Adilson
Francisco dos santos. Estudos Apologéticos.
PORQUE A BÍBLIA DIZ NO SALMO 82.6, E EM JOÃO
10.34, VÓS SOIS DEUSES? SERÁ QUE EXISTEM
OUTROS DEUSES ALÉM DE DEUS?
Vamos analisar o Salmo 82, esse salmo sem dúvida foi citado por Jesus em
João 10.34. A palavra hebraica traduzida "deuses" no Salmos 82.6 é
elohim. Ela geralmente se refere ao único Deus, Ouve, Israel, o Senhor, nosso
Deus, é o único Senhor. (Deuteronômio
6.4). Mas também tem outros usos. Salmo 82.1 diz: "Deus está na
congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses." Quando analisamos os
três versículos que vem em seguida, eles deixam claro que a palavra
"deuses" refere-se a magistrados, juízes e outros lideres que ocupam
posições de autoridade e domínio terreno. Quando Chamamos uma criatura humana
de “deus” estamos segundo a palavra de Deus reconhecendo sua posição e
autoridade que foi estabelecida por Deus, como no caso dos discípulos que Jesus
lhes outorgou de autoridades. (João 20.22.23). (Teologicamente esse nome vos
sois deuses, indica três coisas: 1º). Está dizendo ele tem autoridade sobre os
outros seres humanos; (I Pedro 13.14). 2º). ele tem poder para exerce como uma
autoridade civil sendo temido pelos demais; (Romanos 13.1-5). 3º). Ele obtém o
seu poder e autoridade de Deus, (João 20.22.23).
Este uso da
palavra “deuses” é para se referir a seres humanos, encontramos essa autoridade
em outro lugar do Antigo Testamento. Como no caso de Moisés, que Deus enviou ao
Faraó como Deus. Ele disse: "Eis que te tenho posto por Deus sobre Faraó,
e Arão, teu irmão, será o teu profeta" (Êxodo 7.1). Isto significa que
Moisés estava cheio de autoridade sobre os outros seres humanos; Ele estava
cheio de poder para exerce como autoridade civi, o poder que Moisés estava
exerce como autoridade civil devia ser temido, porque era a autoridade do
próprio Deus, delegada a ele; Moisés como um simples mensageiro de Deus obtém o
seu poder e autoridade de Deus, o qual comunicando as palavras de Deus, era,
portanto, o representante de Deus para Faraó. A palavra hebraica elohim também
é traduzida como "juízes" em (Êxodo 21.6; 22.8.9 e 28).
O propósito de
Salmo 82, é que os magistrados terrenos devem agir com imparcialidade e
verdadeira justiça, como é num julgamento de um Deus, como Paulo e Pedro
falaram (Romanos 13.1-5; I Pedro 2.14). Porque esses juízes terão um dia que
prestar contas ao Deu Todo-Poderoso o “Grande juiz”. Olhando para os Versículos
6 e 7 dos Salmos, percebemos uma grande
advertência para aqueles que ocupam posição de autoridade porque eles
também serão julgados: " Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do
Altíssimo. Por isso Tiago nos adverte. “Meus irmãos, muitos de vos não sejam
mestre, sabendo que receberemos mais duro juízo”. (Tiago 3.1). E ainda mais
diz, todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos
príncipes." Nesta passagem o Salmista está dizendo que Deus tinha
escolhido homens para ocupar posição elevada de autoridade nos quais seriam
considerados como deuses entre os povos. Mais com tudo isso eles devem se
lembrar que, embora estejam representando Deus neste mundo, eles são mortais e
eventualmente vão ter que prestar contas a Deus por como usaram essa
autoridade.
Vamos agora examinar o modo como Jesus
usa esta passagem. Jesus tinha acabado de clamar que era o Filho de Deus (João
10.25-30). Em retorno, os judeus incrédulos acusaram Jesus de blasfêmia, uma
vez que Ele alegou ser Deus, no versículo 33 de João 10. Jesus cita o Salmo
82.6, lembrando os judeus de que a Lei refere-se a homens comuns, embora homens
de autoridade e prestígio como "deuses". O objetivo de Jesus é este:
vocês me acusam de blasfêmia por causa do uso do título "Filho de Deus";
mas sua própria Escritura utiliza esse mesmo termo para líderes em geral. Se
aqueles nomeados divinamente para ocupar uma posição de autoridade podem ser
considerados "deuses", quanto mais deve ser assim considerado o Único
a quem Deus escolheu e enviou (versículos 34-36)? Em João 10:34-38, Jesus argumenta que se “aqueles a
quem foi dirigida a palavra de Deus” podiam ser considerados como exercendo
funções divinas na Terra, então muito mais Ele, que era essencialmente Deus,
podia reivindicar para Si todas as prerrogativas divinas. As obras que Cristo
fazia “em nome” do Pai testificavam de Sua unidade essencial com Ele (João
10:25, 32, 37, 38). Essa unidade não é compartilhada por nenhuma criatura em
todo o universo (Colossenses 2.9; Hebreus 1.1-14).
A tentativa de interpretar os
“deuses” do Salmo 82:6 como anjos celestiais ou outro seres perfeitos não é
sancionada pelo contexto, que os descreve como “homens” passivos de morte (Sl
82:7), atuando como juízes injustos na Terra (Sl 82:2-4). Também não podem ser
anjos caídos, pois estes já estão destinados à condenação eterna no dia do Juízo
Final (Jd 6).
