EU COMO NOVO CRISTÃO EM CRISTO, POSSO BATIZAR MINHA CRIANÇA COMO A IGREJA
CATÓLICA ENSINA?
Adilson Francisco dos santos. Estudos apologéticos.
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja
batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom
do Espírito Santo; (Atos
2.38)
A palavra batismo vem do vocábulo grego, “Baptizo”, que significa “MERGULHAR OU EMERGIR”. E isso é comprovado
pelos grandes eruditos. Vejamos.
ZIONE: Um dos maiores teólogo fala muito bem sobre essa área, que comprova essa realidade no livro o novo testamento P.222. Ele diz que desde o primeiro século o batismo era conferido unicamente por imersão total ao catecúmeno. Ou seja, “Aquele que se prepara e é instruído para receber o batismo”.
Os cristãos sempre seguiram a regra do batismo por imersão como a bíblia ensina, isto é, imergindo. Stourdza, o maior teólogo grego moderno, escreveu que, “baptizo”, significa literalmente e sempre, “MERGULHAR” ou “EMERGIR”.
C. Zwinglio: “Na Sua morte. Quando fostes imergidos
(intingeremini) na água do batismo, fostes enxertados na morte de Cristo.” ?
Anno. Sobre Rom. 6:3.
D. Meyer: “ Batizar por Imersão, cuja palavra no grego clássico, em o Novo Testamento e em toda a parte é seu verdadeiro significado”, (Comentários de Marcos 7:4).
E. Lightfoot: “Que o batismo de João foi por imersão do corpo (segundo a mesma maneira da lavagem de pessoas imundas e o batismo de prosélitos foi) parece resultar daquelas coisas que dele se relatam; nomeadamente, que ele batizou no Jordão, que ele batizou em Enon, porque ali havia muita água”, etc.
G. Whitfield: “Certo é que nas palavras de nosso texto (Rom. 6:4) há uma alusão à maneira de batismo por imersão”.
H. Augusti: “A palavra “batismo” segundo a etimologia e uso, significa imergir, submergir”, etc.
I. Lange: “E foram batizados, imergidos, no Jordão, confessando os seus pecados. A imersão era o símbolo de arrependimento” (Comentário de Mat. 3:6).
J. Geo. Campbell: “A palavra batismo, tanto nos autores sacros como nos clássicos, significa mergulhar, afundar, imergir”.
K. Chalmers: “O sentido original da palavra batismo é imersão”.
L. Schaff: “Imersão, não aspersão, foi inquestionavelmente à forma normal original (de batismo). Está isto patente pelo próprio sentido da palavra grega baptizo, baptisma e a analogia do batismo de João que se realizou no Jordão...” (Hist. Of the Apost. Ch. pag. 568).
O batismo significa a morte de uma vida de incredulidade e a exigência simbólica de passar sob a água purificadora e emergir dela como símbolo de ressurreição.
O batismo nas águas
acompanha a proclamação do evangelho, esse rito é usado no Novo Testamento para
indicar que o cristão deve se dedicar plenamente a Jesus (Atos 2. 38- 41). Ao entrar na água batismal em nome
do pai, do filho e do espírito santo (Mateus 28. 19) o cristão demonstra
publicamente sua fé diante da igreja e do mundo.
Com o batismo o cristão
torna-se discípulo de Jesus e passa a viver uma vida nova, observe em (Atos 2.38).
Quando os ouvintes de Pedro clamaram que faremos, ele, porém lhes respondeu que
se arrependessem de seus pecados e fossem batizados em nome de Jesus para
perdão dos pecados e receberem o dom do Espírito Santo, note que Pedro indicou
que o batismo fala de perdão e dos dons do Espírito Santo.
O batismo nas águas é
necessário, Jesus foi batizado com quase trinta anos (Lucas 3. 23) para cumprir toda a justiça e para
mostrar o caminho a toda humanidade (Mateus 3. 15) devemos seguir os exemplos
de Jesus, se batizando para receber os dons do Espírito Santo e perseverar até
o fim para ser salvo (Mateus 24. 13). A doutrina que Jesus deixou é que os
homens devem crê e ser batizado (Marcos 16. 16), os que se arrependem tomam
sobre si o nome de Jesus com o firme propósito de servi-lo.
Porém quanto ao batismo de crianças segundo a Bíblia é uma
prática desnecessária, sem lógica da Igreja Católica. Observe o que eles dizem
no seu catecismo. “Por nascerem com uma natureza humana decaída e manchada pelo
pecado original, também as crianças precisam do novo nascimento no Batismo, a
fim de serem libertadas do poder das trevas e serem transferidas para o domínio
da liberdade dos filhos de Deus, para o qual todos os homens são chamados. A
gratuidade pura da graça da salvação é particularmente manifesta no Batismo das
crianças. A Igreja e os pais privariam então a criança da graça inestimável de
tornar-se filho de Deus se não lhe conferissem o Batismo pouco depois do
nascimento.” P. 348, #1250.
Analisando o Catolicismo eles nos contam de onde surgiu essa doutrina antibíblica: Observe. “A prática de batizar as crianças é uma tradição imemorial da Igreja. É atestada explicitamente desde o segundo século...” P. 348, #1252 (Ênfase do autor). Observou que declaração, o Catecismo admite que esta doutrina não é baseada nas Escrituras. É uma tradição humana. “Uma tradição imemorial da Igreja católica”.
Devemos primeiro observar as características que acompanham o batismo (1) é preciso crê em Jesus após ter ouvido o evangelho (Marcos 16. 16), (2) é preciso passar pela experiência do arrependimento (Atos 2. 38), (3) é preciso tornar-se discípulo de Jesus (Mateus 28. 19), (4) é preciso passar no processo da conversão assim como Paulo passou na estrada de damasco (Atos 9. 3 -18), (5) é preciso que a pessoa tenha passado no processo da consagração. (I Pedro 3. 21), (6) é preciso profissão de fé (Atos 8.37), (7) é preciso de oração (Atos 22. 16).
O batismo exigem todos
esses requisitos para depois a pessoa ser batizada, contudo a pessoa deve
passar pela experiência do evangelho antes de passar pelas águas, antes de tudo
é preciso o discípulo conhecer seu mestre e seus ensinos, como está escrito
(Mateus 28.19.20). É muito importante que o discípulo conheça primeiramente a
doutrina do seu Senhor antes de ser batizado. Este é um dos motivos que leva a
igreja de Cristo a não batizar crianças, elas não podem entender o real
significado do batismo. Portanto é só a partir do momento em que a pessoa se
converter que ela está habilitada a ser batizada.
Segundo a bíblia as
crianças não têm nenhuma responsabilidade, elas nascem inocentes e satanás não
tem poder para tentá-las. Até que se tornem responsáveis pelos seus próprios
atos elas não têm capacidade de amar ou de obedecer a Deus.
É óbvio que a criança não é capaz de realizar os requisitos
que o batismo estabelece, porém os pais não podem fazer isso por elas, pois a
salvação é individual (Deuteronômio 24.16: II Reis 14.6; Ezequiel 18. 20:
Romanos 14.12). Não existe na Bíblia um caso sequer de batismo infantil.
Como venho falando a bíblia não registra uma única ocorrência de qualquer criança sendo batizada. Pelo contrário, qualquer menção sobre o Batismo envolve pessoas já adultas o bastante para ouvir e receber a mensagem do evangelho. Veja por exemplo os 3.000 no pentecostes (Atos 3.41). Os Samaritanos (Atos 8.12). O Eunuco (Atos 8.38), Saulo (Atos 9. 17), Cornélio (Atos 10. 47). Lídia (Atos 16. 15), o carcereiro (Atos 16. 33). Os doze homens em Efésios (Atos. 19.5). João batista aos trinta anos e seis meses (Mateus 3.14). E Jesus aos trinta anos (Lucas 3.23). Jesus já era adulto o suficiente:
“Batizado Jesus, saiu logo da água...” Mateus 3.16.
Através de todas as escrituras o Batismo sempre veio depois
da salvação. O eunuco etíope que foi levado à salvação por Filipe era um adulto
quando foi batizado: E fez sua confissão em Jesus com sua própria boca “Creio
que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.
“...Ambos desceram à água, e Filipe o batizou”. (Atos 8.38). Observe outros fatos que só eram batizados adultos. “Mas Crispo, o principal da Sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa; também muitos dos Coríntios, ouvindo, criam e eram batizados”. (Atos 18.8). A bíblia diz também que depois que o povo ouvia a mensagem de João Batista para se arrepender, eram. “…batizados no Rio Jordão, confessando seus pecados.” (Mateus 3:6). Obviamente, crianças recém-nascidas não podiam se arrepender, crer ou confessar pecados.
Quando o carcereiro de Filipos, que tinha prendido Paulo e Silas, perguntou: “Que devo fazer para ser salvo?” (Atos 16.30). Paulo respondeu: “Crê no Senhor Jesus” (v. 31). Depois que ele confessor e creu, Paulo o batizou (v. 33). Os católicos deveria também observar que quando o apóstolo Pedro pregou, em Atos 2. “… Os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil almas” (Atos 2.41). Os quais confessaram com sua própria boca “Que faremos, homens irmãos (v.37).
Quando o evangelista Filipe pregou ao povo de Samaria, homens e mulheres foram batizados, mas nenhuma criança o foi:
“Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres” (Atos 8.12).
À luz dos fatos escrituristico pré-citados todos eruditos mostram que o batismo infantil não foi uma instituição apostólica. Vejamos.
HARNACK, ao tratar do período pós “Não há traço seguro de batismo infantil na época; a fé pessoal é uma condição necessária.” (History of Dogma, Vol. I, pag. 20).
H. M. GWATKIN ? “Temos boa evidencia que o batismo infantil não é instituição direta do Senhor mesmo, nem dos Seus apóstolos. Não há traço dele em o Novo Testamento” (Early Church History to 313, Vol. I, pág. 250).
A. B. MCGIFFERT ? “Se as criancinhas foram batizadas na era apostólica, não temos meios de o determinar” (History os Chistianity im the Apostolic Age, pág. 543
GEORGE HODGE ? “Os recipientes do batismo parecem ter sido originalmente pessoas de vida madura. O mandamento. “Ide ensinai todas as nações e batizai-as”, e as duas condições, “Arrependei-vos e sede batizados”, e “O que crer e for batizado” “indicam adultos” (The Episcopal Church, Its Faith and Order, pág. 51).
LUTERO- “Não pode ser provado pelas sagradas Escrituras que o batismo infantil foi instituído por Cristo ou começado pelos cristãos prístinos depois dos apóstolos.”
ERASMO –“Em nenhum lugar dos escritores apostólicos está expresso que batizaram criancinhas”.
OLSHAUSEN-“Há totalmente em falta qualquer passagem com prova conclusiva para o batismo infantil no tempo dos apóstolos, nem pode para o mesmo haver qualquer necessidade e deduzir-se da natureza do batismo”.
GEORDE EDUARD STEITZ. SCHAFF. HERZOG ENCY. Art Bapt. ? “Não há nenhum traço de batismo infantil em o Novo Testamento”.
H. A. W. MEYER, TH. D. (chamado “o príncipe dos exegetas”). “O batismo das crianças, do qual não se acha traço em o Novo Testamento, não é para ser sustentado como ordenança apostólica...”
NEANDER- “O batismo, no princípio, foi administrado só a adultos, pois os homens estavam acostumados a conceber batismo e fé como estritamente ligados”. Não aparece qualquer razão para derivar-se o batismo infantil de uma instituição apostólica.
Porem, não devemos ocorrer no mesmo erro da tradição católica que crer que se as crianças não forem regeneradas para Deus através da graça do batismo mesmo que seus pais sejam cristãos ou infiéis elas nascem para o sofrimento e perdição eterna, e, ainda mais, ensinando pelo catolicismo que todas as crianças que morrem sem o batismo morrem pagas e daí estão destinadas por toda eternidade a viverem no “Limbo” essa palavra segundo a crença católica um lugar para onde vão as almas das crianças mortas sem o batismo, ou seja, pagas. Mas segundo a analise bíblica, pagão não significa morrer sem ser batizada, a palavra pagão é um termo que significa idolatra, diz-se de pessoas que adora e venera outro ser, em lugar de Deus, pagãs é todos aqueles que se prostra diante de uma imagem e lhe presta culto e lhe dirige orações, é isso que a bíblia chama de pagão. Porem quanto à questão das crianças Jesus já resolveu, observe a expressão, “Deixai vir os pequeninos, a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus” (Mt 19.14; Mc 10.14). Mas segundo o (Padre Vicente, SVD). No seu livro resposta da Bíblia às acusações dos “crentes” contra a
Mais segundo a análise bíblicas, pagãos não significa morrer sem ser batizado. A palavra pagã é um termo que significa idólatra. Diz-se de pessoas que adoram e veneram outro ser em lugar de Deus. Pagãs são todos aqueles que se prostram diante de uma imagem e lhe prestam culto, dirigem-lhe orações, é isso que a Bíblia chama de pagã. Porém quanto á questão das crianças Jesus já resolveu. Observe a expressão: “deixai vir os pequeninos a mim e não os impeçais porque dos tais é o reino de Deus”. (Mateus. 19.14; Marcos. 10. 14).
Em Mateus, (Mateus 3.1.2-6; Mateus 28.19; Marcos 16.16; João
4.1; Atos 9.17-18; 10.47; 16.30-33). João pregou o arrependimento e exigiu
frutos dignos do arrependimento daqueles que ele batizou. Arrependimento e fé são graças sincrônicas, inseparáveis. Na grande comissão Jesus engatou fé
com batismo (Marcos 16.16) e colocou ensinar antes de os batizar (Mateus 28.19).
A versão Revista Inglesa retamente traduz esta passagem para que se leia:
"Fazei discípulos de dotas as nações", em vez de "ensinai todas
as nações"; porque a palavra traduzida "ensinando" no verso
seguinte é diferente da palavra no verso 19, que esta traduzida por
"ensinai" na versão comum. Que os discípulos não se fazem por batismo
está evidente em João 4.1, que indica que tanto João como Jesus "fizeram e
batizaram discípulos". Em o Novo Testamento os discípulos foram primeiro “feitos”
segundo “batizados” e terceiro “ensinados aguardar todas as palavras do Senhor
Jesus, essa é a versão da grande comissão de Mateus e Marcos que mostra os
discípulos sendo feitos por meio da pregação do evangelho, fé nele, e batizados.
Portanto não resta dúvida, a Palavra de Deus é explícita quanto o batismo que somente aqueles bastante crescidos para ouvir e receber a Palavra de Deus devem ser batizados, então ficou claro que a exigência do Catolicismo para batizar crianças recém-nascidas é tudo em vão.
Portanto, é de fundamental importância o novo convertido ser instruído e ter total conhecimento sobre a doutrina do batismo, antes de passar por ele. E meditar nas palavras do apóstolo Paulo. “Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.” (Colossenses 2.8).
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