Adilson Francisco dos santos. Estudos Apologéticos
SE FOSSE PARA
EXALTAR COMO PEDRA E COLUNA DA IGREJA A QUAL JESUS EDIFICOU. QUEM SERIA ESSA PEDRA? PEDRO? OU
PAULO?
Vamos
analisar cuidadosamente tal fato, a igreja católica ensina que Pedro é a pedra
o qual Jesus edificou sua igreja, sobre esse assunto há muitos debates ater
entres os ateus, eles fazem debates com pastores e padres, mas biblicamente
essa tese de que o apóstolo Pedro é a pedra principal não existe, os bispos
católicos com sua teologia ensina que Pedro foi a pedra principal, dogma esse que
é ensinado em seu catecismo. Catecismo de Baltimore, Confraternity Edition,
diz, na questão # 147, “Em Sua Igreja, Cristo deu um poder especial a São
Pedro, fazendo-o o cabeça dos apóstolos e o mais importante professor e
administrador de toda a Igreja ... São Pedro foi reconhecido pelos primeiros Cristãos
como o cabeça da Igreja”.
Desempenho
do oficio de pastor e doutor de todos os cristãos, pela virtude de sua suprema
autoridade apostólica, ele define uma doutrina referente á fé e moral que deve
ser criada pela igreja universal, pela assistência divina que lhe foi prometida
no bem aventurado Pedro, e possuidor daquela infalibilidade com a qual o divino
redentor desejou que a sua igreja fosse dotada para definir doutrinas
referentes á fé, moral.
Isso
é um grande absurdo do catolicismo em afirmar que o apostolo Pedro foi o
primeiro papa de Roma, e que ele é a pedra fundamental sobre a qual Cristo
edificou a sua igreja baseados em Mateus 16.13-20; que diz: “Tu és Pedro e
sobre esta pedra edificarei a minha igreja”, mas é importante observamos, Será
que Jesus disse que Pedro “é a Pedra?” é obvio que Não, Jesus disse que sobre Ele
edificaria sua igreja, Ele quem? É obvio que sobre “Pedro” porque há uma grande
diferencia nas palavras, em ti, e sobre ti, foi isso que Jesus falou que sua
Igreja seria edificada, sobre Pedro, é não em Pedro. Veja, a declaração do
próprio Pedro, “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo”, é sobre esta pedra que a
igreja é, e estar edificada, como Jesus falou, a “Minha igreja” em tal
declaração é fácil de perceber, que o apóstolo Pedro foi bem claro quando disse
que Jesus é o Cristo Filho de Deus, daí Jesus de imediato completa a frase “É sobre mim, que sou esta pedra” “Edificarei
a minha igreja” “E as portas do inferno não
prevalecerão contra ela”, e Pedro por ser
um bom discípulo, entendeu tão claro a mensagem, que ele próprio confirmou cinco .vezes que Jesus é a Pedra, confira uma
dessas passagens: (1 Pedro 2.4). “E, chegando-vos para ele, a pedra viva,
reprovada, na verdade, pelos homens, mas eleita para com Deus em (Atos 4.11; 1
Pedro 2.6 e 2.7 e 2.8). Pedro durante
seu ministério falou tantas vezes que Jesus é a Pedra de esquina, e para que
ninguém tivessem a menor dúvidas sobre isso.
Paulo também confirmou quatro
vezes que Jesus é a Pedra (1
Coríntios 10.4; 1 Coríntios 3.11; Efésios 2.20). É importante observar também que
a declaração “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, não
aparece no evangelho de Marcos, é omitida (Marcos 8.27-30). Eles afirmam que o
apostolo Pedro é a pedra a qual Jesus edificou a sua igreja, e daí deriva os
seguintes raciocínios.
1º).
Pedro é a rocha sobre a qual a igreja esta edificada.
2º).
A Pedro foi dado o poder das chaves, portanto só ele detém o poder de abrir o fechar as portas do reino dos
céus.
3º).Toda
autoridade foi conferida a Pedro até nossos dias através da linhagem de bispos
e papas os vigários de Cristo na terra;
Mas
numa simples comparação entre a teologia da igreja católica e ater de alguns
fora dela, a respeito do apostolo Pedro e sua atuação no seio da igreja
nascente, descobrimos quão absurda é a interpretação romanista a respeito da
pessoa e ministério desse apóstolo do Senhor, mesmo numa despretensiosa analise
do assunto conclui-ser que Pedro jamais assumiu no seio do cristianismo
nascente a posição e as funções que a teologia católica procura atribuir-lhe.
