sábado, 2 de janeiro de 2021

O QUE NÃO É BATISMO COM ESPIRITO SANTO?

 

Adilson Francisco dos santos. Estudos apologéticos

O QUE NÃO É BATISMO COM ESPIRITO SANTO?

Hoje sabemos que há uma grande dificuldade para muitos entenderes o que é e o que não é o batismo com o Espirito Santo, esse assunto tem levado muitos cristãos a relegarem a referida experiência o corrida nos dias apostólicos, no dia de pentecostes na vida de quase 120 discípulos, que muitos tratam hoje como um evento histórico desnecessário para os dias atuais. Ao longo da historia da igreja cristã, muitos foram ás contradições doutrinaria acerca do batismo com o Espirito Santo. Muitos teólogos e até leigos no assunto desprezam as evidência bíblica e histórica da doutrina, alegando que o falar em outra língua foi apenas um fenômeno circunscrito ao período apostólico.

Por isso é necessário estudamos com toda atenção ás escrituras para discernimos o que é e o que não é o batismo com o Espirito Santo, e confrontar as declarações bíblicas com as antipentecostais.

Para muito quanto o que é o batismo como o Espirito Santo a uma concepção errônea, o batismo com o Espirito Santo não é o mesmo que a regeneração. Quanto á regeneração é o Espirito Santo quem realiza a obra da regeneração em nossa vida (João 3,5-8). É Ele quem transforma a vida do pecador, morto pelo o pecado e seus delitos (Efésios 2,1). No batismo com o Espirito Santo após a conversão o pecador é revestido do poder do alto, para uma vida vitoriosa: Na regeneração o pecador nasce de novo mediante a intervenção direta e instantânea do Espirito Santo. No batismo com o Espirito Santo. Jesus opera na vida do cristão, para que vença o pecado e mantenha a obra regeneradora do Espirito.

Aquele que confunde a obra regeneradora com o batismo do Espirito Santo desconhece profundamente o agir do Espirito Santo, a obra regeneradora do Espirito Santo é quando Ele transmite ao pecador uma nova vida, conforme o texto de segundo Coríntios 5,17, que diz, Quem está em Cristo nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Sabemos que após a conversão todos os salvos tem o Espirito Santo, e que o nosso corpo passa a ser o templo do Espírito Santo (João 20,22; I Coríntios 3,1-9). No momento da conversão nem todos os salvos são batizados com o Espirito Santo, mais todos são regenerados. Eles passam a viverem uma nova vida produzida pelo o Espirito Santo, essa passagem que segundo Coríntios 5,17, fala da experiência da salvação, que representa para o pecador, e não do batismo com o Espirito Santo, o pecador passa a viver uma nova vida, ou seja, seu novo modus vivendi, muitos interpreta erroneamente esse texto como o batismo com o Espirito Santo.

O batismo com o Espirito Santo não é o mesmo que salvação.  Porque isso seria uma concepção errônea. Porque os discípulos já eram batizados no dia de pentecostes, (Lucas 22,28; João 13,10; 15,3). Já tinham participado da santa ceia (Mateus 26,26-27). E sido enviados por Jesus para pregarem o evangelho, (Mateus 28,18,20). Eles já eram salvos; restava-lhes apenas espera o revestimento do poder do alto.

No ocorrido na casa de Cornélio, os cristão foram batizados no batismo com o Espirito Santo no mesmo dia em que receberam a Jesus; mais ante disso tiveram seus corações purificados pela fé em Jesus (Atos 15,8,9). Em Éfeso; havia discípulos que já tinha crido, mas que desconheciam a realidade do batismo com o Espirito Santo (Atos 19,1-6). Portanto a salvação e o batismo com o Espirito Santo são experiência distinta uma da outra.

O batismo com o Espirito Santo não é o mesmo que o batismo no corpo de Cristo. Muitos não compreendem devidamente o batismo com o Espirito Santo, por não fazerem uma exegese correta das escrituras I Coríntios 12,13, Pois todos nós formos batizados em um Espirito, formando um corpo, que Judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebidos de um Espirito, Paulo ainda escrevendo aos Gálatas diz, Pois todos vós, que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo, Gálatas 3,27, Paulo nestes textos não faz nenhuma referência ao batismo com o Espirito Santo, nem ao batismo em água, quanto a esse tema o teólogo William Menzies, explica que “nós somos batizados pelo o Espirito Santo em Cristo-isso é regeneração, novo nascimento”. Mas adiante ele acrescenta: “Nós somos batizados com o Espirito por Cristo-essa é a capacitação para servir e ministrar” Portanto ser batizado em Cristo é o ato de regeneração em seu corpo, a sua igreja, e não batizado com o Espirito Santo.

O batismo com o Espirito Santo não é o mesmo que Santificação. Embora o Espirito Santo promova a santificação na vida do cristão (Gálatas 5,16-18, 24-26). Isso nada tem a ver com o batismo com o Espirito Santo. A pessoa pode ser santificada e cheia do fruto do Espirito (Gálatas 5,22). E mesmo assim não ser batizada com o Espirito Santo. A santificação é paulatinamente cultivada e atua de maneira gradual em nossa vida, enquanto que o batismo com o Espirito Santo é um dom concedido por Deus; recebemo-lo de uma única vez, como está escrito, (Atos 10,45).

O batismo com o Espirito Santo não é o mesmo que Alegria. Quando o cristão sente que recebeu a salvação, ela traz grande alegria em seu ser, seu coração transborda de alegria (Romanos 14,17). Porém, sentir grande alegria ou emoção, não significa que o cristão tenha sido batizado com o espirito Santo, a alegria ou a emoção que o cristão sente é o resultado da salvação, (II Coríntios 2,2: 6,10).

O batismo com o Espirito Santo não é o mesmo que o perdão dos pecados. Os antagonistas do movimento pentecostal não aceita a distinção, pois entendem que as duas manifestações em Atos são a mesma, eles afirmam que o batismo com o Espirito Santo é recebido no ato da conversão, e ainda mais que do dia de pentecoste, não havia diferença entre os quase 120 discípulos reunidos no cenáculo e os quase três mil que se converteram naquela ocasião. Eles entendem que todas aquelas pessoas que ali estavam, ao receberem e aceitarem a mensagem de Pedro foram automaticamente batizadas com o Espirito Santo. Tal interpretação é inaceitável, porque quando olhamos o texto com atenção percebe-se logo a distinção entre os dois grupos que ali estavam. O primeiro, recebeu o “dom do Espirito” e falou em “outras línguas” enquanto que o segundo grupo ouviu a mensagem para o arrependimento dos pecados, pregada por Pedro que falou da promessa aos que cressem: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizados em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espirito Santo” (Atos 2,38). A mensagem foi essa, “Arrepende-se, e ser batizados em nome de Jesus Cristo para o perdão dos pecados”: E em seguida a promessa para quem cresse na mensagem era, “recebereis o dom do Espirito Santo”. E não que todos naquele momento foram batizados com o Espirito Santo. A bíblia é clara e diz: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor”, (Atos 3,19). Portanto em Atos 2,4, informa-nos que esta experiência podem ser simultâneas, mais com um, porém, distinta uma da outra, primeiro, os discípulos “foram cheios do Espirito Santo”, e depois “começaram a falar em outras línguas”.

Portanto ficou claro que regeneradora, salvação, Santificação, Alegria, perdão dos pecados, batismo no corpo de Cristo, não tem nada a ver com o batismo com o Espirito Santo.

 

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