quarta-feira, 24 de setembro de 2014

PERGUNTA E RESPOSTA: CONHECENDO O BATISMO NAS ÁGUAS, QUE É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA OS NOVOS CONVERTIDOS.

Adilson Francisco dos santos. Estudos Apologéticos.


PERGUNTA E RESPOSTA: CONHECENDO O BATISMO NAS ÁGUAS, QUE É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA OS NOVOS CONVERTIDOS. 


Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do filho, e do Espírito Santo. (Mateus 28.19). E disse-lhes, ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. (Marcos 16.15.16).


O batismo é o primeiro passo importante na vida de um novo convertido, o verdadeiro cristão deve conhecer o verdadeiro significado do batismo.

Como sabemos a palavra batismo é um vocábulo que vem do original grego “BAPTIZO” que significa “Mergulhar” ou “imergir”.

Segundo as Sagradas Escrituras o batismo simboliza a morte de uma vida de incredulidade e pecados e a exigência simbólica que a pessoa passa sob a água e ao emergir dela simboliza a ressurreição para uma vida nova.

SE O BATISMO É PARA ARREPENDIMENTO DE PECADO, PORQUE JESUS SE BATIZOU, TINHA ELE PECADO?

Essa pergunta não só existe no meio dos incrédulos, mais também no meio dos novos convertidos que é de fundamental importância para o estudante da palavra de Deus esclarecer, se o batismo é para o arrependimento de pecados, como o tópico indica, porque Jesus se submeteu a tal ritual se ele não tinha pecado, e por tal dúvida muitos novos convertidos passam a duvidar do valor do batismo nas águas por imersão, e daí ficam com a ideia se é Cristo quem salva mediante a fé somente ele, e não a Igreja através de cerimônias.

Resposta- João Batista introduziu o batismo do arrependimento, ligado ao conceito de remissão dos pecados (Mateus 3.1-6; Marcos 1.4-5). O próprio Jesus foi batizado por João (Mateus 3.13-17). Não que Ele precisasse de arrependimento, ou ser perdoado de algum pecado.

É explicito que Jesus como Deus, puro e santo não tinha necessidade de ser batizado. Jesus não tinha qualquer tipo de pecado a confessar, como está escrito “Quem dentre vós me convence de pecado”? (Jo 8.46). Embora fosse essa a principal condição para alguém ser batizado, sabemos que Jesus não tinha do que se arrepender e nem pecado a confessar. Jesus nasceu para ser o grande exemplo de obediência e pregar o que se vive e viver o que se prega. Esse sempre foi o melhor método para se obter credibilidade e conquistar os pecadores, por isso, já se explica o ato da submissão de Jesus ao batismo nas águas, Ele evidenciou sua identificação com a humanidade.

A Bíblia é clara e mostra que Jesus reconheceu que não necessitava de arrependimento, mais se submeteu ao batismo para que se cumprir-se toda justiça de Deus. (Mateus 3.15). E ainda mais como o determinaria o batismo para seus discípulos. Se Ele mesmo se negasse ao batismo, como Ele poderia da exemplo para os Seus novos discípulos que viria se converter em todas as épocas depois de sua ascensão, aos céus. Por isso às escrituras mostra que Ele tinha que identificar-se com o seu povo. (2 Co. 5.21). Não que tivesse pecado. Por isso é de fundamental importância o batismo.

O batismo nas águas é muito importante, observe que João ao recusar o pedido de Jesus dizendo, eu careço de ser batizado por ti, e vens Tu a mim? (Mateus 3.14). Com tal expressão entendemos claramente que João estava dizendo ser o Salvador prefeito, imaculado, sem pecado vem a mim que sou pecador para ser batizado, então porque recusaria eu a determinação divina, com isso, João mostrou a importância do batismo.

O batismo nas águas faz parte do ministério de Jesus que antes de subir aos céus deu uma ordem aos seus discípulos, “... Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”, quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. (Marcos 16.15.16).

MAIS ALGUNS DIZ QUE O BATISMO É PARA TODOS AQUELES QUE CREEM, E SEM ELE NÃO HAVERÁ SALVAÇÃO?

Isso é uma base dos Israelitas da Nova Aliança que ensina que o Tevilah, ou seja o batismo nas águas salva.

