Adilson Francisco
dos santos. Estudos Apologéticos.
SERÁ QUE HÁ RESPALDO BÍBLICO, PARA AS MULHERES ASSUMIREM CARGO MINISTERIAL NA IGREJA DE CRISTO, COMO PASTORA, BISPA, DIACONISA, PRESBÍTERA, ANCIÃO, COOPERADORA E MISSIONÁRIA?
Para muitos os tempos mudaram.
Sim. Mas, para os fies autêntico de Cristo os tempos não mudam, temos a Palavra
de Cristo que não muda? Porque ele é “O mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”. (Hebreus 13.8).
“Porque eu, o SENHOR, não mudo”. (Malaquias 3.8).
“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”. (Tiago 1.17).
Irmão não podemos nos deixar levar em redor por ventos
de doutrinas, como falou o apóstolo Paulo. “Para que
não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de
doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.”
(Efésios 4.14). “Tende cuidado, para que ninguém vos
faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos
homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”. (Colossenses
2.8). É a Palavra de Cristo que está
eternamente fixa no céu que está em vigor; e não dogmas e estatutos criados por
homens sem nenhum compromisso com Deus.
Ao falar do lugar da mulher na
igreja, não estou falando do lugar dela no servir á Deus como membro da igreja,
mais sim de exercer lugar no ministério, logo nossa discussão terá que ver com
mais detalhe bíblico se á respaldo bíblico das mulheres exercerem ministério nas
igrejas.
Meu assunto implica uma verdade que precisa de ênfase. Essa verdade é se há um lugar para as mulheres exercer ministério na igreja. Algumas vezes minha oposição é sobre as usurpações inescrituristicas pelas mulheres como ministras de ministérios para criar a impressão que a mulher tem lugar no ministério da igreja de Cristo, o que está longe de ser verdade. Elas têm um lugar muito importante, mais não como ministra? Porque tantas vezes elas têm estado muitíssimo mais preocupadas em tentar tomar o lugar do homem do que ocupar o seu próprio divinamente lhes dado por Deus. A glória da mulher achar-se-á na sua própria esfera. Seu vexame ocorre quando ela sai dessa esfera. Para assumir aquilo que Deus não lhes outorgou.
A onde é que está escrito nos ensinamentos de Cristo que ele designou uma mulher na sua igreja, como pastora, bispa, diaconisa, presbítera, ancião, cooperadora, missionária, etc. E se Jesus estivesse designado mulheres para assumirem ministério na sua igreja, não tinha ninguém melhor do que sua mãe Maria para exerce tal cargo. A bíblia diz que todos os apóstolos eram casados. “Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?” (I Coríntios 9.5). Mais a onde é que está escrito que as mulheres deles eram pastora, bispa, diaconisa, presbítera, ancião, cooperadora, missionária, irmão essa doutrina de mulher assumir posição no ministério é apenas dogma criado por homens que não faz parte da igreja de Cristo. A igreja de Cristo é constituída de apóstolos, profetas, evangelistas, pastores bispo, diácono, ancião e doutores, como está escrito. “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.” (Atos 20.28). E quanto ele separa para o ministério quem preenche o cargo é homem. “E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.” (Atos 13.2). Na eleição para assumir o lugar de Judas foi Matias que assumiu (Atos 123-26). E não pastora bispa, diaconisa, presbítera, ancião, cooperadora e missionária. “Cada um fique no lugar em que foi chamado.” (I Coríntios 7.24).
Irmão essa coisa de mulher ter o mesmo direito que o homem, foi criado por constituição por leis de homens políticos e não por Cristo. O ministério de Cristo só foi e é constituído por homens, não que Jesus fosse marxista ou preconceituoso como alguns queira insinuar, veja que ele próprio foi quem fez a escolha daqueles que ia assumir posição no seu ministério.
E, CHAMANDO os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. (Mateus 10.1).
E subiu ao monte, e chamou para si os que ele
quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a
pregar, (Marcos 3.13.14).
E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos: (Lucas 6.12.13).
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, (Efésios 4.11).
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (II Timóteo 2.15).
