domingo, 13 de julho de 2014

SE FOSSE PARA EXALTAR COMO PEDRA E COLUNA A QUAL JESUS EDIFICOU SUA IGREJA SERIA PEDRO OU PAULO?

Adilson Francisco dos santos. Estudos Apologéticos

SE FOSSE PARA EXALTAR COMO PEDRA E COLUNA DA IGREJA A QUAL JESUS EDIFICOU. QUEM SERIA ESSA PEDRA?  PEDRO? OU PAULO?



Vamos analisar cuidadosamente tal fato, a igreja católica ensina que Pedro é a pedra o qual Jesus edificou sua igreja, sobre esse assunto há muitos debates ater entres os ateus, eles fazem debates com pastores e padres, mas biblicamente essa tese de que o apóstolo Pedro é a pedra principal não existe, os bispos católicos com sua teologia ensina que Pedro foi a pedra principal, dogma esse que é ensinado em seu catecismo. Catecismo de Baltimore, Confraternity Edition, diz, na questão # 147, “Em Sua Igreja, Cristo deu um poder especial a São Pedro, fazendo-o o cabeça dos apóstolos e o mais importante professor e administrador de toda a Igreja ... São Pedro foi reconhecido pelos primeiros Cristãos como o cabeça da Igreja”.

Desempenho do oficio de pastor e doutor de todos os cristãos, pela virtude de sua suprema autoridade apostólica, ele define uma doutrina referente á fé e moral que deve ser criada pela igreja universal, pela assistência divina que lhe foi prometida no bem aventurado Pedro, e possuidor daquela infalibilidade com a qual o divino redentor desejou que a sua igreja fosse dotada para definir doutrinas referentes á fé, moral.

Isso é um grande absurdo do catolicismo em afirmar que o apostolo Pedro foi o primeiro papa de Roma, e que ele é a pedra fundamental sobre a qual Cristo edificou a sua igreja baseados em Mateus 16.13-20; que diz: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja”, mas é importante observamos, Será que Jesus disse que Pedro “é a Pedra?” é obvio que Não, Jesus disse que sobre Ele edificaria sua igreja, Ele quem? É obvio que sobre “Pedro” porque há uma grande diferencia nas palavras, em ti, e sobre ti, foi isso que Jesus falou que sua Igreja seria edificada, sobre Pedro, é não em Pedro. Veja, a declaração do próprio Pedro, “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo”, é sobre esta pedra que a igreja é, e estar edificada, como Jesus falou, a “Minha igreja” em tal declaração é fácil de perceber, que o apóstolo Pedro foi bem claro quando disse que Jesus é o Cristo Filho de Deus, daí  Jesus de imediato completa a frase  “É sobre mim, que sou esta pedra” “Edificarei a minha igreja” “E as portas do inferno não prevalecerão contra ela”, e Pedro por ser um bom discípulo, entendeu tão claro a mensagem, que ele próprio confirmou  cinco .vezes que Jesus é a Pedra, confira uma dessas passagens: (1 Pedro 2.4). “E, chegando-vos para ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas eleita para com Deus em (Atos 4.11; 1 Pedro 2.6 e 2.7 e 2.8). Pedro  durante seu ministério falou tantas vezes que Jesus é a Pedra de esquina, e para que ninguém tivessem a menor dúvidas sobre isso.  Paulo também confirmou quatro  vezes que Jesus é a Pedra  (1 Coríntios 10.4; 1 Coríntios 3.11; Efésios 2.20). É importante observar também que a declaração “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, não aparece no evangelho de Marcos, é omitida (Marcos 8.27-30). Eles afirmam que o apostolo Pedro é a pedra a qual Jesus edificou a sua igreja, e daí deriva os seguintes raciocínios.

1º). Pedro é a rocha sobre a qual a igreja esta edificada.

2º). A Pedro foi dado o poder das chaves, portanto só ele detém o poder  de abrir o fechar as portas do reino dos céus.

3º).Toda autoridade foi conferida a Pedro até nossos dias através da linhagem de bispos e papas os vigários de Cristo na terra;

Mas numa simples comparação entre a teologia da igreja católica e ater de alguns fora dela, a respeito do apostolo Pedro e sua atuação no seio da igreja nascente, descobrimos quão absurda é a interpretação romanista a respeito da pessoa e ministério desse apóstolo do Senhor, mesmo numa despretensiosa analise do assunto conclui-ser que Pedro jamais assumiu no seio do cristianismo nascente a posição e as funções que a teologia católica procura atribuir-lhe. Primeiro devemos observar que o substantivo feminino “Petra” termo que vem do grego que significa uma rocha grande e firme, enquanto o substantivo “Petro” é aplicado geralmente a pequenos blocos rochosos moveis bem como as pedras pequenas, tais como a pedra de arremesso Pedro é “Petros” = a bloco rochoso e móvel, e não “Petra” = rocha grande e firme, portanto uma igreja, como a igreja católica a qual as portas do inferno sempre prevalecem não poderia repousar sobre a pessoa de Pedro, isto é, se ele fosse essa pedra como é ensinado. De acordo com a bíblia Cristo é a pedra que o rei Nabucodonosor contemplou na sua visão pedra esta que foi cortada sem mão a qual feriu a estatua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou, (Daniel 2.34). O apostolo Paulo afirma que somos da família de Deus “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, do qual Jesus Cristo é a principal pedra de esquina”, (Efésios 2.20), Neste texto pedra se referem a Cristo e não a Pedro. “Segundo a luz das escrituras, observamos que o apóstolo Pedro em nenhuma de suas palavras referiu-se a si mesmo como a pedra de fundamento da igreja, ou sendo ele a pedra a qual a igreja estar edificada, mas pelo contrario ele afirma com toda veemência” “Este Jesus é a pedra rejeitada por vós os construtores, a qual se tornou a pedra angular”, (Atos 4.11; I Pedro 2.4). Portanto, a luz das palavras do próprio apostolo, Cristo é a “PETRA” = ROCHA GRANDE E FIRME. “E, chegando-vos para ele, pedra viva reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa”. (I Pedro 2.4). Todos os justos são “PETROS” = BLOCOS ROCHOSOS E MOVEIS. “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifício espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo”, (I Pedro 2.5). A pedra é Cristo a interpretação Romana de Mateus 16.18, é uma camisa de força para os incautos, a expressão sobre a resposta de Pedro “Tu és o Cristo filho do Deus vivo” como já falamos é sobre Cristo que e a igreja esta edificada e não sobre Pedro, a menos que o clero católico admita que o catolicismo tenha sido erigido sobre a pessoa de Pedro e não de Cristo.

Antes, no Velho Testamento, já fora profetizado que Jesus, o qual seria rejeitado pelos homens, como é rejeitado pela igreja católica, tornar-se-ia a pedra angular da Igreja.  “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular.” (Salmo 118.22). O próprio Pedro, o suposto Papa para os Católicos, confessa que Jesus Cristo é a pedra angular da Igreja.  ‘…em nome de Jesus Cristo, o Nazareno… Este Jesus é a pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou pedra angular.” (Atos 4.10-11). “...A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra angular.” (I Pedro 2.7). Conforme as Escrituras, Pedro NÃO é a rocha:  “Pois quem é Deus senão o Senhor? E quem é rochedo senão o nosso Deus?” (Salmo 18.31). “Porque proclamarei o nome do Senhor. Engrandecei o nosso Deus. Eis a Rocha...” (Deuteronômio 32.3-4). “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa: dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha e a minha salvação.
“ (Salmo 62.1-2). “Mas o Senhor é o meu baluarte e o meu Deus, o rochedo em que me abrigo.” (Salmo 94.22). Quem é a cabeça da Igreja?  A bíblia responde, cabeça da Igreja é Cristo.  “A única Igreja de Cristo... é aquela que nosso Salvador, depois da sua Ressurreição, entregou aos seus discípulos para apascentar e confiou aos demais para propagá-la e regê-la... Esta Igreja constituída e organizada que subsiste neste mundo, a Bíblia declara que Jesus Cristo  é a cabeça da Igreja:  Ele (Cristo) é a cabeça do corpo da Igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha  a preeminência.” (Colossenses 1.18). “E pôs todas as cousas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as cousas, o deu (Cristo) à Igreja.” (Efésios 1.22). “Mas seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo.” (Efésios 4.15). Quando a bíblia usa a expressão “IGREJA” ela está se referindo a todos os que confiam somente em Jesus Cristo para a salvação, não especialmente a uma denominação.

Como a bíblia vem mostrando a pedra no contexto bíblico desde a época do salmista, (Salmos 118.22). Passando pelos profetas (Isaías 28.16). Eles com palavras proféticas já anunciavam o Messias como a Pedra de Esquina, Jesus ele mesmo afirmou ser a Pedra do Ângulo, (Mateus 21.42-46). Também o apostolo Paulo afirmou, “Porque ninguém pode por outro fundamento, alem do que já esta posto, o qual é Jesus Cristo”, (I Coríntios 3.11). Portanto, quanto à questão sobre Pedro como essa pedra é bom lembrar que ouve muitas discussões entre os concílios romanos, como ater hoje tem, dos oitentas e quatro pais da igreja antiga só dezesseis acreditava que Jesus se referiu a Pedro quando disse “Esta pedra” dos outros pais da igreja uns dizem que esta expressão se refere à pessoa de Cristo, porem outros afirma que foi a confissão que Pedro acabara de fazer, outros ainda dizem que foi a todos os apóstolos, portanto se apelarmos para os testemunhos dos pais da igreja dos primeiros quatro séculos suas pretensões com referencia a Pedro redunda em sofismar. Portanto, só foi a partir do século, IV que se começou a falar a respeito da possibilidade do apóstolo Pedro ser a pedra fundamental da igreja e isto estava intimamente relacionado com a pretensão exclusivista dos bispos de Roma. Uns dos primeiros concílios Pedro participou, mais não o presidiu a presidência coube ao apóstolo Tiago, (Atos 15.13-19). Em 58 AD, o apóstolo Paulo escreveu a epístola aos romanos no ultimo capitulo da epístola ele mandou saudações para muita na cidade de Roma, mas o nome de Pedro nem sequer é citado, não é de estranhar, em 62 AD, o apóstolo Paulo chegou a cidade de Roma e foi visitado por muitos irmãos, (Atos 28.30-31). Novamente não se tem noticia de Pedro. De Roma Paulo escreveu quatro epístola em 62 AD “EFÉSIOS, COLOSSENSES E FILEMOM”. Em 63 AD, “FILIPENSES”, entre 67 e 68 AD, após o incêndio de Roma quando estava preso pela segunda vez (II Timóteo 4.6). Mais uma vez Pedro não é mencionado. Portanto, falta fundamento bíblico para se consubstanciar a pessoa de Pedro como a pedra a qual Cristo edificou sua igreja, a própria historia é uma viva demonstração de que a igreja católica jamais conseguirá provar o apostolo Pedro ser essa pedra,


Portanto, com todas essas provas faltam fundamentos bíblicos sobre a pessoa de Pedro, como a pedra a qual Cristo edificou sua igreja, a luz da bíblia fica claro que toda igreja que tem Cristo como a Cabeça e pedra de fundamento, não paira a duvida que o ministério não cabe apenas a um homem, mas sim compete a todos da igreja, Jesus nunca instituiu o oficio de pedra de edificação a Pedro e muito menos ele como vigário de Cristo, tudo isso não é nada menos do que uma mistura muito mal feita do catolicismo, em Cristo todos estão outorgados de autoridade para pregar o evangelho e abrir o reino dos céus a todos, (Mateus 28.19.20; Marcos 16.16).

O bom estudioso sabe que pela lógica se fosse para considerar algum apóstolo como a pedra a qual Jesus edificou sua igreja, não havia ninguém melhor do que o apóstolo Paulo, porque a bíblia diz. “Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios. Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho;” (II Timóteo 1.11.12). Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja; Da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus; (Colossenses 1.24.25).

Porque todos sabem que somos uma nação gentia para qual o evangelho de Paulo é destinado. Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios; Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, A fim de que sejas para salvação até os confins da terra. E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna. (Atos 13.46-48).

É segundo o evangelho que Paulo anunciou que seremos julgados. “No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho. (Romanos 2.16). Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, (Romanos 16.25).

Certa feita Paulo falou. “Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério;” (Romanos 11.13). Paulo recebeu todo conhecimento do próprio Jesus como ele mesmo afirmou. “Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. (Gálatas 1.12). E foi bem claro quando afirmou. “E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito. (Coríntios 4.6).

Amados Paulo foi constituído para essa missão, ou seja, evangelizar os gentios. “E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;” (Gálatas 2.9). Quando ele falou para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão. Ele quis dizer que ele e Barnabé ia pregar o evangelho aos gentios e Tiago, Pedro e João pregar aos Judeus.

Deus escolheu uma missão importante para Paulo, missão essa que era evangelizar a igreja dos gentios. “Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios,” (Atos 9.15).

Nessa missão trabalhou mais que todos os demais apóstolos. “E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles. (I Coríntios 15.8-10).

Sua missão foi preparar a igreja de Jesus como alguém prepara uma moça virgem para entregar ao marido. “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.” (II Coríntios 11.2). Por isso volto afirmar se fosse para considerar alguém como a pedra a qual Jesus edificou sua igreja, não havia ninguém melhor do que o apóstolo Paulo.

Nenhum apóstolo teve a ousadia como Paulo de bater no peito e dizer.  Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. (I Coríntios 11.1).

Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. (Filipenses 3.17).

Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores. (I Coríntios 4.16).

Tanto Paulo como nós e os demais apóstolos sabia e sabe que somos “Petro”, pequenos blocos rochosos moveis, bem como as pedras pequenas, pedra de arremesso. Pedro, nós e os demais como já falamos é “Petros” = bloco rochoso e móvel, e não “Petra” = rocha grande e firme. O apostolo Paulo afirma com todas as letras que somos da família de Deus “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, do qual Jesus Cristo é a principal pedra de esquina”, (Efésios 2.20). A pedra de Mateus sempre se refere a Cristo e não a Pedro. A pedra que Jesus edificou sua igreja é Ele próprio.  “Este Jesus é a pedra rejeitada por vós os construtores, a qual se tornou a pedra angular”, (Atos 4.11; I Pedro 2.4). Portanto, a luz das palavras, Cristo é a “PETRA” = ROCHA GRANDE E FIRME. “E, chegando-vos para ele, pedra viva reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa”. (I Pedro 2.4). Todos nós cristãos incluído Pedro justos formamos “PETROS” = BLOCOS ROCHOSOS E MOVEIS. “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifício espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo”, (I Pedro 2.5). Jesus é a pedra a qual sua igreja está edifica, a interpretação de Mateus 16.18, pela teologia católica é erronia que não passa de uma camisa de força para escravizar os incautos, a expressão sobre a resposta de Pedro “Tu és o Cristo filho do Deus vivo” como já falamos é sobre Cristo que e a igreja esta edificada e não sobre Pedro, a menos que a teologia católica afirme de uma vez por todas que o catolicismo tenha sido erigido sobre a pessoa de Pedro e não sobre a pessoa de Cristo. A pedra no contexto bíblico desde a época do salmista, (Salmos 118.22). Passando pelos profetas (Isaías 28.16). Já anunciava o Messias como a Pedra de Esquina. Jesus ele mesmo afirmou ser a Pedra do Ângulo, (Mateus 21.42-46). Por isso que o apostolo Paulo afirmou, “Porque ninguém pode por outro fundamento, alem do que já esta posto, o qual é Jesus Cristo”, (I Coríntios 3.11).


Portanto fica concluído que a teologia católica é bem chula sem nenhuma inspiração divina, eles seguem teologia criada por homens, enquanto nós seguimos a teologia que vem do próprio Deus.








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