Resposta- O batismo nas águas não salva, porque ele em si mesmo não ter nenhum poder para salvar, porém a Igreja foi estabelecida essa prática, para que o novo convertido torne-se membro do corpo de Cristo, e passe a participar da ceia do Senhor, nos não batizamos os novos convertido para eles serem salvos, mais sim porque eles já são salvos, a salvação é pela fé em Jesus Cristo, como está escrito (Gálatas 2.16; Efésios 2.2-10; Tito 3.5). Portanto, não podemos dizer que o rito seja essencial para a salvação. Mas podemos insistir que seja essencial para a integral obediência a Cristo. Essa prática é o primeiro ato que o novo convertido faz. Observe que Os apóstolos continuaram a administrar o batismo nas águas como um rito de iniciação ao reino messiânico, as Escrituras mostra que o primeiro passo na conversão é o batismo nas águas, observe os 3.000 no pentecoste, (At 3.41), os samaritanos, (At 8.12), o Eunuco (At 8.38), Saulo (At 9.18; 22.16), Cornélio (At 10.47), Lídia (At 16.15), o Carcereiro (At 16.33) e os doze homens em Éfeso (At 19.5-7). O batismo nas águas é um sinal de iniciação que indica o relacionamento do cristão com Cristo. No livro de Atos dos Apóstolos colhemos o registro que a conversão e o batismo foram considerados como o lado interior e exterior da mesma experiência, o relato mais completo de um batismo no Novo Testamento, é o do Eunuco, (At 8.26-38), observe que o texto diz que o Eunuco estava lendo a passagem da escritura profética em Is 53, a quem se refere o profeta, perguntou ele a Filipe, com isto deu a Filipe a oportunidade que queria e começando por esta passagem da escritura onde melhor poderia começar anunciou-lhe a Jesus. Cremos com certeza absoluta que ouve referencia a cerca do batismo nas águas na sua convenção porque quando se aproximaram de um local onde havia água o Eunuco perguntou, eis aqui água, que impede que eu seja batizado? Porem respondeu Filipe é licito se crês de todo coração, ele respondeu a Filipe creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus, então pararam o carro e ambos desceram a água e Filipe o batizou. O batismo nas águas acompanha a proclamação do evangelho desde o inicio, esse rito é usado no Novo Testamento para indicar que o cristão se dedica plenamente a Jesus (At 2.38-41) ao entrar na água batismal em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (Mt 28.19). O cristão demonstra publicamente sua fé Diante da igreja e do mundo. Com o batismo o cristão torna-se discípulo de Jesus e passa a viver uma nova vida, observe em (At. 2.38). O batismo é um sinal que mostra que o novo convertido morreu para o mundo e todos seus prazerem, e o nasceu para Deus com uma vida nova. Quando os ouvintes de Pedro clamaram que faremos, ele porem lhes respondeu que se arrependesse de seus pecados e fossem batizados em nome de Jesus para perdão dos pecados e recebereis o Dom do Espírito Santo, note que Pedro indicou que batismo fala de perdão e do Dom do Espírito Santo. Mais e a palavra “Perdão dos pecados” Sim o texto está dizendo batizado em Jesus e perdoado em Jesus, para recebereis o Dom do Espírito Santo.


SERÁ QUE É NECESSÁRIO SER BATIZADO?

Resposta- O batismo nas águas e uma das doutrinas que Jesus deixou aos seus discípulos, “Crê e ser batizado” (Mc 16.16).

Devemos, porém seguir seu exemplo. O batismo nas águas garante a presença permanente do Espírito Santo, como Selo de Deus testificando que aquele que o recebe esta seguro em Cristo para sempre. (1 Co 12.13; Ef 1.13). Fundamentalmente o batismo nas águas significa o sinal e o Selo da união inicial com Cristo na sua morte, sepultamento e ressurreição, (Rm 6.34; Cl 2.12). Receber o sinal do batismo com Fé assegura aos que são batizados que o Dom divino da nova vida em Cristo lhe é dado gratuitamente, ao mesmo tempo nos encarregar de viver de modo novo como discípulos de Jesus.

O batismo nas águas proclama que aqueles que estão unidos com Cristo morreram para o pecado (Rm 6.11). E se despiram do velho homem (Rm 6.6). Por isso que aquele que crê em Jesus e na mensagem do evangelho deve ser batizado nas águas, este ato representa o compromisso que assumiram de renunciar a imoralidade do mundo e a sua própria natureza pecaminosa.