Não existe na bíblia diaconisa como alguns interpretam baseado no texto de Romanos que diz. “Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia”. (Romanos 16.1). Jesus, no seu ministério terreno, teve auxiliares mulheres, eram mulheres santas, que o serviram, como no caso de Marta (João 12.2). As mulheres também auxiliaram os apóstolos, como Paulo fez questão de mencionar (Filipenses 4.2.3). Mas Jesus nunca as nomeou para exercer lugar no santo ministério. O apóstolo Paulo que foi constituído por Deus, pregador, apóstolo, e doutor. (II Timóteo 1.11). O maior expoente como obreiro do Senhor, nunca nomeou, nunca separou e nem ordenou Diaconisa, pastoras, episcopisas, apóstolas, bispas etc, Paulo tinha um carinho muito grande em destacar as mulheres em suas epistolas, cujos nomes estão eternizado por causa do dedicado e amoroso desempenho delas no serviço do Senhor (Filipenses 4.2.3; I Timóteo 3.11). Basta um exame mais profundo para se concluir que os pastores político destorce o texto para dá ênfase as mulheres no ministério da igreja, demorado erudito, imparcial e sem idéias preconcebidas do contexto, para se ver que não se trata de diaconisas. No caso tão citado por aqueles que querem por fim dá força colocar mulheres no ministério, citando o caso de Febe (Romanos 16.1). A expressão “A qual serve á igreja” (literalmente “A qual exerce o diaconato”. Sua construção frasal no texto original está no masculino.
Vamos falar um pouco sobre o significado da palavra Diácono.
“Diácono” é a transliteração do grego diakonos. A forma verbal da palavra
“diakonein” Significa originalmente “servir a
mesa” (veja Lucas 17.8; João 12.2). O verbo grego para servir diakonein é de
onde vem o termo diácono, também significar servo ou mensageiro, já o termo
diakonia, significa “ministério” ou “serviço” essa palavra é usada em (Atos
6.1.4). Tanto no ministério cotidiano como no ministério da palavra, os dois
serviços têm o mesmo valor.
A palavra diakonos é usada num sentido geral referindo-se aos pregadores. O apóstolo Paulo falando a Timóteo: Expondo estas coisas aos irmãos, será bom ministro [diakonos], de Cristo (I Timóteo 4.6; Efésios 6.21; Colossenses 1.7). Portanto no sentido da palavra, o pregador é um “diácono”. Num sentido muito amplo a palavra diácono, se refere a um grupo especial de homens (Filipenses 1.1). Que são qualificados para preenche uma determinada função (I Timóteo 3.8-13). Esses homens cumprem uma determinada responsabilidade (I Timóteo 3.10).
A palavra diácono vem com uma ocupação de um cargo, uma execução de um trabalho, quando a bíblia mostra claramente a expressão “exercer o diaconato” (I Timóteo 3.10-13). Isso é “desempenhar o diaconato” “servir o diaconato” “Ordenar ou instruir um homem ao diaconato”. Portanto das mulheres assumirem tal função a bíblia não lhes dá nenhum apoio.
É claro que a Bíblia revela o nome de muitas mulheres escolhidas por Deus para executar sua missão no lugar em que fora chamada e não para exerce um cargo ministerial como muitas igrejas fazem e ensina por ai. Por exemplo. Joquebede, ao preservar seu filho Moises da fúria de Faraó (Ex 2.2). Abigail que salvou o marido Nabal da fúria do rei Davi com provisões de alimento para ele e seus homens, incluindo 200 pastas de figo (1 Sm 25; 27.3; 30.5; 2 Sm 2.2). Ana. Que Durante sua visita anual ao tabernáculo em Silo, orou por um filho e jurou dedicar qualquer filho que tivesse ao serviço de Deus. Quando Deus lhe deu a dádiva de ter um filho, Samuel, ela esperou até ele estar desmamado e então o deu a Eli para servir no tabernáculo. Todos os anos Ana levava uma veste a Samuel. Como resultado das preces de Eli Ana teve cinco outros filhos (1 Sm 1.2). Débora. Mulher de Lapidote, ama de Rebeca (Gn 35.8). Débora foi uma profetiza que julgava a Israel debaixo das palmeiras do monte Efraim (Jz 