quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

SERÁ QUE JESUS É A MESMA PESSOA QUE O ARCANJO MIGUEL? COMO AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ ENSINAM?


Adilson Francisco dos santos. Estudos Apologéticos

SERÁ QUE JESUS É A MESMA PESSOA QUE O ARCANJO MIGUEL? COMO AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ ENSINAM?
                                                                                 
Porque nele “Jesus” foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. Colossenses 1.16

Há alguns grupos que se dizem religiosos ensinando por ai que o Arcanjo Miguel é o próprio Jesus. Esse pensamento não nos surpreende, pois um desses grupos é conhecido como os arianistas, e o fato que nos chama atenção é aqueles que crerem na doutrina da Trindade, confundir o Criador com a criatura.

A história registra que a Igreja Adventista e as Testemunhas de Jeová, possuem um corpo doutrinário, de que Jesus e o arcanjo Miguel sejam a mesma pessoa.

Não é sem razão, pois, que tanto os adventistas como as Testemunhas de Jeová tenham ponto de vista igual sobre a pessoa de Jesus como sendo o próprio arcanjo Miguel, dois nomes para uma só pessoa. É preciso que, antes de analisarmos declarações de ambas as organizações religiosas, tenhamos presente a necessidade absoluta em conhecermos o Jesus verdadeiro indicado na Bíblia, para não aceitarmos um “outro Jesus”. Que Paulo fala em (II Coríntios 11.4). “Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão sofrereis”.

Quando alguém me questiona sobre os ensinos dos Adventistas do sétimo dia e das Testemunhas de Jeová, eu procuro deixar bem claro que o problema não está na pessoa deles em si, mais sim nas coisas ensinadas por eles, e na sua interpretação e origem distorcida. As Testemunhas de Jeová mantiveram por muitos anos um conceito correto sobre a pessoa de Jesus, negando que ele fosse o próprio arcanjo Miguel, e arrazoaram corretamente com a citação de textos que não davam margem à ideia errônea de que Miguel e Jesus fossem a mesma pessoa. Nos seus ensinos, eles apresentavam os textos de Mateus 28.18, que declara ter Jesus todo o poder no céu e na terra; poder esse que os anjos não têm, apresentavam Hebreus 1.6, que ordena a todos os anjos que adorem a Jesus; quando os próprios anjos não podem ser adorados; e, finalmente, com Hebreus 1.4, que diz que Jesus recebeu nome mais excelente do que os anjos (The Watchtower, nov. 1879, p. 48). Porém, hoje em dia a Sociedade Torre de Vigia das Testemunhas de Jeová distorceram tudo que ensinaram corretos sobre Jesus, para defende a crença de que sim Jesus é Miguel.

O corpo de doutrinas dessa religião se originou dos ensinos de uma mulher Adventista. “Hellen Gould White” dai tem um porém que a Bíblia afirma categoricamente que a mulher não deve ensinar, como está escrito. “Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade” “...Mas que esteja em silêncio.” (I Timóteo 2.12-14). “As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos” (I Coríntios 14.34.35). Portanto sobre os ensinos do Adventismo do Sétimo Dia, ninguém nunca terá a garantia de que seus ensinos sejam corretos e verdadeiros diante de Deus, já que sua origem está na desobediência a uma ordem clara dada por Deus: “Não permito que a mulher ensine” (I Timóteo 2.12). Tratando agora sobre o assunto em particular, não existe qualquer fundamento na afirmação feita pelo Adventismo do Sétimo Dia e das Testemunhas de Jeová de que o arcanjo Miguel e Jesus seja a mesma pessoa. O professor Leandro quadro usa o Livro de Matthew Henry publicado pela cpad distorcendo o sentido original do comentário para ensinar que o escritor diz que Jesus e Miguel é a mesma pessoa, mas tal interpretação está distorcida, vejamos. Miguel é um dos principais príncipes de Deus (v. 13). Alguns entendem que ele é um anjo criado, porém um arcanjo de ordem mais elevada (1 Ts 4.16; Jd 9). Outros creem que o arcanjo Miguel seja o próprio Senhor Jesus Cristo, o Anjo da Aliança, e o Senhor dos anjos. (Matthew Henry P.895). Observou o que diz Matthew Henry. “Outros creem que o arcanjo Miguel seja o próprio Senhor Jesus Cristo” Viu como é sagaz a interpretação do professor Leandro quadro.

Segundo as sagradas escrituras há uma grande diferença entre a pessoa de Jesus Cristo e a pessoa do arcanjo Miguel, o nome Miguel ocorre apenas cinco vezes nas sagradas escrituras, o nome Miguel significa “QUEM É COMO DEUS”, enquanto o nome Jesus significa “JAVÉ É O SALVADOR O EMANUEL”: Deus conosco. (Mateus 1.21-23). As Sagradas escrituras fala que Miguel é o Arcanjo guerreiro. Arcanjo é um termo cujo prefixo indica uma das mais altas posições nessa hierarquia angelical. “Arcanjo”. E um termo composto por duas palavras gregas “ARCHOS” + “ANGELOS” que significam “Líder dos Anjos”. Portanto, Miguel é o “Líder dos Anjos”. E o prefixo “arc.”, significa principado. A Bíblia fala apenas de um arcanjo, que conhecemos como. “Miguel” A palavra Hebraica Mikhal “Miguel” é composta por três palavras: MI = Que CHA = Como EL= DEUS Isso literalmente significa, (LAKYM=QUEM É COMO DEUS). O qual além de sua posição superior aos demais anjos, têm uma missão protetora em relação ao povo de Israel. Foi ele o defensor de Judá (Daniel 10.13-21; 12.1). Contendeu com o diabo a respeito do corpo de Moisés (Judas v. 9). E lutou com Satanás quando esse se rebelou contra Deus (Apocalipse 12.7). Ele é sempre citado em ligação com a guerra, exercendo juízo sobre os inimigos do povo de Israel, como está escrito (Daniel 10.21; 12.1; Judas v.9). Estará com Cristo quando Ele vier arrebatar sua igreja (I Tessalonicenses 4.16). Miguel é um arcanjo que sempre está na dianteira em nome de Jesus, para defender o reino de Deus e destruir os inimigos de Deus (Daniel 10.13; 12.1; Apocalipse 12.7; 20.1-3; Judas v.9). Por isso não podemos afirmar que Miguel seja a mesma pessoa que Jesus.

A diferença estabelecida pelas sagradas escrituras entre Jesus e Miguel é muito grande, observe. Miguel é anjo (Colossenses 1.16). Jesus é Deus (João 1.1; 20.28; I João 5.20). Miguel é criatura (Colossenses 1.19). Jesus é criador (João 1.3; Colossenses 1.16). Miguel não pode ser adorado (Apocalipse 19.10; 22.8.9). Jesus é adorado pelos os anjos, pelos os homens e pelos os Demônios (Hebreus 1.6;Mateus 2.2; Mateus 8.2; Mateus 13.12; Mateus 17.25; Marcos 7.25; Mateus 20.20; Mateus 28.9; Mateus 28.17; Mateus 28.17; Marcos 5.6; 3.11; Isaías 29.13). Miguel é defensor do povo de Israel (Daniel 12.1). Jesus é advogado de todos os povos sejam eles Judeus ou gentios (I João 2.1). Miguel não é juiz, como está escrito (Judas v.9). Jesus é juiz de todos (João 5.22; Atos 10.42; 17.31; Romanos 14.10). Jesus herdou um nome mais excelente que os anjos (Hebreus 1.4). Jesus não é um anjo, basta olhar a luz do Êxodo 20.5; Mateus 4.10, só um Deus pode ser adorado, como então explicar que Jesus não só é adorado pelos anjos, mais também pelas as criaturas humanas, como já falamos (Mateus 8.2; 14.33; 15.25; 28.9-17; Hebreus 1.6). Tanto nos céus, na terra e debaixo da terra (Filipenses 2.10). Isso prova que ele não é o arcanjo Miguel. Miguel recusou ser adorado (Apocalipse 19.10). Os anjos não são submissos a Miguel (Judas v.9). Mais sim, são submissos a Jesus (Efésios 1.21). Ainda mais, basta olhamos para os nomes. Miguel que significa. “QUÉM É COMO DEUS” enquanto Jesus é o próprio Deus (I João 5.20). Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isaías 9.6).

