreus 10.25: "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.". Eles interpretam, como que o texto esteja falando, de não deixa a denominação, feita de pedra e tijolos, ou, seja, o templo que eles estão frequentando. (Hebreus 10.25).

Não devemos seguir esta visão contaminada com o fermento, do fanatismo religioso, o escritor aos Hebreus nesse texto está fazendo uma analogia Congregação ou Templo. Ou, seja, está falando que não devemos praticar a velha aliança, prestando culto divino em um santuário terrestre, com uma figura sacerdotal. Esta mesma passagem na versão grega diz. "Não deixemos as nossas “ASSEMBLEIAS”, como alguns costumam fazer. Procuremos, antes, animar-nos sempre mais, à medida que vedes o Dia se aproximar. (Hebreus 10.25)

Quando examinamos esse texto na Vulgata Latina e na Bíblia de Jerusalém...Observamos que o contexto desse texto, (Hebreus 10.25). A palavra “Assembleias”, não esta se referindo a congregação, templo de pedra construído por homens.

Mas sim, está dizendo que devemos estarmos sempre unidos no evangelho, partilhando o “Pão” com todos que queiram se alimentar da palavra de Deus, independente do local físico.

Observe bem que o escritor aos Hebreus não está falando de templo físico, feito de pedra e tijolos porque no versículo anterior ele diz: "Velemos uns pelos outros para nos estimularmos à caridade e às boas obras." (Hebreus 10.24). Bíblia Vulgata Latina.

O contexto que o escritor aos Hebreus está falando é amor ao próximo, vivendo na liberdade do evangelho. As palavras "congregação ou assembléias" é uma tradução do vocábulo grego "ekkànoia” (ek-klesia). O termo “ek klesia” ( lk = para fora + kaleo = chamado ou convocado). E isso significa: "OS CHAMADOS PARA FORA". Chamados para fora do sistema religioso, para fora do aprisco, para fora das empresas religiosas que os lideres chamam de igreja, para fora dos templos religiosos feito de pedra e tijolos o qual os fanáticos batizaram de igreja, para fora desse sistema!

O escritor estava nos advertindo para nós não deixa a nova aliança, “congregação” a graça, o favor imerecido de Jesus, "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns”, para voltar a maldição da velha aliança, a Lei de Moisés, como é costume de alguns... .

O único templo que Deus habita é aquele que Ele mesmo construiu, ou, seja, “NÓS”, não é aquele templo religiosos feito de pedra e tijolos, mais cada um de nós: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Coríntios 3.16).

“E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo”. (II Coríntios 6.16). Somos casa de Cristo (Hebreus 3.6).

Nosso corpo é templo do Espírito Santo, onde deve habitar seus frutos, como diz. “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. (Gálatas 5.22). É essa congregação que não devemos deixar. Deus não habita em templo religioso feito de pedra e tijolos o qual os fanáticos batizaram de igreja,



debateadilsonsaire.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário