sábado, 7 de junho de 2014

Á BÍBLIA DIZ QUE É DEVER DÁ MULHER SER SUBIMISSA AO SEU MARIDO

Adilson Francisco dos santos. Estudos Apologéticos.

Á BÍBLIA DIZ QUE É DEVER DÁ MULHER SER SUBMISSA AO SEU MARIDO.


As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. (I Coríntios 14.34.35).

Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. (Efésios 5.22.23).

A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. (I Timóteo 2.11.12).

Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto. (I Pedro 3.6).

Ao falar do lugar da mulher na igreja, não estou falando do lugar dela no servir á Deus como membro da igreja, mais sim de exercer autoridade sobre se marido, logo nossa discussão terá que ver com mais detalhe bíblico se á respaldo bíblico na lei de Deus das mulheres exercerem autoridade sobre seu marido como vemos hoje em nosso pais.
Meu assunto implica uma verdade que precisa de ênfase. Essa verdade é se há um lugar no ensinamento de Jesus das mulheres não ser submissa ao seu marido. Algumas vezes minha oposição é sobre as usurpações escriturísticas pelas mulheres como alta autoritária sobre sua cabeça que é seu marido e se essa autoridade tem lugar na igreja de Cristo, o que está longe de ser verdade. Elas têm um lugar muito importante, mais não acima de seu marido. Porque tantas vezes elas têm estado muitíssimo mais preocupadas em tentar tomar o lugar do homem do que ocupar o seu próprio divinamente lhes dado por Deus. A glória da mulher achar-se-á na sua própria esfera. Seu vexame ocorre quando ela sai dessa esfera. Para assumir aquilo que Deus não lhes outorgou.

Irmão essa coisa de mulher ter o mesmo direito que o homem, foi criado por constituição por leis de homens políticos e não por Cristo. O ministério de Cristo só foi e é constituído por homens, não que Jesus fosse marxista ou preconceituoso como algumas mulheres queiras insinuar, veja o que Paulo fala quanto o dever dá mulher.  “Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.” (I Coríntios 7.34). Viu qual é o dever da mulher cristã. “Cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.” Esse mundo aqui quer dizer. “Boas donas de casa,” (Tito 2.5).

A bíblia diz. “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.” (Efésios 5.22.23). A palavra de Deus aqui nos mostra que elas devem submeter-se ao seu marido, sua dádiva para com ele é amar-lo (Tito 2.4). É respeitar-lo (Efésios 5.33; I Pedro 3.1.2).  Ajudar-lo (Gênesis 2.18). É ter pureza (Tito 2.5). Ter um espírito manso e quieto (I Pedro 3.4). Ser boa mãe (Tito 2.5). Boa dona de casa (Tito 2.5). A bíblia nos mostra que a submissão da mulher ao seu marido é vista por Deus como parte integrante da sua submissão como ao próprio Cristo, como está escrito “COMO AO SENHOR” (Efésios 5.22). Já quanto o marido a bíblia diz. “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,” (Efésios 5.25). A bíblia nos mostra que ao marido cabe a responsabilidade de ser a cabeça da família (VV.23.33; 6.4). Sua liderança sobre a família deve ser exercida com amor, mansidão e respeito pela esposa e família (VV. 25-30). Do marido cabe a responsabilidade de encaminhar espiritualmente sua família (VV.23.24; Gênesis 3.26-19; I Timóteo 5.8). Ele deve amar-la, protegê-la, pelo bem estar dela, da mesma maneira, assim como Cristo ama sua igreja (VV.23.33). Observou qual é a função do marido “amar vossas mulheres,”           

 Quanto a mulher.

“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos. Estejam sujeitas, como também ordena a lei. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido.
Se vocês querem seguir uma constituição que lhes dar direitos não há constituição melhor do que a bíblia. Elas segundo a bíblia estão proibidas de ensinar e de usar de autoridade. “Não permito que a mulher ensine” (I Timóteo 2.12). O infinitivo “ensinar” está passagem significa que as mulheres não devem ocupar o ofício de mestre no ministério da igreja. E em seguida não deve ter autoridade sobre o marido, e que este esteja em silêncio.

