Adilson Francisco
dos santos. Estudos Apologéticos.
SERÁ QUE
JESUS É UMA CRIATURA? CRIADO POR DEUS? COMO AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ ENSINAM?
“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o
verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus, todas as coisas foram feitas
por intermédio Dele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.” (João 1.1-3).
No princípio esta expressão João sobe até a geração eterna do
verbo. A palavra no princípio significa antes de todas as coisas. (João 17.5;
Hebreus 1.2). Para Ele não há limitação de tempo. Ele existe desde a eternidade
com Deus.
A sagrada escritura mostra Jesus existindo antes das coisas
criadas do universo. Na sua oração sacerdotal Ele mesmo fez essa confirmação da
sua preexistência quando disse:
E agora glorifica-me tu, ó Pai junto de ti mesmo com aquela
glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. (João 17.5).
Logo após a Bíblia diz que. “A palavra verbo em grego
significa razão ou logos”.
Não se refere ao começo do mundo mais a geração eterna do filho
de Deus. (João 1.13; Hebreus 1.2). Palavra mais é melhor dizer verbo neste
prefácio. O verbo é chamado eterno. Pessoa distinta do pai, fonte de
vida, a divindade de Cristo é proclamada com toda clareza criador de todas as
coisas (Colossenses 1.16).
Jesus por ser eterno Ele é imutável e não está sujeito as
circunstâncias. Ele é o passado, presente e futuro é o mesmo ontem, hoje e
eternamente (Hebreus 13.8).
Jesus na sua oração complementou dizendo: Pai, aqueles que me
desde quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a
minha glória que me deste, porque Tu me hás amado antes da criação do mundo
(João 17.24). Observou tu me hás amado antes da criação do mundo e não que me
criasse antes da criação do mundo, como as testemunhas de Jeová ensinam.
O verbo veio transmitir os pensamentos de Deus de modo
compreensível.
Jesus foi designado por Deus e humanizou-se para transmitir
aos homens a expressão viva dos céus e os propósitos da mente de Deus já que os
homens estavam precisando receber de maneira compreensível a mensagem de Deus.
Jesus o verbo de Deus. Declarou-se como o enviado do Pai para
evangelizar e pregar a liberdade aos cativos. (Lucas 4.18.19). Isaías vaticinou
dizendo que Ele usaria a faculdade da comunicação a fim de cumprir a sua missão
(Isaías 61.1-3). Jesus humanizou-se e transmitiu a mensagem direta da mente de
Deus aos corações dos homens. (João 7.16.17; 8.26-38).
O verbo é atribuído e empregado pelo evangelista João como um
título a Cristo e de deixar-nos a pensar porque João usou tal expressão a
partir daí descobriríamos que João não escolheu este título por achar bonito ou
conveniente mais cremou com certeza absoluta que ele impulsionado pelo Espírito
Santo.
Porque a seguir, Ele em seu evangelho fez muitas declarações que
somente um homem cheio do Espírito Santo o faria.
João declarou de maneira inequívoca que desde o princípio
Jesus estava com Deus criando todas as coisas (João 1.2.3). Ele ainda mais
afirmou que, virmos a sua glória como a glória do unigênito do Pai, cheio de
graça e verdade (João 1.14).
É claro que o real propósito de Deus era o de conceder a
oportunidade de salvação aos homens que se haviam perdidos nas trevas do pecado
e da ignorância ao longo dos tempos (Romanos 1.21-32). Graças a Deus pelas
possibilidades oferecidas gratuitamente ao pecador (Romanos 3.24.25; Coríntios
2.12; Efésios 2.8.9).
A encarnação do verbo veio realizar o ajuste de conta de
todas as coisas dentro da esfera e recuperar (Colossenses 1.14.15.16.20;
Efésios 1.10).
O evangelista afirmou que o verbo veio para o que era seu e os seus não receberam (João 1.11). Este triste acontecimento não frustrou os planos de Deus e nem lhe deixou em situação de constrangimento sem saber que rumo tomar.
O propósito de Deus era o de conciliar consigo mesmo o mundo
(II. Coríntios 5.18.19). Jesus é o logos eterno que fez deste mundo sua
residência transitória.
Ele é eterno e sempre esteve em comunhão com o Pai.
O autor da (epístola aos hebreus 1.2). Pensa na presença
histórica da criação do universo, o Pai e o Filho ambos num eterno diálogo.
Numa união perfeita, numa pluralidade perfeitamente unida. Existente desde a
eternidade como está escrito. “A quem constituiu herdeiro de tudo por quem fez
também o mundo.” (Hebreus 1.2).
Observou a declaração do próprio de Deus “Por quem fez também o mundo"
Observou a declaração do próprio de Deus “Por quem fez também o mundo"
A relação filial de Jesus Cristo com Deus Pai distingue-se da
relação que os demais seres têm com Deus.
Veja por exemplo.
Todas as criaturas são filho de Deus por criação (Malaquias
2.10).
Israel é filho de Deus por eleição (Deuteronômio 32.6; Isaías
63.16).
Jesus é filho de Deus por geração (Hebreus 1.5; Salmos 2.7;
João 1.14). E Não por criação.
Assim como as palavras de um homem revelam o seu coração e
mente assim também Cristo como o verbo revela o coração e a mente de Deus.
Cristo constitui a plena revelação da “Mente” e do “Caráter” de Deus (João 1.18; 14.9.11). Ele veio e realizou o plano de Deus, Jesus foi o meio usado por Deus para revelar as grandes verdades ao seu povo, tudo foi planejado pelo Pai e executado pelo Filho.
Jesus é a segunda pessoa da Santíssima Trindade, também é
eterno, sempre existiu, como está escrito, “E agora glorifica-me tu, ó pai,
junto de ti mesmo com aquela gloria que tinha contigo antes que o mundo existisse”
(João 17.5). “No principio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo
era Deus, todas as coisas foram feitas por ele e sem ele nada do que foi feito
se fez” (João 1.1-3). “E o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de
graça e de verdade e vimos a sua gloria, gloria como do unigênito do pai” (João
1.14). “E nós estamos com o verdadeiro, graças a seu filho Cristo, este é o
Deus verdadeiro e a vida eterna” (I João 5.20). “Porque nele foram criadas
todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam
tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado
por ele e para ele”, (Colossenses 1.16). Portanto Jesus nunca foi criado, a
bíblia diz que Maria é mãe da carne e do corpo físico do homem Jesus, que
morreu para nos salvar, “Há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os
homens, Jesus Cristo homem” (I Timóteo 2.5). O próprio Jesus afirmou “Um
Espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho”, (Lucas 24.39).
Devemos observar que a teologia das Testemunhas de Jeová vivem se debatendo.
Daí a Bíblia prova como as Testemunhas de Jeová delira em sua teologia. Jesus
sempre foi Deus. (I João 5.20). Deus é Espírito, um Espírito não tem carne nem
ossos, daí concluímos que Jesus não foi criado por Deus, e o texto de
Apocalipse 3.14, que as Testemunhas de Jeová interpretam mal dizendo que Jesus
foi criado, está fora da hermenêutica bíblica. A bíblia diz que Jesus se
encarnou e Maria foi apenas mãe da carne de Jesus, “E o verbo se fez
carne”, (João 1.14). Maria foi realmente á mãe do corpo humano, isto é da carne
e dos ossos de Jesus humano que abriu mão dos seus atributos divinos
(Filipenses 2.6-11). Para que pudesse morrer por nós, pois ele sendo Deus não
poderia morrer. Segundo a Bíblia ficou esclarecido que as Testemunhas de Jeová
não passa de uma seita e seus ensinos são todos distorcidos.
No entanto, podemos finalizamos
com a Palavra de Deus. Como
poderia um Deus que é infinito e eterno ser criado ou ser comparado com uma
criatura como as Testemunhas de Jeová comparam e ensinam. Seria algo ilógico
Jesus sendo criador de todas as coisas (Colossenses 1.16). Como já vimos.
A bíblia diz que Jesus é o Rei, eterno, imortal, invisível, como está escrito, (I Timóteo 1.17). Os anos que venho examinando as sagradas escrituras não vir sequer uma referência mostrando que Jesus é uma criatura. Portanto fica concluído que o ensino das Testemunhas de Jeová não tem nenhum respaldo Bíblico.
E para finalizar vamos dar uma
analisada no texto de Apocalipse 3.14, que as testemunhas de Jeová existem em
dizer que ele mostra que Jesus foi criado. “E ao anjo da igreja que está em
Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o principio
da criação de Deus.”. Eles se confundem com a expressão “O principio da criação
de Deus.” Mas o texto não deixa nenhuma dúvida, quando ele fala “O principio da
criação de Deus.” Ele está falando que Jesus é o principio de todas as coisas,
isto é todas as coisas vieram a existir por Ele. Ele é o criador de todas as
coisas, como está escrito. “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra,
visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam
potestades. Tudo foi criado por ele e para ele”, (Colossenses 1.16). Paulo está ensinando as Colossenses que toda a criação é "em Jesus" e "por Jesus'" assim também deve ser para Ele. Em outras palavras, tal como procedeu dele,
deverá também retomar a ele, a fim de que seja ele «tudo em todos» e venha a "preencher a tudo em todos", ou a ser "tudo para todos". Jesus é o principio de todas as coisas “No principio
era o verbo "Jesus", e o verbo "Jesus" estava com Deus, e o verbo era Deus, todas as coisas
foram feitas por ele e sem ele nada do que foi feito se fez” (João 1.1-3). “A
quem constituiu herdeiro de tudo por quem fez também o mundo.” (Hebreus 1.2). É
isso o que o texto diz, que Ele é o criador de todas as coisas, e não que Deus
o criou como uma criatura, como as Testemunhas de Jeová interpretam.
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