Miguel é anjo, na hierarquia angelical de arcanjo. Embora possa ser tido como chefe dos anjos, ter titulo de príncipe não deixa de ser criatura. Falando dos anjos diz (Hebreus 1.14). “Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” A função dos anjos é servir àqueles que vão ser salvos. Como tal os anjos defendem os cristãos das artimanhas do diabo e de inimigos terrenos (Salmos 34.7; 91.11). É digno de nota, ainda, que os anjos estão sujeitos a Cristo: “O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se sujeitado os anjos, e as autoridades e potências” (I Pedro 3.22).

É obvio que Miguel não é Jesus porque o texto de Daniel 10.13, diz que Miguel é “UM DOS PRIMEIROS PRÍNCIPES”. No Apocalipse 1.7. João afirma que Jesus é o ultimo e o primeiro. Vamos supor ainda que Jesus fosse uma criatura, que não e o caso. Ele não poderia ser o arcanjo Miguel porque? Porque a bíblia diz, “Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”. “Deus Forte”, “Pai da Eternidade”, (I João 5.20 João 20.28 Isaías 9.6). Esse texto é mais que suficiente para derrubar, de uma vez por todas, a heresia de que o arcanjo Miguel é a mesma pessoa que Jesus.

É de notar a declaração hierárquica que se faz de Miguel – “um dos primeiros príncipes”, o que faz deduzir que Miguel é apenas um dentre outros príncipes. Isso quer dizer que existem outros iguais a Miguel. Tal não acontece com Jesus: “ele não é um dos primeiros”, mas é o único. É o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. (Apocalipse 1.8). Enquanto se fala de Miguel como um príncipe dentre outros, Jesus é chamado o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Isso é visto em Apocalipse 19.16: “E no vestido e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores”. Ora, este texto só pode fazer paralelo com o próprio Deus Javé que a si mesmo se declara: “Pois o Senhor vosso Deus, é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas”. (Deuteronômio 10.17). O mesmo se lê no (Salmos 136.3). “Louvai ao Senhor dos senhores; porque a sua benignidade é para sempre”. Assim falou o apóstolo Paulo também. Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. (I Timóteo 1.17).

As Testemunhas de Jeová procura sustentar em outro versículo que Jesus é o nome de Miguel, e diz. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus” (I Tessalonicenses 4.16)

Mas, perguntamos se usar a voz do arcanjo faz de Jesus um arcanjo, quando Deus disse a Moisés que ele fosse ao Egito como Deus (Êxodo 7.1). Isso faria de Moisés um Deus, é obvio que não, então ter a trombeta de Deus não faz do arcanjo Jesus, lendo-se todo o texto em tela se observa que Jesus não só vem com voz de arcanjo, mas com a trombeta de Deus. Se o fato de Jesus vim “com voz de arcanjo” o tornam o arcanjo Miguel, o fato também de ele vir com “trombeta de Deus’ o coloca, obviamente, como Deus. O exército celestial o qual Miguel faz parte acompanhará Cristo na sua segunda vinda, como é mostrado em (Mateus 25.31). “E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele...”. Quando se lê “todos os santos anjos com ele” se inclui com certeza absoluta o arcanjo Miguel. Porque a bíblia diz que os anjos estão a favor daqueles que hão de herdar a salvação? (Hebreus 1.14). E Miguel sendo um anjo especial com titulo de arcanjo e príncipe, está a favor do povo  de Deus (Daniel 12.1). O mesmo se lê em (Apocalipse 19.11.14. O v. 14). “E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro”. A Bíblia declara que o ministério dos anjos, em relação a Jesus, é frequente. Eles tiveram e terão participação em vários pontos, observe.

- No anúncio do nascimento de Jesus (Lucas 2.9-14).
- Assistiram a Jesus no deserto (Marcos 1.13).
- Na agonia do Getsêmani (Lucas 22.43).
- Na ressurreição (Marcos 16.5; Mateus 28.2-3-5).
- Na ascensão (Atos 1.10-11).

E por fim anunciarão a sua volta (I Tessalonicenses 4.16). Portanto a conotação de arcanjo no texto referido, não diz ser Jesus o Arcanjo Miguel, mas sim, que o Arcanjo Miguel irá anuncia-lo.

Mais como os confusos Testemunhas de Jeová, podem entender nesta tradução que Jesus é o arcanjo, mas aqui não esta dizendo que ele virá com voz de arcanjo, mas que virá sobre à voz de arcanjo, vejamos como está escrito esta mesma passagem em outra tradução:

Scofield: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada á trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.”

Podemos observar que de uma tradução para outra não existe diferença, embora a segunda mostre com maior ênfase do que a primeira que Jesus virá sobre a voz do arcanjo e não que ele seja o arcanjo Miguel.

Embora os líderes das Testemunhas de Jeová mencionem apenas a primeira parte do versículo. A Bíblia jamais ensina em algum lugar que Jesus Cristo é um mero anjo? Ao contrário, o primeiro capítulo de Hebreus foi escrito, em sua totalidade, para demonstrar a superioridade do Filho de Deus comparado aos anjos. Versículo após versículo contrasta os anjos com. “...Pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo; sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Pois a qual dos anjos (dos anjos inclui todos sem exceção), disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho? E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz. “E todos os anjos de Deus o adorem. (mais suma vez os anjos inclui todos sem exceção), Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo. Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de equidade é o cetro do teu reino. E: tu, Senhor, no princípio fundaste a terra...” (Hebreus. 1.2-8.10). Quer uma prova maior do que essa, que Jesus jamais foi ou é o arcanjo Miguel.

O Filho é o “reflexo” da glória do pai e a “exata” representação de seu próprio ser, e sustentando todas as coisas pela palavra de seu poder - algo que nenhum anjo poderia fazer (Hebreus 1.3). As pessoas que deixam de seguir a Sociedade Torre de Vigia, e começam a seguir a Jesus Cristo, logo percebem que ele não é meramente um anjo. Esta compreensão é importante para que elas “honrem o Filho, assim como honram o Pai” (João 5.23). Mas o mandamento do Pai aos anjos é que eles adorem Jesus seu Filho: “E todos os anjos de Deus o adorem” (Hebreus. 1.6). Em edições mais recentes, a Sociedade Torre de Vigia mudou a palavra “adorem” para “reverenciem” em (Hebreus 1.6). Ainda assim, a despeito de como a palavra é traduzida, a mesma palavra grega “proskuneo” é usada tanto em (Apocalipse 22.8.9 como em Hebreus 1.6). A “proskuneo” (adoração ou obediência), que os anjos se recusam a aceitar, mas dizem que é devida apenas a Deus, é a mesma proskuneo (adoração ou obediência) que o Pai ordena aos anjos que seja prestada ao Filho em (Hebreus 1.6). Assim, o Filho não pode ser um anjo, ele é Deus. Miguel não pode ser adorado. Dentro de toda a hierarquia angelical é terminantemente proibido prestar culto aos anjos, qualquer tipo de culto, como se lê em (Colossenses 2.18). “Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão”. Os próprios anjos são conhecedores que não se lhes deve prestar adoração e por isso recusam-na abertamente. Isso se pode ler em duas partes da Bíblia: Em (Apocalipse 19.10; 22.9). “E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus: adora a Deus”. “E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que, mas mostrava para o adorar. E disse-me: olha não faças tal... Adora a Deus”.

Já, com respeito à pessoa de Jesus, não há qualquer problema em adorá-lo. Sabemos que os anjos são maiores do que nós (Hebreus 2.6.7). Entretanto prestaram adoração a Cristo sem qualquer constrangimento. É interessante notar que é o próprio Deus que ordena essa adoração, como se lê em (Hebreus 1.6). “E quando outra vez introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem”. Se Jesus fosse um anjo, na hierarquia de um arcanjo como Miguel, então seriam os anjos tidos como idólatras, pois não é correto que um chefe de anjo seja adorado por outros anjos. Mas, na continuação da leitura de Hebreus, capítulo primeiro, versículos 4.5.6. Pode-se ler sobre a superioridade de Jesus em relação aos anjos; o (V.8). Mostra essa razão, quando o Pai declara de seu filho: “Mas do Filho diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de equidade é o cetro do reino”. No céu, ao nome de Jesus, se prostram todos os seres criados: “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus...” (Filipenses 2.10). A Adoração ao único Deus é vista da seguinte forma em (Apocalipse 5.13). “E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.”. Miguel, nunca foi chamado de “Cordeiro” na Bíblia. (Judas V.9). “Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse”. “O Senhor te repreenda.”

Notamos que Miguel não lutou contra Satanás na disputa sobre o corpo de Moisés, por faltar-lhe autoridade para tanto. Usou da autoridade do nome de Jesus, “O Senhor te repreenda”. Enquanto que Jesus, aqui na terra, lutou várias vezes contra Satanás, vencendo-a todas. Vamos ver alguns exemplos.

Em Mateus 4.1-10, por três vezes Jesus repreendeu Satanás e por fim ordenou categoricamente: “Vai-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorará, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviram”. (v.10.11).

Em Mateus 16.21-23, de novo Jesus repreende o diabo, manda-o retirar-se e ele não contesta, mas obedece prontamente: “Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens”.

Em Marcos 16.17, ele concede poder aos seus seguidores de usar o seu nome para expulsar demônios: “Em meu nome expulsarão demônios...”

Em Atos 19.12.13, se lê que até os exorcistas sabiam do poder do nome de Jesus sobre os demônios. Tentavam usar esse nome, mas sem a autoridade do próprio Jesus, foram envergonhados. Já no caso de Paulo, que invocava o nome de Jesus, os demônios não suportavam a autoridade desse nome e se retiravam. Como Miguel e o Senhor Jesus podiam ser a mesma pessoa, se Miguel não ousou repreender Satanás, o que foi feito por Jesus várias vezes durante seu ministério terreno?

Apocalipse 12.7. “E houve batalha no céu: Miguel e seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhava o dragão e os seus anjos”.

No v. 7. Fala-se de Miguel e, se esse Miguel é o próprio Jesus, por que no V.11, afirma-se que o povo de Deus venceu o inimigo pelo sangue do Cordeiro? Está escrito no V.11. “E eles (o povo de Deus) venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte”. Gostaríamos de ver qualquer intérprete, teólogo e apologista da Bíblia substituir esse texto, colocando o seguinte: “E eles venceram pelo sangue de Miguel...” Haveria alguém que atribuísse a vitória do povo de Deus ao sangue de Miguel? O povo de Deus sempre tem vitória pelo nome e pelo sangue de Jesus (Lucas 10.19; Atos 1.8; 3.6; Efésios 1.7-20-22). E ainda mais devemos notar com mais detalhe nesse texto que Miguel aparece repreendendo o diabo a respeito do corpo de Moisés; e o que vemos está tão claro que dispensa qualquer explicação, vejamos. “O Senhor te repreenda”. Ora como pode Jesus sendo Miguel como as Testemunhas de Jeová e os Adventistas usar seu próprio nome e dizer. “O Senhor te repreenda”, sendo ele mesmo o próprio Senhor deste texto, não seria isto no mínimo uma incoerência, como sabemos só quem tem autoridade de repreender alguém são as criaturas, e Miguel sabendo disso usou essa autoridade, porque? Porque elas usam o nome de seu Senhor e criador e não o Senhor usar seu próprio nome. Porque razão Jesus iria dizer, que o Senhor o repreende-se, sendo Ele próprio Senhor, Ele mesmo teria autoridade para repreender o Diabo, assim como fez na tentação no deserto (Mateus 4.10.). E ainda mais, “Em meu nome expulsarão os demônios;” (Marcos 16.17).

Há grandes distinções entre Jesus e Miguel, quando comparamos Apocalipse 12 com o Evangelho de Lucas 10.18, pois Jesus disse a respeito de quando Miguel lançou a Satanás para fora do céu “Eu vi a Satanás, como raio, cair do céu” mostrando que Ele era Deus no seu trono enquanto via a Miguel e sua divisão de anjos, banindo do céu Satanás e os seus anjos.  Outra distinção se encontra nos versículos (5-6). De Daniel. Miguel não foi quem falou a Daniel, mais sim foi ele o arcanjo que veio lutar com o “príncipe da Pérsia”. Aquele que falou a Daniel é descrito nesta passagem como “Um homem vestido de linho e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz; o seu corpo era como o berilo, e o seu rosto como um relâmpago; os seus olhos eram como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés como o brilho de bronze polido; e a voz das suas palavras como a voz duma multidão.” (Daniel 10.5.6). Encontramos este mesmo “homem” descrito em (Apocalipse 1.13-18). “Um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas. E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno. Esse Homem é Jesus Cristo. Foi Jesus quem falou com Daniel e quem falou com João, ele não era e nem é Miguel, um dos Chefes dos Anjos. Porque o texto diz claramente. “E levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem”.

Pois sabemos que DEUS não é DEUS de confusão (I Coríntios 14.33). Assim como está escrito. “Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também.” (I Coríntios 8.6). Portanto fica claro que Miguel é Miguel e Jesus é o Senhor da Gloria.

A essência de Jesus é totalmente diferente do arcanjo Miguel, ele é o Criador do próprio Miguel. Em (Colossenses 1.16). lemos. “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele”. Cristo é o Criador de todas as coisas, e dentre elas, as coisas invisíveis que compreendem toda a hoste celestial na categoria de anjo, arcanjo, querubim, serafim. Consequentemente, Jesus é o Criador de Miguel, não podendo ser confundidas as pessoas do Criador (Jesus) e da criatura (Miguel).

Ainda na natureza de ambos. Miguel e Jesus, se nota que Miguel é arcanjo enquanto Jesus é Deus, a segunda pessoa da Trindade. O Deus verdadeiro único é o que sendo um na essência, é trino nas Pessoas. É chamado Deus Criador em (João 1.1-3). “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”. Jesus em (João 3.16). É chamado “Filho Unigênito”. A expressão “unigênito”, (monogenes), em grego, vem de dois vocábulos: (monos) significa “único” e (genes) apresenta duas possibilidades: uma “gerar” e outra que parece receber apoio em todo o contexto bíblico, é a que significa “raça”, “tipo”, de onde vem o “gen.” da genética, responsável pela transmissão dos caracteres para os filhos. Ser “Filho Unigênito” é ser o único da espécie do Pai; é ter a mesma natureza. Esse Pai é Deus; logo o Filho também o é. “Eu e o Pai somos um”. (João 10.30).

Portanto ficou claro que a diferencia entre Jesus e Miguel é abissal: Jesus  é Deus o criador e transcendente, Miguel é um anjo, uma  criatura (Colossenses 1.16.17). Não existe qualquer fundamento na afirmação feita pelo Adventismo do Sétimo Dia e pelas Testemunhas de Jeová de que o arcanjo Miguel e Jesus seria mesma pessoa.





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