Primeiro devemos observar que o substantivo feminino “Petra” termo que vem do
grego que significa uma rocha grande e firme, enquanto o substantivo “Petro” é
aplicado geralmente a pequenos blocos rochosos moveis bem como as pedras
pequenas, tais como a pedra de arremesso Pedro é “Petros” = a bloco rochoso e
móvel, e não “Petra” = rocha grande e firme, portanto uma igreja, como a igreja
católica a qual as portas do inferno sempre prevalecem não poderia repousar
sobre a pessoa de Pedro, isto é, se ele fosse essa pedra como é ensinado. De
acordo com a bíblia Cristo é a pedra que o rei Nabucodonosor contemplou na sua
visão pedra esta que foi cortada sem mão a qual feriu a estatua nos pés de
ferro e de barro e os esmiuçou, (Daniel 2.34). O apostolo Paulo afirma que
somos da família de Deus “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos
profetas, do qual Jesus Cristo é a principal pedra de esquina”, (Efésios 2.20),
Neste texto pedra se referem a Cristo e não a Pedro. “Segundo a luz das
escrituras, observamos que o apóstolo Pedro em nenhuma de suas palavras
referiu-se a si mesmo como a pedra de fundamento da igreja, ou sendo ele a
pedra a qual a igreja estar edificada, mas pelo contrario ele afirma com toda
veemência” “Este Jesus é a pedra rejeitada por vós os construtores, a qual se
tornou a pedra angular”, (Atos 4.11; I Pedro 2.4). Portanto, a luz das palavras
do próprio apostolo, Cristo é a “PETRA” = ROCHA GRANDE E FIRME. “E,
chegando-vos para ele, pedra viva reprovada, na verdade, pelos homens, mas para
com Deus eleita e preciosa”. (I Pedro 2.4). Todos os justos são “PETROS” = BLOCOS
ROCHOSOS E MOVEIS. “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa
espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifício espirituais agradáveis
a Deus por Jesus Cristo”, (I Pedro 2.5). A pedra é Cristo a interpretação Romana
de Mateus 16.18, é uma camisa de força para os incautos, a expressão sobre a
resposta de Pedro “Tu és o Cristo filho do Deus vivo” como já falamos é sobre
Cristo que e a igreja esta edificada e não sobre Pedro, a menos que o clero
católico admita que o catolicismo tenha sido erigido sobre a pessoa de Pedro e
não de Cristo.
Antes,
no Velho Testamento, já fora profetizado que Jesus, o qual seria rejeitado
pelos homens, como é rejeitado pela igreja católica, tornar-se-ia a pedra
angular da Igreja. “A pedra que os
construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular.”
(Salmo 118.22). O próprio Pedro, o suposto Papa para os Católicos, confessa que
Jesus Cristo é a pedra angular da Igreja.
‘…em nome de Jesus Cristo, o Nazareno… Este Jesus é a pedra rejeitada
por vós, os construtores, a qual se tornou pedra angular.”
(Atos 4.10-11). “...A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a
principal pedra angular.” (I Pedro 2.7). Conforme as Escrituras, Pedro
NÃO é a rocha: “Pois quem é Deus senão o
Senhor? E quem é rochedo senão o nosso Deus?” (Salmo 18.31).
“Porque proclamarei o nome do Senhor. Engrandecei o nosso Deus. Eis a
Rocha...” (Deuteronômio 32.3-4). “Somente em Deus, ó minha alma, espera
silenciosa: dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha e
a minha salvação.
“ (Salmo 62.1-2). “Mas o Senhor é o meu baluarte e o meu Deus, o rochedo em que me abrigo.” (Salmo 94.22). Quem é a cabeça da Igreja? A bíblia responde, cabeça da Igreja é Cristo. “A única Igreja de Cristo... é aquela que nosso Salvador, depois da sua Ressurreição, entregou aos seus discípulos para apascentar e confiou aos demais para propagá-la e regê-la... Esta Igreja constituída e organizada que subsiste neste mundo, a Bíblia declara que Jesus Cristo é a cabeça da Igreja: Ele (Cristo) é a cabeça do corpo da Igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” (Colossenses 1.18). “E pôs todas as cousas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as cousas, o deu (Cristo) à Igreja.” (Efésios 1.22). “Mas seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo.” (Efésios 4.15). Quando a bíblia usa a expressão “IGREJA” ela está se referindo a todos os que confiam somente em Jesus Cristo para a salvação, não especialmente a uma denominação.
“ (Salmo 62.1-2). “Mas o Senhor é o meu baluarte e o meu Deus, o rochedo em que me abrigo.” (Salmo 94.22). Quem é a cabeça da Igreja? A bíblia responde, cabeça da Igreja é Cristo. “A única Igreja de Cristo... é aquela que nosso Salvador, depois da sua Ressurreição, entregou aos seus discípulos para apascentar e confiou aos demais para propagá-la e regê-la... Esta Igreja constituída e organizada que subsiste neste mundo, a Bíblia declara que Jesus Cristo é a cabeça da Igreja: Ele (Cristo) é a cabeça do corpo da Igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” (Colossenses 1.18). “E pôs todas as cousas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as cousas, o deu (Cristo) à Igreja.” (Efésios 1.22). “Mas seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo.” (Efésios 4.15). Quando a bíblia usa a expressão “IGREJA” ela está se referindo a todos os que confiam somente em Jesus Cristo para a salvação, não especialmente a uma denominação.
Como
a bíblia vem mostrando a pedra no contexto bíblico desde a época do salmista,
(Salmos 118.22). Passando pelos profetas (Isaías 28.16). Eles com palavras
proféticas já anunciavam o Messias como a Pedra de Esquina, Jesus ele mesmo
afirmou ser a Pedra do Ângulo, (Mateus 21.42-46). Também o apostolo Paulo
afirmou, “Porque ninguém pode por outro fundamento, alem do que já esta posto,
o qual é Jesus Cristo”, (I Coríntios 3.11). Portanto, quanto à questão sobre
Pedro como essa pedra é bom lembrar que ouve muitas discussões entre os
concílios romanos, como ater hoje tem, dos oitentas e quatro pais da igreja
antiga só dezesseis acreditava que Jesus se referiu a Pedro quando disse “Esta
pedra” dos outros pais da igreja uns dizem que esta expressão se refere à
pessoa de Cristo, porem outros afirma que foi a confissão que Pedro acabara de
fazer, outros ainda dizem que foi a todos os apóstolos, portanto se apelarmos
para os testemunhos dos pais da igreja dos primeiros quatro séculos suas
pretensões com referencia a Pedro redunda em sofismar. Portanto, só foi a
partir do século, IV que se começou a falar a respeito da possibilidade do apóstolo
Pedro ser a pedra fundamental da igreja e isto estava intimamente relacionado
com a pretensão exclusivista dos bispos de Roma. Uns dos primeiros concílios Pedro
participou, mais não o presidiu a presidência coube ao apóstolo Tiago, (Atos
15.13-19). Em 58 AD, o apóstolo Paulo escreveu a epístola aos romanos no ultimo
capitulo da epístola ele mandou saudações para muita na cidade de Roma, mas o
nome de Pedro nem sequer é citado, não é de estranhar, em 62 AD, o apóstolo Paulo
chegou a cidade de Roma e foi visitado por muitos irmãos, (Atos 28.30-31). Novamente
não se tem noticia de Pedro. De Roma Paulo escreveu quatro epístola em 62 AD
“EFÉSIOS, COLOSSENSES E FILEMOM”. Em 63 AD, “FILIPENSES”, entre 67 e 68 AD,
após o incêndio de Roma quando estava preso pela segunda vez (II Timóteo 4.6).
Mais uma vez Pedro não é mencionado. Portanto, falta fundamento bíblico para se
consubstanciar a pessoa de Pedro como a pedra a qual Cristo edificou sua
igreja, a própria historia é uma viva demonstração de que a igreja católica
jamais conseguirá provar o apostolo Pedro ser essa pedra,
Portanto,
com todas essas provas faltam fundamentos bíblicos sobre a pessoa de Pedro, como
a pedra a qual Cristo edificou sua igreja, a luz da bíblia fica claro que toda
igreja que tem Cristo como a Cabeça e pedra de fundamento, não paira a duvida
que o ministério não cabe apenas a um homem, mas sim compete a todos da igreja,
Jesus nunca instituiu o oficio de pedra de edificação a Pedro e muito menos ele
como vigário de Cristo, tudo isso não é nada menos do que uma mistura muito mal
feita do catolicismo, em Cristo todos estão outorgados de autoridade para
pregar o evangelho e abrir o reino dos céus a todos, (Mateus 28.19.20; Marcos
16.16).
O
bom estudioso sabe que pela lógica se fosse para considerar algum apóstolo como
a pedra a qual Jesus edificou sua igreja, não havia ninguém melhor do que o
apóstolo Paulo, porque a bíblia diz. “Para o que
fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios. Por cuja causa
padeço também isto, mas não me envergonho;” (II Timóteo 1.11.12). Regozijo-me
agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de
Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja; Da qual eu estou feito ministro segundo
a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a
palavra de Deus; (Colossenses 1.24.25).