O batismo é um elemento importante na nova aliança, é uma ordenança (Mt 28.19). Por isso, que o cristão deve conhecer as sete características fundamentais do batismo e o que elas representam:

1ª - O batismo nas águas significa que o cristão passou a pertencer a Cristo, e compartilha da sua vida, do seu Espírito e da sua filiação com Deus (Rm 8.14-17; Gl 3.26.27; 4.7).

2ª - O batismo nas águas é a resposta do cristão ao que Jesus fez por ele para ser valido deve ser precedido de arrependimento (At 2.38). E de fé pessoal em Cristo (Cl 2.12).

3ª - O batismo nas águas quando praticado com um coração sincero com fé e dedicação Ele permite que o cristão tenha uma consciência limpa diante de Deus (1 Pe 3.21).

4ª - O batismo nas águas é um sinal e testemunho exterior do recebimento de Cristo como Senhor e Salvador e da remoção total dos pecados pela lavagem espiritual. (Tt 3.5).

5ª - O batismo nas águas representa a união entre o cristão e Jesus na sua morte sepultamento e ressurreição (Rm 6.3-5).

6ª - O batismo nas águas significa o fim de uma vida de pecado (Rm 6.2). E o inicio de uma nova vida em Cristo (Rm 6.11). Por isso o batismo nas águas iniciou o compromisso de se virar as costas para o mundo e a tudo quanto é mal (Rm 6.13). É o compromisso de viver uma nova vida no Espírito Santo.

7ª - O batismo quando efetuado em nome do Pai, ele indica que aquele que foi batizado aceita de coração e com toda sua alma, Deus como o único e Soberano Criador de todas as coisas (Sl 83.18; Is 43.10; Hebreus 6.13). Em nome do Filho significa que o cristão reconhece a Jesus como o único meio de salvação proporcionado por Deus (At 4.12). Em nome do espírito Santo significa que o cristão reconhece o Espírito Santo como único consolador enviado da parte de Deus para consolar os crentes, (Jo 14.16), e ajudar a executar seus propósitos (Jo 14.26).
  

POSSO EU COMO NOVO CRISTÃO SER BATIZADO POR ASPERSÃO?

Resposta- É obvio que não, porque como já falamos a palavra batismo é simplesmente uma palavra oriunda do Grego, “Baptizo” que significa “imergir” ou “mergulhar.” Por isso a única definição como forma de batismo bíblico é a completa imersão nas águas. Ou seja, o corpo todo imergido. Por isso João Batista escolheu um lugar particular no Rio Jordão para batizar todos aqueles que vinham a ele, Porque ali havia muitas águas o suficiente para submergir completamente as pessoas (João 3.23). E não o batismo por aspersão, que só molha uma parte do corpo.

O batismo significa tanto e é o marco mais importante na vida do cristão é um passo que se deve temer embora a decisão de ser batizado não deva ser tomado levianamente, sem sombra de duvida o batismo nas águas é a decisão mais seria que se possa tomar. Por isso deve ter um bom preparo, como Jesus falou, “Fazei o discípulo” “Batizar o discípulo” “E Ensinar o discípulo” (Mt 28.19.20).

O batismo não é uma decisão a ser dado sobre pressão, ele é um assunto entre a pessoa e Deus, é uma decisão particular (Rm 14.12). O batismo é para todos que professam sua fé em Cristo, que nasceram de novo e receberam o Espírito Santo, após o batismo o cristão deve ter uma vida santificada por mais poderosa que seja a experiência, ele deve viver em oração e testemunho, essa formula significa o relacionamento da aliança que o batismo formalmente confere com as três pessoas da Trindade. Jesus fez do batismo a entrada para o seu reino espiritual e para tirar qualquer dúvida da mente humana. Ele reforçou sua ordem com seu próprio exemplo, que maior evidencia sobre a importância do batismo poderá um cristão que tem a consciência pura pedir é sempre seguro seguir os passos de Jesus se descermos as águas batismal lá o encontraremos e receberemos as bênçãos, isto é, do Pai, do Filho e do Espírito Santo, pelo batismo tomamos o nome de Jesus e somos chamados cristãos. Porem quanto o batismo o novo convertido deverá ser preparado pelo o pastor da Igreja, que ensinará que haverá uma regra necessária, antes do batismo, o pastor deve ensina primeiro ao novo convertido ele observar os requisitos que acompanha o batismo. Vejamos.

1 – É preciso crer em Jesus após ter ouvido o evangelho, (Mc 16.16).

2 – É preciso passar pela experiência do arrependimento (At 2.38).

