sábado, 14 de junho de 2014

COMO SURGIU A DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO ABSOLUTA.

Adilson Francisco dos santos. Estudos Apologéticos

COMO SURGIU A DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO ABSOLUTA.

Como costumamos dizer antes de conhecer o livro primeiro se conhece o escritor, antes de conhecer a planta de um edifício, primeiro se conhece o arquiteto, antes de conhecer o fundamento, primeiro se conhece o fundador, antes de conhecer o discípulo, primeiro se conhece o Mestre, antes de conhecer o aluno, primeiro se conhece o professor, antes de conhecer a doutrina, primeiro se conhece o doutrinador, antes de conhecer a religião, primeiro se conhece o religioso, antes de conhecer a ovelha, primeiro se conhece o Pastor, etc.

Antes de tudo necessitamos conhecer um pouco sobre os autores e suas abordagens a cerca de qualquer tema, daí perguntamos quem foi “Jean chauvin, ou seja, “João Calvino”. João Calvino nasceu em Noyon, Picardia, França, no dia 10 de julho de 1509. Faleceu em Genebra, no dia 27 de maio de 1564. Filho de “Joana Le franc”, que faleceu quando ele tinha três anos de idade, seu pai “Geraldo chauvin”, era advogado e secretário do bispado de Noyon, ele tinha seis irmãos os quais se chamavam. “Carlos”, “João”, “Antônio”, “Francisco”, “Maria”, e outro irmão que por motivo desconhecido se ignora sua vida.

João Calvino estudou teologia e direito com uma sólida formação católica, converteu-se ao Luteranismo aderindo às idéias dos reformadores, “Martinho Lutero”, e do suíço, “zwingli- 1484-1531”, que depois de alguns anos afastou-se das idéias defendidas por Lutero, Calvino foi um teólogo reformador que formulou sua própria doutrina com o sistema em “soteriologia”. Soteriologia refere-se ao estudo da salvação, que leva seu próprio nome. João Calvino ensinava a predestinação incondicional, absoluta, seu ponto de vista declarava que Deus desde a eternidade predestinou alguns para serem salvos, e outros para a perdição eterna.

Em 1534. João Calvino foi considerado herege, e teve que deixa a frança, fugindo das perseguições religiosas, por parte das autoridades católicas, refugiando-se nos castelos dos protetores e reformadores que ficava revezando de um lugar para outro, e por fim refugio-se em Basileia na Suíça, onde o movimento reformado já se desenvolvia.

Calvino depois que se fixou em Basileia, auxiliado por partidário estabeleceu verdadeira ditadura pessoal com a orientação de um órgão administrativo denominado de “Consistório”, tal órgão estabelecia severas normas de condutas para os cidadãos Suíços, esse órgão era encarregado de vigiar e punir os cidadãos suíços, entre as atitudes que eram condenadas pelo órgão Calvinista estavam, jogos, danças, festas, diversões, culto ás imagens de Santos, roupas luxuosas e jóias, e até o uso de nomes que não contassem da Bíblia, também se dispensava um tratamento duro aos que divergiam de Calvino em teologia, tal órgão reinou de 1541 até 1560, quando Calvino tornou-se governo absoluto de Genebra na suíça, em 1536. Calvino publicou sua primeira obra por titulo “instituição da religião cristã”, isto é, instrução Básica na religião cristã, na qual fundamenta seus pontos básicos de uma nova doutrina, como ele mesmo afirmava na instituição da religião cristã, nós denominamos de predestinação ao conselho eterno de Deus, pelo qual ele determinou o que queria fazer de cada homem, pois ele não os cria todos em igualdade de condição mais ordenam uns á vida eterna, é outros á eterna danação, assim conforme o fim segundo o qual o homem é criado, dizemos que ele é predestinado a morte, ou a vida (...). Aqueles que ele chama a salvação, dizemos que ele os recebe apenas por força de sua misericórdia gratuita, sem nenhuma atenção a sua própria dignidade, enquanto que a entrada na vida eterna é verdade a todos aquele que ele quer entregar a danação, sendo que isso se faz pelo seu julgamento oculto é incompreensível, conquanto seja justo é equânime “Equilibrado”.

E ainda mais Calvino interpretava que o trabalho intenso e constante era recompensado pela prosperidade, e que a economia era um sinal da salvação predestinada, segundo Calvino a miséria era a fonte de todos os males e pecados, por isso ele exaltava o lucro financeiro como predestinação aos escolhidos.

Segundo Calvino sua doutrina partia dos principio que as escrituras sagradas constituem a verdadeira fonte de fé sendo a igreja útil, e não necessária a salvação, na sua doutrina apenas dos sacramentos eram aceito o batismo e a eucaristia, com a presença espiritual e não real de Cristo, suprimia-se a hierarquia eclesiástica, os pastores ministros do culto não eram tidos como intermediários entre Deus e os homens, mas simples fiéis encarregados da pregação e das preces.

A doutrina Calvinista espalhou-se rapidamente tendo encontrado grande aceitação em várias regiões da suíça, e nos países baixos como frança, Inglaterra, escócia, e Holanda, onde ficou conhecido como presbiterianismo, nesses países houve receptividade a nova respectivamente de “huguenotes e puritanos”.