Porque
todos sabem que somos uma nação gentia para qual o evangelho de Paulo é
destinado. Mas Paulo e
Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse
primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais
dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios; Porque o Senhor
assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, A fim de que sejas para
salvação até os confins da terra. E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e
glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para
a vida eterna. (Atos 13.46-48).
É segundo o evangelho que Paulo anunciou que seremos julgados. “No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus
Cristo, segundo o meu evangelho. (Romanos 2.16). Ora, àquele que é poderoso
para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo,
conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,
(Romanos 16.25).
Certa feita
Paulo falou. “Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos
gentios, exalto o meu ministério;” (Romanos 11.13). Paulo recebeu todo
conhecimento do próprio Jesus como ele mesmo afirmou. “Porque não o recebi, nem
aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. (Gálatas 1.12). E
foi bem claro quando afirmou. “E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por
semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não
ir além do que está escrito. (Coríntios 4.6).
Amados
Paulo foi constituído para essa missão, ou seja, evangelizar os gentios. “E
conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça
que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé,
para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;” (Gálatas 2.9). Quando
ele falou para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão. Ele quis dizer
que ele e Barnabé ia pregar o evangelho aos gentios e Tiago, Pedro e João
pregar aos Judeus.
Deus escolheu
uma missão importante para Paulo, missão essa que era evangelizar a igreja dos
gentios. “Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso
escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios,” (Atos 9.15).
Nessa
missão trabalhou mais que todos os demais apóstolos. “E por
derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo. Porque eu sou
o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que
persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça
para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles. (I
Coríntios 15.8-10).
Sua missão
foi preparar a igreja de Jesus como alguém prepara uma moça virgem para
entregar ao marido. “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho
preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a
Cristo.” (II Coríntios 11.2). Por isso
volto afirmar se fosse para considerar alguém como a pedra a qual Jesus
edificou sua igreja, não havia ninguém melhor do que o apóstolo Paulo.
Nenhum
apóstolo teve a ousadia como Paulo de bater no peito e dizer. Sede meus
imitadores, como também eu de Cristo. (I Coríntios 11.1).
Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo
que tendes em nós, pelos que assim andam. (Filipenses 3.17).
Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus
imitadores. (I Coríntios 4.16).
Tanto
Paulo como nós e os demais apóstolos sabia e sabe que somos “Petro”, pequenos
blocos rochosos moveis, bem como as pedras pequenas, pedra de arremesso. Pedro,
nós e os demais como já falamos é “Petros” = bloco rochoso e móvel, e não
“Petra” = rocha grande e firme. O apostolo Paulo afirma com todas as letras que
somos da família de Deus “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos
profetas, do qual Jesus Cristo é a principal pedra de esquina”, (Efésios 2.20).
A pedra de Mateus sempre se refere a Cristo e não a Pedro. A pedra que Jesus
edificou sua igreja é Ele próprio. “Este
Jesus é a pedra rejeitada por vós os construtores, a qual se tornou a pedra
angular”, (Atos 4.11; I Pedro 2.4). Portanto, a luz das palavras, Cristo é a
“PETRA” = ROCHA GRANDE E FIRME. “E, chegando-vos para ele, pedra viva
reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa”. (I
Pedro 2.4). Todos nós cristãos incluído Pedro justos formamos “PETROS” = BLOCOS
ROCHOSOS E MOVEIS. “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual
e sacerdócio santo, para oferecer sacrifício espirituais agradáveis a Deus por
Jesus Cristo”, (I Pedro 2.5). Jesus é a pedra a qual sua igreja está edifica, a
interpretação de Mateus 16.18, pela teologia católica é erronia que não passa
de uma camisa de força para escravizar os incautos, a expressão sobre a
resposta de Pedro “Tu és o Cristo filho do Deus vivo” como já falamos é sobre
Cristo que e a igreja esta edificada e não sobre Pedro, a menos que a teologia
católica afirme de uma vez por todas que o catolicismo tenha sido erigido sobre
a pessoa de Pedro e não sobre a pessoa de Cristo. A pedra no contexto bíblico
desde a época do salmista, (Salmos 118.22). Passando pelos profetas (Isaías
28.16). Já anunciava o Messias como a Pedra de Esquina. Jesus ele mesmo afirmou
ser a Pedra do Ângulo, (Mateus 21.42-46). Por isso que o apostolo Paulo
afirmou, “Porque ninguém pode por outro fundamento, alem do que já esta posto,
o qual é Jesus Cristo”, (I Coríntios 3.11).
Portanto fica concluído que a teologia católica é
bem chula sem nenhuma inspiração divina, eles seguem teologia criada por
homens, enquanto nós seguimos a teologia que vem do próprio Deus.
debateadilsonsaire.blogspot.com
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