4.5). Os seus dons proféticos lhe deram grande influência num tempo de desespero e confusão (Jz 4.6-14; 5.7). Sendo, realmente, uma verdadeira “mãe de Israel”. Ela aparece entre os mais bem-sucedidos juízes de Israel (e a única mulher a ocupar esse cargo). Ela nomeou como seu comandante a Baraque, que derrotou os filisteus, trazendo um período de quarenta anos de liberdade do domínio estrangeiro (Jz 4.5). Dorcas. Uma viúva cristã que morava em Jope, "notável pelas boas obras e esmolas que fazia". Quando ela adoeceu e faleceu, suas, amigas mandaram chamar a Pedro. Assim que este chegou, as viúvas o cercaram, chorando e mostrando as roupas que Dorcas fizera para elas. Após orar. Pedro fez Dorcas reviver (At 9.36-43). Ester. Judia, filha de Abiail, uma linda jovem, cresceu em Susã, capital da Pércia. Seus pais morreram quando era ainda pequenina. Foi adotada pelo seu primo Mordoqueu. Foi eleita e coroada rainha com o maior esplendor escolhida a ser Rainha pelo Rei Assuero, onde mais tarde tornou-se sua esposa, o que possibilitou o livramento da nação hebraica de ser aniquilada depois do cativeiro babilônico. Apareceu 40 anos depois da reedificação do templo e 30 anos antes da reedificação do muro de Jerusalém. Sua vida muito contribuiu para a vinda do messias, sem ela, com certeza a nação hebraica pereceria e o 500 anos antes da vinda de Cristo. Seu principal tema era defender a libertação dos Judeus. Ester não somente era formosa, mas sábia. Admiramo-lá não só pelo seu patriotismo e bravura. Ester foi uma Mulher Decidida (Et. 4.14-16). Beleza (Et.2.7). Abnegação e heroísmo (Et.4.16). Tato (Et.5.8). Coragem (Et. 7.6). Patriotismo (Et. 8.3-6). Mical. Foi á filha caçula do rei Saul e a primeira esposa de Davi. Ela salvou a vida de Davi quando Saul tentou matá-lo (1 Sm 19.11.12). Miriã. Era irmã de Moisés e de Arão. Quando criança, ela ajudou a mãe a esconder o irmãozinho e ficou vigiando até ele ser salvo. Quando adulta, ela foi uma profetiza (Êx 2.4; 15.20.21). Priscila. Seis das sete vezes em que Priscila é mencionada no Novo Testamento, o seu nome aparece em destaque, por esse motivo chegou-se à conclusão que Priscila foi excepcional de alguma forma. Ela e seu marido convidaram Apolo para falar em seu lar quando moravam em Éfeso. Paulo dava muito valor a Priscila e Áquila, chamando-os de “cooperadores em Cristo” que arriscaram suas vidas por ele e a quem todas as igrejas gentias deviam gratidão (At 18; Rm 16.3; 1 Cor 16.19; 2 Tm 4.19). Raquel. Filha de Labão a quem Jacó trabalhou quatorze anos a fim de poder casar-se com ela, aqual gerou seus filhos José e Benjamim (Gn 29-30; 35.18-20). Rute. Mulher Moabita, casou-se com um dos filhos de Noemi, Malom ,Cuja Família era israelita, onde adotara Javé por seu Deus e torna-se merecedora do favor divino. Seu esposo morreu, e Rute decidiu ir embora de seu país Moabe, e acompanhou Noemi a sua terra Natal em Belém. (Rt 1.16-22) .Uma mulher Constante, piedosa (Rt 1.16). Trabalhadeira (Rt 2.6.7.23). Obediente (Rt 3.5). Mulher sem mancha (Rt. 3.11). Sara. Esposa de Abraão, o pai da raça hebraica. Foi mãe aos 90 anos, o Anjo de Deus, que conversava com Abraão, anunciou que ela seria mãe de um lindo garoto, dentro de um ano. Ou seja, de Isaque, o herdeiro legitimo. Ela era tão bela que os reis das terras onde Abraão entrava queriam todos que ela se tornasse sua concubina. (Gn 12.14-20). Raabe. Foi uma que colaborou com os espiões israelitas em Jericó, foi salva, com toda sua família, na destruição da cidade e de todos os seus habitantes. Mais tarde casou-se com Salmon, que seria o pai de Boaz, marido de Rute, avô de Jessé e bisavô de Davi, o grande rei de Israel. Portanto Raabe foi uma ascendente do Senhor Jesus Cristo. Ela é citada no Novo Testamento (Tiago 2.25 e Hebreus 11.31). Como tendo sido justificada diante de Deus pela sua fé.