Quanto os deveres das mulheres os apóstolos deram outras instruções, como está escrito.Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. (I Timóteo 2.9-12). Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; Considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto. (I Pedro 3.1-6).

Elas estão proibidas de agir em qualquer capacidade que envolva o exercício de autoridade sobre o marido. O apóstolo Paulo, após tratando de não permitir que uma mulher ensine, acrescenta ainda: “Nem use de autoridade sobre o marido” (1 Timóteo 2.12) (?). Uma mulher que manda ou usa de autoridade sobre o marido ela não passa de uma transgressora da lei, porque segundo a bíblia, Elas devem estar caladas e sujeitas ao marido, como ordena a lei. Elas devem está sujeitas ao marido como que estivesse sendo sujeitas ao Senhor, porque é isso que a bíblia diz. “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR;” (Efésios 5.22).

A prioridade do homem na criação. I Timóteo 3.13. A prioridade de Adão na criação indica sua liderança da raça. Isso não lhes permite o exercício de qualquer autoridade sobre o homem.

I Timóteo 2.14. A mulher foi enganada pela serpente a pesar que o comer do fruto proibido traria benefício em vez de banimento. O homem participou do fruto, mas não foi enganado. Ele sabia quais seriam as conseqüências e, provavelmente, participou do fruto porque preferiu ser expulso com sua esposa a separar-se dela. A decepção da mulher na queda mostra a suscetibilidade da mulher para o malogro.

Isto não é por causa de qualquer inferioridade geral das mulheres aos homens. É por causa da diferença de temperamento e natureza. A natureza da mulher se aperfeiçoa para o lar e para a criação de filhos. Para estes fins ela tem um propício temperamento delicado e uma natureza plenamente emocional. Por isso ela é caracteristicamente manejada mais facilmente que um homem. Sua natureza a dispõe para chegar a conclusões pela intuição e não pela franca consideração. Todos estes fatos desajustam a mulher para a liderança de autoridade ou para o ensino. Por isso a bíblia diz. “Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação. (I Timóteo 2.13.14.15).
Sabemos que houve mulheres que ajudaram a Jesus e a Paulo e aos demais apóstolos, mais não usaram de autoridade sobre eles. (Lucas 8.2.3; Romanos 16.1.2; Filipenses 4.3).

“Paulo trabalhou com várias mulheres no Evangelho mais do que qualquer outro apóstolos. Como Priscila e Febe viajaram com Paulo enquanto ele pregava e edificava as igrejas’ (Atos 18:2-18-26; Rom. 16). Não há referência a qualquer dessas mulheres terem usado de autoridade ou feito qualquer coisa além do permitido. No caso das mulheres associadas a Cristo, está plenamente afirmado que elas “O serviam com a sua fazenda.” Febe e as outras mulheres, provavelmente, fizeram o mesmo a Paulo.
Atos 2. Pelo que diz nas Escrituras nenhuma mulher discursou no dia de Pentecostes. Pedro foi o único que fez um discurso público naquele dia.

Qualquer fala feita pelas mulheres que eram membros da igreja e se encheram do Espírito. O Espírito nunca levou mulheres a violarem Suas próprias proibições estipuladas por meio de Paulo, pois Ele não se contradiz a si mesmo.

As mulheres calada nas igrejas em Corinto, como já falamos. 1 Coríntios 14.34.  “As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.” Quanto a esse texto os pastores políticos para envolverem suas esposas no ministério dão seu argumento da seguinte maneira. 

Vejamos. Nesse sentido as mulheres deveriam estar caladas na igreja, (I Cor 14.34; I Tm 2.11). Aqui não está dizendo que a mulher não deve testificar ou pregar, ou ensinar as coisas espirituais, não; mas os falatórios desnecessários e perguntas indiscretas aos irmãos sobre certos pontos inconvenientes. Portanto, Paulo disse “se estais quiserem saber algo perguntassem em casa aos esposos”, I Cor 14.35. Tudo isso é para boa ordem. Em 15.33, Paulo recomenda os bons costumes entre os crentes. Para boa ordem e edificação dos crentes durante o culto.