Não podendo ser falsos deuses,
anjos celestiais, outros seres perfeitos ou mesmo anjos caídos, os “deuses”
mencionados no Salmo 82:6 só podem ser seres humanos constituídos como juízes
entre o povo e Deus, mas atuando de forma injusta nos dias de Asafe (autor do
Sl 82). Essa interpretação é corroborada pelo próprio Cristo, ao identificá-los
com “aqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus” (João 10.35). Ou seja, a
eles haviam sido confiados os oráculos divinos, a fim de os transmitirem com
imparcialidade e justiça aos seus contemporâneos. Vós sois deuses, não tem nada
haver com anjos caídos, há no Antigo Testamento pelo menos duas outras ocasiões
em que mensageiros do Deus altíssimo foram descritos com tal prerrogativa
exercendo funções divinas. Encontramos a primeira em, Êxodo 4.16, onde Deus disse
a Moisés: ‘Arão” falará por ti ao povo de Israel; ele te será por boca, e tu
lhe serás por “Deus”. Em Êxodo 7.1, Deus pela segunda vez diz a Moisés: “Vê que
te constituí como Deus sobre faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.” Mas
devemos observar um detalhe, “Tu vai como Deus” e não que Moisés fosse o
próprio Deus, essas declarações jamais divinizava Moisés. Apenas Moisés podia
exercer uma função específica de Deus, uma grande autoridade, sem com isso se
tornar um Deus em essência. Isso aconteceu em ambos os casos citados. Deus
apenas lhes concedeu autoridade, Deus é o Todo-Poderoso, e sempre será o
soberano sobre todos Seus mensageiros (Êxodo 4.15; Salmo. 82.1). Não há outro
Deus além do Deus Eterno: “Antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim
nenhum haverá” (Isaias 43.10; Êxodo 20.3; Deuteronômio 6.4; II Samuel 7.22; Oséias
13.4).
Em contraste, temos a mentira da serpente à Eva no jardim. A
sua declaração: "Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se
abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal"
(Gênesis 3:5) era uma meia-verdade. Seus olhos estavam abertos (versículo 7),
mas eles não se tornaram como Deus. Na verdade, eles perderam autoridade, ao
invés de ganhá-la. Satanás enganou Eva sobre sua capacidade de tornar-se como o
único Deus e com isso fez com que Ela acreditasse em uma mentira. Jesus defendeu Sua declaração de ser o Filho de Deus com fundamentos bíblicos e
semânticos - há um sentido no qual homens influentes podem ser enxergados como
deuses; por isso o Messias pode legitimamente aplicar esse termo a Si próprio.
Os seres humanos não são "deuses" ou "pequenos deuses". Nós
não somos Deus. Deus é Deus, e nós que conhecemos a Cristo somos Seus filhos.
(João 10.34) “Eu disse: sois
deuses” são essas as palavras que o salmista deu inicio no Salmo 82:6, onde
lemos: “Eu disse: sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo.” termo “deuses”
refere-se aos “filhos do Altíssimo”, não podendo, ser designado falsos deuses
ou ser considerado simplesmente uma expressão irônica. “Sois todos filhos do
Altíssimo.”. Refere-se aos homens
Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.
Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos
príncipes. (82.6,7). Observe que o texto em estudo não afirma “sereis
Deus”, mas sim, “sois deuses”, e ainda mais como homens morrereis, por mais
autoridade que esses deuses “homens” mortais tenham, não pode evitar a própria
morte. Antes, nos ensina que, por causa da queda, os homens se tornaram
corruptíveis e mortais (I Coríntios 15; Hebreus 9.27).
Uma prova que esses deuses, filhos
do Altíssimo se refere-se aos homens foi na
ocasião da Festa de Dedicação em Jerusalém, quando Jesus falava com os
judeus (João 10:22-42). Onde Jesus fala de sua unidade com o Pai (João 10.24-30).
Mas os judeus, além de não aceitarem essas prerrogativas de Jesus, planejavam
apedrejá-Lo porque segundo a bíblia era uma blasfêmia um homem se declarar Deus
(Levítico 24.16). Para os judeus Jesus não passava de um homem comum que reclamando
ser Deus (João 10.33). Em Sua defesa, Jesus declarou que se até mesmo “aqueles
a quem foi dirigida a Palavra de Deus” no Antigo Testamento foram chamados de
“deuses”, muito mais Ele sendo Deus, não tinha o direito de Se considerar
“Filho de Deus” (João 10.34-38).
Finalizarei com um texto Extraído da Bíblia Apologética de
Estudos
Indagou-lhes Jesus: – Não está escrito na vossa lei: eu
disse, sois deuses?
O Mestre se referia ao Salmos de Davi (82; 6): “Eu disse: vós
sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.” O Nazareno confirmava, assim,
que todos os homens são filhos de Deus e, portanto, são deuses, como
geneticamente acontece no mundo material. A própria Gênesis, primeiro livro da
Bíblia, contém essa informação: “E disse Deus: – Façamos o homem conforme a
nossa imagem. E criou Deus o homem à Sua imagem: à imagem de Deus o criou:
macho e fêmea os criou, (2; 26 e 27)
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