Ao longo dos anos descobrimos que João Calvino era inconformado com as doutrinas escriturística, “no livro o grande conflito na P.131. Calvino e seu primo, “olivetam”, discutiram acerca de alguns temas que estavam perturbando, quando olivetam disse não há senão duas espécies de religião no mundo, uma é os protestantes, aquela que os homens inventaram que eles se salvam por cerimônia e boas obras, e a outra religião é a que está revelada na Bíblia que ensina os homens esperar pela salvação unicamente da livre graça de Deus, exclamou Calvino, não quero nenhuma das duas novas doutrinas.

Durante sua vida Calvino teve muitos opositores quanto suas doutrinas sobre a eleição e a predestinação incondicional, homens como Sebastião Castelliom, Jerônimo Bolsec, e Miguel Servet, que foi o mais ferrenho de todos, Miguel Servet médico espanhol que viveu de 1511 a 1553, ele levantou-se contra a doutrina Calvinista, segundo ele com um sistema doutrinário, mais completo, e mais Bíblico. Miguel na sua imaginação teomaníaca julgava-se um novo arcanjo Miguel destinado a combater não só o dragão de Roma, ou seja, o papa, como o novo Simão Mago personificado em João Calvino. 

Miguel negava com todo afinco a doutrina da predestinação incondicional, nos seus artigos sempre dizia que era um absurdo a eleição incondicional, que Calvino pregava, e que tal doutrina da depravação total era uma blasfêmia.

Miguel Servet tornou-se um panteísta, com seus conceito e posição anti-trinitariana, e por tal oposição, contar-nos o livro o homem em busca de Deus na P. 322, que Miguel foi condenado pela igreja católica por Publicar um artigo por titulo “erros da trindade”, onde ele afirmava que não usaria a palavra trindade que não se encontrava nas escrituras. Dogma esse que ele não acreditava, ele foi condenado pela igreja católica, mas foram os Calvinistas quem o prenderam, julgaram e executaram, queimando lentamente, numa  fogueira que foi feita com madeira semi-verde, tal sofrimento foi Por mais de meia hora, com horrível agonia. João Calvino justificou suas ações com estas palavras, “se os papistas são tão duros e violentos na defesa de suas superstições que cruelmente derramam sangue inocente, não devem os magistrados cristãos se envergonhar de serem menos ardentes na defesa da segura verdade, o fanatismo religioso e o ódio pessoal de Calvino cegaram seu julgamento e sufocaram os princípios cristãos, onde Jesus ensinou (...) “Amai a vossos inimigos”, (...) (Mateus 5.44). Assim os historiadores da reforma Calvinista dizem que Miguel Servet tornou-se inimigo de João Calvino e de suas doutrinas pelo resto de sua vida.

Calvino continuou a aplicar o seu tipo de reforma em Genebra até a sua morte em 1564, o livro o grande conflito na p.140, diz que ele durante quase trinta anos trabalhou na suíça em favor do avançamento da reforma pela Europa, sua conduta não era irrepreensível, tampouco suas doutrinas destituídas de erro.

Sabemos que João Calvino foi apenas um estudioso da Bíblia que formulou doutrinas Bíblicas de acordo com o seu raciocínio, vale lembrar que Calvino não escreveu sob inspiração divina como ele mesmo diz na sua instituição da religião cristã, se alguém pergunta por que Deus tem piedade de uma parte, e porque deixa, ou abandona a outra, não há nenhuma resposta, senão a de que isso é o que lhe apraz, como se pode perceber João Calvino deixou seus seguidores sem resposta ensinando que tudo depende da vontade absoluta de Deus.

Sabemos que quando João Calvino surgiu com a doutrina da predestinação incondicional, o novo testamento já estava selado há mil e seiscentos anos, hoje seus adeptos dizem que Calvino conhecia 95% da Bíblia, daí fica concluído que os 5% que ele não conhecia foram, “predestinação”, “Eleição”, “Expiação”, “Reconciliação”, “Salvação”, “soberania”, “onisciência”, “presciência”, “livre-arbítrio”, e a graça de Deus que é livre sobre todos os homens, como está escrito (Tito 2.11; 1 Timóteo 4.10).

Portanto ninguém que tem o mínimo de senso critico aceita tudo o que ele ensinou, por isso repetimos que a abordagem doutrinaria do referido estudioso foi apenas uma interpretação pessoal, portanto não podemos nivelar a palavra de Deus com uma interpretação particular que alguém faz, porque a própria palavra adverte que, “As escritura não é de particular interpretação”, (2 Pedro 1.20). A Bíblia prevalece sobre qualquer interpretação, como um bom teólogo deve saber que na interpretação da Bíblia há uma regra, regra essa que chamamos de regra “Áurea”, isto é, a Bíblia interpreta a própria Bíblia, quando estudamos temas vitais como a doutrina da Salvação não nos podemos dá o luxo de sorver sem examinar qualquer coisa que nos disseram, mais devemos seguir o exemplo dos crentes bereanos, “Que examinavam cada dia nas escrituras se estas coisas eram assim”, (Atos 17.11).

Portanto assim como os crentes bereanos ficarei com as sagradas escrituras, e não com as doutrinas que João Calvino ensinou.








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