3 - É preciso tornar-se discípulo de Jesus (Mt 28.19).

4 – É preciso passar no processo da conversão, assim como o apóstolo Paulo passou no caminho de Damasco (At 9.3-18).

5 – É preciso que a pessoa tenha passado no processo da consagração (1 Pe 3.21).

6 – É preciso profissão de fé em Jesus Cristo (At 8.37).

7 – É preciso de oração (At 22.16).

O batismo exige todos esses requisitos para depois a pessoa ser batizada, contudo a pessoa deve passar pela experiência do evangelho antes de passar pelas águas, antes de tudo é preciso o discípulo conhecer seu mestre e seus ensinos, é muito importante que o discípulo conheça primeiramente a doutrina do seu Senhor antes de ser batizado, este é um dos motivos que leva a Igreja de Cristo ensinar e estruturar os novos convertidos antes de batizá-los, porque só assim eles podem entender o real significado do batismo, portanto, é só a partir do momento em que a pessoa ser converte genuinamente a Cristo, que ela está habilitada a ser batizada. Porque segundo a Bíblia, o batismo é uma grande responsabilidade, que o novo convertido terá de viver. O batismo e seus requisitos é uma responsabilidade do novo convertido, porem, é algo que os pais não poderão fazer por eles, pois a salvação é individual. (Dt 24.16; 2 Rs 14.6; Ez 18.20; Rm 14.12).

EU COMO NOVO CRISTÃO EM CRISTO, POSSO BATIZAR MINHA CRIANÇA?

Resposta- Não existe na Bíblia um caso sequer de batismo infantil. As crianças nascem inocentes e Satanás não tem poder para tentá-las até que se tornem responsáveis, pelos seus próprios atos, elas não têm capacidade de amar ou de aborrecer a Deus, é obvio que as crianças não praticam tais atos. Porem, não devemos ocorrer no mesmo erro da tradição católica que crer que se as crianças não forem regeneradas para deus através da graça do batismo mesmo que seus pais sejam cristãos ou infiéis elas nascem para o sofrimento e perdição eterna, e, ainda mais, ensinando que todas as crianças que morrem sem o batismo morrem pagas e daí estão destinadas por toda eternidade a viverem no “Limbo” essa palavra segundo a crença católica um lugar para onde vão as almas das crianças mortas sem o batismo, ou seja, pagas. Mas segundo a analise bíblia, pagão não significa morrer sem ser batizadas, a palavra pagão é um termo que significa idolatra, diz-se de pessoas que adora e venera outro ser, em lugar de Deus, pagas é todos aqueles que se prostra diante de uma imagem e lhe presta culto e lhe dirige orações, é isso que a bíblia chama de pagão. Porem quanto à questão das crianças Jesus já resolveu, observe a expressão, “Deixai vir os pequeninos, a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus” (Mt 19.14; Mc 10.14). Mas segundo o (Padre Vicente, SVD). No seu livro resposta da Bíblia às acusações dos “crentes” contra a Igreja católica na (pág.7). Para apoiar sua tese sobre o batismo infantil cita o texto de (1 Co 10.2). Que mostra que os israelitas foram batizados, em Moisés na nuvem e no mar, e diz que nesse meio estavam as crianças, isso é apenas uma interpretação errônea da parte dele, quando Paulo diz que os israelitas foram batizados em Moisés na nuvem e no mar, com isso ele quis dizer que os israelitas foram colocados sobre o controle e direção de Moises, da mesma forma quando o cristão é submetido ao batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ele fica sobre o controle e direção de Jesus. Porem está claro que as crianças são inocentes e não tem responsabilidade alguma diante de Deus. Por isso, o batismo é apenas para todos que já tem idade suficiente para tomar a decisão certa de servir a Deus, ou não, portanto, é de fundamental importância o novo convertido ser instruído e ter total conhecimento sobre a doutrina do batismo, antes de passar por ele.

SE JESUS DEU UMA ORDENANÇA EM MATEUS IDE E BATIZAI “EM NOME DO PAI. EM NOME DO FILHO E EM NOME DO ESPÍRITO SANTO” (MATEUS 28.19). PORQUE EM ATOS OS DISCÍPULOS BATIZAVAM EM NOME DE JESUS (ATOS 2.38; 8.16; 10.48; 19.5)?

Resposta- Os adeptos da seita unicista só batizam em nome de Jesus, isso é um desvio da palavra de Deus. A fórmula determinada pelo próprio Jesus foi “IDE E BATIZAI. EM NOME DO PAI. EM NOME DO FILHO E EM NOME DO ESPÍRITO SANTO” (Mt 28.19).

Os unicistas usam a interpretação fora da Hermenêutica, eles apelam para quatro passagens do livro de Atos dos Apóstolos que fazem menção do batismo em nome de Jesus (At 2.38; 8.16; 10.48; 19.5). Mais devemos observar que há uma incoerência dessa doutrina unicista é que essas passagens Bíblicas não tratam da fórmula batismal estabelecida por Jesus em (Mateus 20.19).

A prova disso é que em atos 2.38 diz: “Em nome de Jesus Cristo”; 8.16: “Em nome do Senhor Jesus”; 10.48: “Em nome de Jesus Cristo”; 19.5; “Em nome do Senhor Jesus”. Se elas revelassem a fórmula batismal, seriam iguais, pois a fórmula é padronizada. Aquelas pessoas eram batizadas na autoridade do nome de Jesus.

Dessas quatro passagens realmente não se pode chegar à conclusão de que se deve batizar somente em nome de Jesus. Mesmo que o texto de Mateus 28.19, não existisse, tal interpretação traria muita confusão. Afinal, qual é a forma correta de se batizar? “Em nome de Jesus Cristo”? (At 2.38; 10.48), ou “em nome do Senhor Jesus”? (At 8.16; 19.5).

A expressão “Em nome de Jesus”, especificamente, não existe em nenhuma passagem. E será que não é importante citar “Cristo” ou o “Senhor”? (ver Ec 3.14). Alguns foram batizados de um jeito. Outros, de forma diferente. A Bíblia diz que negar o Pai e o Filho traz a condenação (1 Jo 2.22.23).

Sem dúvida, as quatro passagens referidas acima não tratam da “fórmula” usada pelos apóstolos ao realizar o batismo, mas sim da autoridade com que realizavam o batismo. Naturalmente, essa autoridade é do Senhor Jesus Cristo.

Jesus foi crucificado como impostor, perturbador da paz e inimigo do povo. A divindade de Jesus não foi aceita pelo povo judeu, por isso os discípulos deixaram claro que o batismo por eles realizado era por ordem de Jesus, e sob Sua autoridade. Portanto, era fundamental para o estabelecimento do cristianismo no mundo que as pessoas aceitassem a Cristo como Filho de Deus.

Leia com bastante atenção Mt 7.21-23. O nome de Jesus é muito importante, no entanto, mais importante que o nome é o próprio Jesus. Que disse: “Batizai em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19). Se Jesus deu essa formula, quem é William Marrion Branham do Tabernáculo da Fé, que é Voz da Verdade, quem é Witness Lee, da igreja local, quem é Sabélio, quem é John G. Scheppe Unicista, quem é Ricardo Nicotra,
para dizerem ou ensinarem diferentes.

A oração, nós a fazemos “Em nome de Jesus”, pois essa foi a formula e a ordem estabelecida por ele: “Se pedirdes alguma coisa em Meu nome, Eu a farei” (João 14.14). E não somente a oração que deve se feita Em nome de Jesus, mais expulsar demônios, curar os enfermos, limpar os leprosos, e ressuscitar os mortos, (Mt 10.8; Mc 16.17). Fazer sinais e maravilhas (At 4.30). Morrer por ele (At 21.13). Por seu nome devemos buscar a fé, nos fortalecer, e buscar nossa saúde (At 3.16). Mais quanto a formula do batismo foi diferente. “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, (Mt 28.19). E não somente “Em nome de Jesus”, se em estivesse escrito assim: “Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os, “só em Meu nome.” Mais como não está escrito dessa forma, então preferimos ficar com o que ordena a Palavra de Deus. “Batizai em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19).

CONCLUSÃO


Acreditamos na ordenação do batismo nas águas, pela imersão, depois do arrependimento. Através da imposição das mãos, com oração, o novo convertido recebe o Espírito Santo e torna-se parte do Corpo espiritual de Jesus Cristo (Mt 3.13, 16; Mc 16.15.16; Lc 3.23; Jo 3.23; At 2.38; 3.19; 8.14-17; 19.5-6; 1 Co 12.13).

 Para o Cristão, a ordenança do batismo é muito importante. Como vimos, Porque lembra à morte, o funeral, e a ressurreição de Cristo, no batismo o novo cristão é associado à “morte” e “ressurreição” e ao sai da sepultura, ou seja, das “águas” ele deve andar em novidade de vida, como ensinamos (Rm 6.3-6; Cl 2.12-13). O simbolismo do batismo é inerente a promessa da ressurreição futura do cristão para o Reino de Deus. O novo filho de Deus perdoado na sua convenção levanta-se da água do batismo para viver uma nova vida em Cristo. 

Aprendemos que o batismo é um reconhecimento externo das intenções internas do crente, de entregar e submeter a sua vida a Deus e ao Seu caminho (Ef 4.20-24).

Aprendemos que o batismo é uma ordenança nas sagradas Escrituras, que deve ser precedido pela fé e arrependimento (At 2.37-38; Mc 16.16). Também aprendemos que o batismo é um símbolo que demonstra o desejo de “enterrar a vida velha” e o reconhecimento que pertencemos à família de Cristo. Aprendemos que o batismo é de suprema importância. É um compromisso total com Jesus Cristo e Deus Pai (Lc 14.25-33, Cl 2.12). No batismo desposamos a vida velha e pecaminosa (Romanos 6.11). Aprendemos também, que só se devem batizar pessoas que são suficientemente maduras para entender a responsabilidade e compromisso de vida que o batismo o outorga. Aprendemos que a Bíblia não dá nenhuma indicação de que o batismo é apropriado para crianças. Porque autoridade que Jesus deu a Seus discípulos para batizar inclui só os novos convertidos crentes, com idade suficiente, para serem batizados (Mt 28.18-20; Mc 16.15.16; Lc 3.23; Jo 3.23; At 2.38; 3.19; 8.14-17; 19.5-6 ). Aprendemos que o batismo é seguido pela oração de um pastor (ou mais que um). Que são verdadeiramente designados por Deus. Para efetuar tal ato. Porque isso é uma viva demonstração que Deus age através deles. E que eles estão à frente da Igreja cooperando com o ministério fiel que Cristo estabeleceu. Aprendemos que o batismo nas águas faz parte do processo pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo de Deus (At 2.38; 3.19; 8.14-18; 2 Tm 1.6, Hb 6.1-2). Aprendemos que através do batismo o novo convertido é colocado no Corpo espiritual de Cristo (1 Cr 12.12-13), trazendo alegria aos céus (Lc 15.7). Aprendemos que o batismo é uma demonstração que aquele que se arrependeu está disposto a atender o chamado divino, de Deus (Jo 6.54-58). Portanto ficou claro que o novo convertido deve ser batizado para receber o dom do Espírito Santo, (At 2.38). Que os capacita para viver uma vida transformada sobre sua proteção.
















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11 comentários:

  1. Mateus 28 19 também não se trata de formula batismal, se fosse formula obrigatória ou padrão, deveria estar registrado nos demais evangelhos sinóticos (Marcos e Lucas) mas não é o que encontramos.

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  2. A igreja primitiva batizavam em nome de Jesus Cristo em conformidade com Colossenses 3 17 fazer tudo em nome de Jesus Cristo, Senhor Jesus ou em nome de Jesus o Nazareno mas não por se tratar de uma formula

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  3. A igreja primitiva batizavam em nome de Jesus Cristo em conformidade com Colossenses 3 17 fazer tudo em nome de Jesus Cristo, Senhor Jesus ou em nome de Jesus o Nazareno mas não por se tratar de uma formula

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  4. Mateus 28 19 também não se trata de formula batismal, se fosse formula obrigatória ou padrão, deveria estar registrado nos demais evangelhos sinóticos (Marcos e Lucas) mas não é o que encontramos.

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  5. Aprendi bastante com este texto meu irmão, uma ótima orientação sobre o batismo.Deus seja com cada um de nós.

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  6. SÓ DEVIA ESTUDAR MAIS, SOBRE A TRADIÇÃO CATÓLICA! MAS DO RESTO SABE ALGUMA COISA.

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  7. Jesus te abençoe muito mais, adorei o estudo

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  8. Paz do Senhor Jesus.
    Simplesmente maravilho esse estudo.
    Bastante esclarecedor!!.
    Parabéns.

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  9. Benção de Deus para nossas vidas!🙌🙌

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  10. A paz do Senhor sempre estarei aqui em nome de Jesus para revelar o que o Espirito Santo no inspira, mande suas dúvidas que aqui tiramos.

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