A Sunamita. A mulher hospitaleira (2 Rs 4.8-10). Hulda. Que Deus usou como dinâmica e persistente profetiza (2 Rs 22.14). As filhas de Felipe (At 21.9). Lídia. Excelentes ajudadora do apostolo Paulo (At 16.40; 18.24-26). A bíblia fala de outras mulheres que contribuíram para a preservação da semente como, Tamar, Bateseba, Jedida. Etc. Que assim como Maria foram escolhidas por Deus, todas essas mulheres receberam do Senhor uma incumbência para cumprir com dignidade, assim como fez Maria a mãe de Jesus, também não deixando de falar em Maria irmã de Lazaro, Febe, Dorcas, Eunice, Loide, mulheres consagradas que realizaram grandes serviços para Deus. Agora em lugar nenhum a bíblia fala ou mostra que essas mulheres exerceram ministérios na igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, como muitos pastores usam o subterfúgio teológico para colocar suas mulheres no ministério usando também a “EISEGESES”, isto é distorção dos textos sagrados, forçando-o ele falar o que não está escrito.
Á INÚMERA COISAS QUE AS MULHERES ESTÃO PROIBIDAS DE FAZEREM. VEJAMOS.
[1º]. ELAS ESTÃO PROIBIDAS DE ENSINAR
“Não permito que a mulher ensine” (I Timóteo 2.12). O infinitivo “ensinar” está sem objeto e a passagem significa simplesmente que as mulheres não são para ocupar o ofício de mestre no ministério da igreja. Elas podem ensinar em particular e informalmente, mas não oficialmente no púlpito da igreja exercendo qualquer cargo ministerial. E em seguida não deve ter autoridade sobre o marido, e que este esteja em silêncio.
[2º]. ELAS ESTÃO PROIBIDAS DE DIRIGIR ORAÇÃO EM LUGARES PÚBLICOS.
Porque tal ato compete aos homens, como está escrito. “Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda”. (I Timóteo 2.8).
Quanto as mulheres os apóstolos deram outras instruções, como está escrito. “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. (I Timóteo 2.9-12). Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; Considerando a vossa vida casta, em temor. O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto. (I Pedro 3.1-6).
[3º]. ELAS ESTÃO PROIBIDAS DE AGIR EM QUALQUER CAPACIDADE QUE ENVOLVA O EXERCÍCIO DE AUTORIDADE SOBRE HOMENS
O apóstolo Paulo, após tratando de não permitir que uma mulher ensine, acrescenta ainda: “Nem use de autoridade sobre o marido” (1 Timóteo 2.12) (?). Uma mulher que manda ou usa de autoridade sobre o marido é uma monstruosidade tanto quanto um homem efeminado.
[4º]. ELAS ESTÃO PROIBIDAS MESMO DE FALAR NA IGREJA
“As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja." (1 Coríntios 14.34-35). A referência aqui é a “ekklesia’ a assembléia pública onde só exerce cargo ministerial os homens, e não ao prédio da igreja. Para aqueles que se apóia no Antigo Testamento em Débora. Para que as mulheres assumam ministério na igreja é bom eles meditarem que é o mesmo antigo Testamento que não lhes dá nenhum apoio. “Não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, “COMO TAMBÉM ORDENA A LEI”
[5º]. ELAS NÃO SÃO PARA APARECER COM TRAJE IMODESTO OU EXTRAVAGANTE.
“Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. (I Timóteo 2.9-12).
HÁ DUAS RAZÕES DESTAS PROIBIÇÕES. VEJAMOS.
[1º]. PRIORIDADE DE ADÃO NA
CRIAÇÃO
I Timóteo 3.13. A prioridade de Adão na criação indica sua liderança da raça. Ensino público por parte da mulher ou seu exercício de qualquer autoridade sobre homem discrepa dessa liderança.
[2º]. A DECEPÇÃO DA MULHER NA QUEDA.
I Timóteo 2.14. A mulher foi enganada pela serpente a pensar que o comer do fruto proibido traria benefício em vez de banimento. O homem participou do fruto, mas não foi enganado. Ele sabia quais seriam as conseqüências e, provavelmente, participou do fruto porque preferiu ser expulso com sua esposa a separar-se dela. A decepção da mulher na queda mostra a suscetibilidade da mulher para o malogro.
Isto não é por causa de qualquer
inferioridade geral das mulheres aos homens. É por causa da diferença de
temperamento e natureza. A natureza da mulher se aperfeiçoa para o lar e para a
criação de filhos. Para estes fins ela tem um propício temperamento delicado e
uma natureza plenamente emocional. Por isso ela é caracteristicamente manejada
mais facilmente que um homem. Sua natureza a dispõe para chegar a conclusões
pela intuição e não pela franca consideração. Todos estes fatos desajustam a
mulher para a liderança pública ou para o ensino. Se já houve uma mulher
pregadora que tenha pregado a verdade, mesmo sobre outras coisas do que o lugar
das mulheres, nós nunca a observamos. Por isso a bíblia diz. “Porque primeiro foi formado Adão,
depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em
transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com
modéstia na fé, no amor e na santificação. (I Timóteo 2.13.14.15).
OUTROS ARGUMENTOS RESPONDIDOS
CONTRA ESTAS PROIBIÇÕES.
Muitos argumentos são apresentados por aqueles que gostariam desviar ou sobrepor á clara verdade das passagens já citadas. Notemos os mais salientes deles. É argumentado.
É CLARO QUE A BÍBLIA REVELA O NOME DE MUITAS MULHERES ESCOLHIDAS POR DEUS PARA EXECUTAR SUA MISSÃO E NÃO PARA EXERCE UM CARGO MINISTERIAL. COMO JÁ FALAMOS.
O caso de preferência é o de Débora.
-Débora
Juízes 4.5. Ao passo que Débora foi uma profetiza que julgava a Israel debaixo das palmeiras do monte Efraim onde ficava seu próprio lar (Juízes 4.5). Onde seus dons proféticos lhe deram grande influência num tempo de desespero e confusão (Juízes 4.6-14; 5.7). Sendo, realmente, uma verdadeira “mãe de Israel”. Ela aparece entre os mais bem-sucedidos juízes de Israel não como a única Juíza como alguns ensinam (ela foi á única mulher a ocupar esse cargo entre os juízes). Ela nomeou como seu comandante a Baraque, que derrotou os filisteus, trazendo um período de quarenta anos de liberdade do domínio estrangeiro (Juízes 4.5). Contudo é verdade que o seu lugar de liderança não há nenhuma compatibilidade com o Novo Testamento. Não devemos presumir que tudo que foi feito hoje pelos fieis é segundo a vontade de Deus. Certamente não devemos por de lado os claros mandamentos de Deus porque hoje alguns estão se conduzido incoerentemente com esses mandamentos.
Ademais, o que Deus permitiu na Dispensação
do Velho Testamento não é paradigma pelo qual se determine Sua vontade para a Dispensação
do Novo Testamento. Dispensação essa que chamamos Dispensação do Espírito Santo,
onde quem assume ministério só é homem. “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o
Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que
ele resgatou com seu próprio sangue.” (Atos 20.28).
Assim é com referência ao lugar das mulheres. O Novo Testamento reverte à ordem original, a despeito do que Deus permitiu na Dispensação do Velho Testamento. E as proibições notadas aplicam-se à igreja. Certamente, então, nada permitido fora da igreja pode anulá-las.
-Assim também falamos sobre Ana.
Lucas 2.36-38. Não há prova que Ana fez um discurso e daí não há prova que ela violou I Timóteo 2.12. Ela não estava na igreja e daí não violou (I Coríntios 14.34). É evidente que ela apenas falou informalmente aos que ela viu em redor do templo. Isto não é violação da Escritura, como veremos mais claramente depois. Ademais, são os mandamentos de Deus e não a conduta de Ana, ou a de quaisquer outras pessoas, que revelam a vontade de Deus. A conduta de Ana não pode ser tomada por critério mais do que a de Débora, ou outros caracteres falíveis.
Quanto ás mulheres que ajudaram a
Jesus e a Paulo e aos demais apóstolos.
(Lucas 8.2.3; Romanos 16.1.2; Filipenses
4.3).
“Paulo trabalhou com as mulheres no Evangelho mais do que qualquer outro apóstolos. Como Priscila e Febe viajaram com Paulo enquanto ele pregava e edificava as igrejas’ (Atos 18:2-18-26; Rom. 16).
“Ele e Febe fizeram cultos de avivamento juntos; agora ela é chamada para ir à cidade de Roma; Paulo não pode ir com ela, mas ele está muito cuidadoso de sua reputação e ela é tratada com respeito; ele escreve uma carta de recomendação: “Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja (mais tal cargo não significa um ministro da igreja) que está em Cencréia, para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar, porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo. (Romanos 16.2). Observou o ministério dá irmã Febe, “hospedou a muitos, como também a mim mesmo.” (Romanos 16.2).
Isto é um belo exemplo de
aumentar e de deslumbrante caricatura da Escritura pelos que invocam o exemplo
das mulheres supra mencionadas como um argumento contra as proibições que Paulo
pronunciou contra mulheres. Não há a mais leve referência a qualquer dessas
mulheres terem pregado ou feito qualquer coisa inconsistente com as proibições
de Paulo. No caso das mulheres associadas a Cristo está plenamente afirmado que
elas “O serviam com a sua fazenda.” Febe e as outras mulheres, provavelmente,
que laboraram com Paulo, fizeram o mesmo a Paulo. Algumas delas podem ter feito
trabalho pessoal também.
As mulheres que foram enviadas do
túmulo de Jesus com uma mensagem para os apóstolos
Mateus 28.1-10; Marcos 16.1-11; Lucas 24.1-9; João 20.1-18. Estas mulheres foram enviadas a um serviço ocasional; não foram comissionadas como ministras a fazer um discurso público.
Atos 2. Pelo que diz nas Escrituras nenhuma mulher discursou no dia de Pentecostes. Pedro foi o único que fez um discurso público naquele dia.
Qualquer fala feita pelas
mulheres que eram membros da igreja e se encheram do Espírito foi quando
passaram entre o povo, como Ana que deu um testemunho informal. O Espírito
nunca levou mulheres a violarem Suas próprias proibições estipuladas por meio
de Paulo, pois Ele não se contradiz a si mesmo.
- A mulher samaritana.
João 4.16. A única coisa que Jesus mandou esta mulher fazer foi ir chamar seu marido. E mais a frente muitos dos samaritanos daquela cidade creram em Jesus, pelo testemunho da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito. Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que Jesus ficasse com eles; e ficou ali dois dias. (João 4.39.40). E além do mais o que ela fez foi por sua própria vontade e sem autoridade divina. Todavia não há indicação que ela fez mais do que fala à vontade aqueles que ela encontrou.
-As filhas de Filipe
Atos 21:9. Não há afirmações que as filhas de Filipe violaram a letra ou o espírito das proibições que temos notado. Assim o oponente nada tem em que basear o seu argumento. O fato que foram profetisas de nenhum modo prova que discursaram publicamente ou que nalgum tempo usurparam autoridade sobre o homem ou assumiram ministério na igreja. Note bem, enquanto Paulo estava na casa de Filipe, Deus enviou de longe, da cidade de Jerusalém, um profeta para entregar-lhe uma mensagem como está escrito. “E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo; E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios. (Atos 21.10.11).
Profetisas nos últimos dias
Atos 2.18. Apesar do fato que as filhas de Filipe eram profetisas elas nunca dirigirem um ministério e nem fizeram um discurso público ou usurparam autoridade sobre homens. Isso prova que esta passagem não deve usada como indicação que as mulheres fizeram mais do que darem um testemunho particular. O ônus da prova está sobre o oponente e ele nada tem a oferecer como prova.
-Priscila e Áquila
Atos 18.26. Priscila fez o relatado na privacidade do seu próprio lar e em conjunto com seu marido. A Bíblia nada diz contra a mulher dar um testemunho particular. Elas podem mostrar aos perdidos o caminho da salvação, ou podem testemunhar a verdade aos homens em particular como no caso da mulher Samaritana (João 4.39.40). E por dá tal testemunho não quer dizer que ela exerce ministério, por isso ela não está desafiando o seu lugar nas escrituras.
As mulheres calada nas igrejas em Corinto.
1 Coríntios 14.34. “As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.” Quanto a esse texto os pastores políticos para envolverem suas esposas no ministério dão seu argumento da seguinte maneira. Vejamos. Nesse sentido as mulheres deveriam estar caladas na igreja, (I Cor 14.34; I Tm 2.11). Aqui não está dizendo que a mulher não deve testificar ou pregar, ou ensinar as coisas espirituais, não; mas os falatórios desnecessários e perguntas indiscretas aos irmãos sobre certos pontos inconvenientes. Portanto, Paulo disse “se estais quiserem saber algo perguntassem em casa aos esposos”, I Cor 14.35. Tudo isso é para boa ordem. Em 15.33, Paulo recomenda os bons costumes entre os crentes. Para boa ordem e edificação dos crentes durante o culto.
Esse argumento é um juízo muito pobre que a proibição de Paulo em (I Coríntios 14.34). Foi apenas contra conversas desnecessária.
Esta noção é inteiramente sem fundamento bíblico. A palavra grega “falar” refere-se a qualquer espécie de fala ou ensinamento de mulher no ministério. A proibição de as mulheres fazerem perguntas não é só secundária à proibição é contra qualquer falar na igreja ou ensinamento. “Não permito, porém, que a mulher ensine” (I Timóteo 2.12).
Esse ensinamento de Paulo aos Coríntios
não só se aplicar à igreja de corinto.
Mas quando ele disse: “As vossas
mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas
estejam sujeitas, como também ordena a lei.” (I Coríntios 14.34). Não foi unicamente
só em Corinto que as mulheres estavam saindo do seu lugar mais também ele falou
a Timóteo. Na passagem supra Paulo instruiu a igreja em Corinto e as demais a
manter a mesma ordem quanto às mulheres no culto público que era mantida em
todas as outras igrejas.
Mais os defensores dizem que as proibições contra mulheres no culto público aplicavam-se somente à era apostólica.
Mas tais noções estão claramente desaprovadas pelo fato que Paulo dá seu mandamento para o silêncio das mulheres como um mandamento do Senhor. “COMO ORDENA A LEI” (V.34). Ele não diz isto em referência à abstinência de carne oferecida a ídolos como alguns ensinam. Depois Paulo fundamenta a proibição das mulheres ensinarem por causa da prioridade do homem na criação. O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem. Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem. (I Coríntios 11.7.8.9). E a decepção da mulher na queda. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. (I Timóteo 2.13.14). Assim ele mostra que esta proibição esta fundada na própria natureza das coisas e portanto é permanente.
Havendo reparado o que às
mulheres se proíbe fazerem, veremos agora o que elas podem e deveriam fazer.
ELAS DEVER FREQUENTAR O CULTO PÚBLICO
É isto o dever de todo o povo salvo. As mulheres deveriam atender ao culto público para aprenderem e receberem tais bênçãos espirituais que normalmente têm no culto. A alma de toda a pessoa salva carece da influencia curativa, purificadora e animadora do culto público.
ELAS DEVEM PARTICIPAR DO CULTO PELA ORAÇÃO SILENCIOSA E NA PRATICA, SE POSSÍVEL, NO CANTO CONGREGACIONAL
Estes também são deveres gerais, tanto como privilégios. Mais voltando aos pastores políticos eles dizem, se as mulheres não é permitido falar na igreja, então também não lhes é permitido cantar. Mas devemos interpretar Paulo pelas intenções manifestas no contexto. “Não ensinar nem usar de autoridade como ministra”. Por isso que ele não estava nesse contexto discutindo sobre o cantar, mas o “Não ensinar e nem usar de autoridade. Enquanto que o cântico não envolve “O ensinar ou o usar de autoridade: contudo, tecnicamente, o cantar não é igual ao. “Ensinar e ao usar de autoridade como ministra”.
ELAS DEVERIAM CONTRIBUIR DOS SEUS MEIOS
Isto, como o cultuar, a oração silenciosa, e o cântico Congregacional, são dever e privilégios gerais e pertence tanto a mulheres como a homens.
ELAS SÃO PARA RECONHECEREM O LAR COMO SUA PRINCIPAL ESFÉRA DE ATIVIDADE
Tito 2.5. É aqui que a mulher deve achar seu trabalho principal, não só em cuidar de sua própria família, mas em hospedar a outros. (1 Timóteo 5.9. 10). É no lar e no lar somente que ela pode ganhar a recompensa de profeta por hospedar profetas (Mateus 10.41).
AS MULHERES MAIS VELHAS SÃO MANDADAS A ENSINAREM AS MAIS NOVAS
Mais isso não quer dizer no ministério, mais sim na vida cotidiana, como está escrito. “As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos. A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada.(Tito 2.3-5). Elas são especialmente incumbidas a ensinar as jovens deveres caseiros práticos. Nada achamos na Escritura que elas deva ensina no ministério em qualquer tempo e em qualquer lugar. As Escrituras não diz que o seu ensino é para ser feito no ministério.
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