Esse argumento é um juízo muito pobre que a proibição de Paulo em (I Coríntios 14.34). Foi apenas contra conversas desnecessária.

Esta noção é inteiramente sem fundamento bíblico. A palavra grega “falar” refere-se a qualquer espécie de fala ou ensinamento de mulher no ministério. A proibição de as mulheres fazerem perguntas não é só secundária à proibição é contra qualquer falar na igreja ou ensinamento. “Não permito, porém, que a mulher ensine” (I Timóteo 2.12).
Esse ensinamento de Paulo aos Coríntios não só se aplicar à igreja de corinto.

Mas quando ele disse: “As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.” (I Coríntios 14.34). Não foi unicamente só em Corinto que as mulheres estavam saindo do seu lugar mais também ele falou a Timóteo. Na passagem supra Paulo instruiu a igreja em Corinto e as demais a manter a mesma ordem quanto às mulheres no culto público que era mantida em todas as outras igrejas.

Mais as defensoras dizem que as proibições contra mulheres no culto público e ao usar de autoridade aplicavam-se somente à era apostólica.

Mas tais noções estão claramente desaprovadas pelo fato que Paulo dá seu mandamento para o silêncio das mulheres como um mandamento do Senhor. “COMO ORDENA A LEI” (V.34). Ele não diz isto em referência à abstinência de carne oferecida a ídolos como alguns ensinam. Depois Paulo fundamenta a proibição das mulheres ensinarem por causa da prioridade do homem na criação. O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem. Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem. (I Coríntios 11.7.8.9). Paulo quis dizer assim como o homem foi criado para ser a glória de Deus, assim foi á mulher, ela foi criada para ser a glória do homem, assim como o homem não pode exercer autoridade sobre Deus, assim é a mulher, ela não pode exercer autoridade sobre o homem.

A bíblia diz. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. (I Timóteo 2.13.14). Assim ele mostra que esta proibição esta fundada na própria natureza das coisas e, portanto é permanente, não é uma constituição elaborada por homens que vai mudar.
Havendo reparado o que às mulheres se proíbe fazerem, veremos agora o que elas podem e deveriam fazer. Elas devem reconhecer o lar como sua principal esfera de atividade. Tito 2.5. É aqui que a mulher deve achar seu trabalho principal, não só em cuidar de sua própria família, mas em hospedar a outros. (1 Timóteo 5.9. 10). É no lar e no lar somente que ela pode ganhar a recompensa de profeta por hospedar profetas (Mateus 10.41).

As mulheres mais velhas são mandadas a ensinarem as mais novas. Mais isso não quer dizer usando de autoridade, mais sim como seu dever na vida cotidiana, como está escrito. “As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos. A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.(Tito 2.3-5). Elas são especialmente incumbidas a ensinar as jovens deveres caseiros práticos. Nada achamos na Escritura que elas deva ensina e nem usar de autoridade cobre seu marido.   

Portanto finalizarei com esses versículos. Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca. Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado. Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata. Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura. Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra. Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores. A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro. Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas. (Provérbios 31.10-31).

Conclusão. Estes versículos descrevem a esposa e mãe perfeita. Toda sua vida convergente para um reverente temor a Deus (v.30) Compaixão pelos necessitados (VV.19.20). E dedicação e amor á sua família (V.27). Certamente nem toda esposa e mãe tem todas as qualidades declarada aqui. Mas toda esposa deve procurar servir a Deus, á sua família e ao próximo conforme as dádivas e os recursos matérias que Deus lhe de.

A bíblia diz. “TODA mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.” (Provérbios 14.1). A mulher cristã que é submissa ao seu marido como ordena a lei (I Coríntios 14). Ela é sábia e poderosa, faz do seu lar um lugar de refúgio, de paz e de alegria, ao passo que a mulher imprudente se descuida pela sua tolice da sua casa e de sua família.

A bíblia diz. “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos.” (Provérbios 12.4). Dai fica a seu critério ser virtuosa, “submissa ao seu marido”, ou ser como podridão nos seus ossos. “Não submissa ao seu marido”.
.




debateadilsonsaire.blogspot.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário