Adilson Francisco
dos santos. Estudos Apologéticos
SERÁ QUE O BATISMO NAS ÁGUAS SALVA? E PERDOA PECADOS? O QUE A BIBLIA DIZ SOBRE ISSO?
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (I João 1.7).
Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; (Efésios 1.13).
Algumas denominações ensinam que sem o batismo nas águas não haverá salvação. Portanto, não podemos crer e nem a bíblia ensina que o batismo seja condição essencial para a salvação, cremos na salvação na pessoa de Jesus e não em um ritual. Na verdade, somos batizados, não para sermos salvos, mas porque já somos salvos. Recebemos a salvação no momento em que cremos em Nosso Senhor Jesus Cristo, um exemplo disso e o carcereiro que disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? Paulo não disse logo seja batizado, mas sim, Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Em seguida pregou o evangelho pra ele e o seus. E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. E por ultimo foi batizado, ele e todos os seus. (Atos 16.27-33). A salvação começa com a confissão no Senhor e salvador Jesus Cristo como Senhor de nossas vidas: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. (Romanos 10.9.10). O batismo é algo exterior que confirma o que já aconteceu em nosso interior. O malfeitor que estava crucificado ao lado de Jesus na cruz, não teve a oportunidade de ser batizado, nem por aspersão e nem por imersão, todavia foi salvo porque creu em Jesus: E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. (Lucas 23.42.43). Veja também o que diz o apóstolo Pedro em sua primeira epístola: Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo; (I Pedro 3.21). Observou o que disse o apostolo, que o batismo não lava o nossos pecados:... a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo.
Sabemos sim que todos nós que já receberam a salvação em Jesus devem ser batizados, no entanto, a maneira de se batizar não é mais importante do que a consciência. O batismo não torna a pessoa um crente em Jesus, ele é uma demonstração externa da decisão que a pessoa já tomou. O batismo não salva, somente a fé em Jesus faz isto: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Efésios 2.8). O batismo não lava nossos pecados, pois só o sangue de Jesus é capaz de nos limpar de todo pecado: E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, (Apocalipse 1.5). Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (I João 1.7). O batismo nas águas não salva, porque ele em si mesmo não ter nenhum poder para salvar, porém a Igreja foi estabelecida com essa prática, para que o novo convertido torne-se membro do corpo de Cristo, e passe a participar da ceia do Senhor, nós não somos batizados para sermos salvos, mais sim porque já somos salvos, a salvação é pela fé em Jesus Cristo, como está escrito (Gálatas 2.16; Efésios 2.2-10; Tito 3.5). E não no batismo.
Eu
particularmente acho uma grande covardia dos reverendos Católicos e das demais
denominações que pregam e ensinam que o batismo salva e perdoa pecados, eles
deveriam avisar aos seus adeptos que tanto o Senhor Jesus e sua doutrina não
concorda com tal declaração. A Bíblia ensina que a salvação é um dom gratuito de
Deus: A vida eterna é dom gratuito de Deus por Cristo Jesus nosso Senhor.
(Romanos 6.23). E que nem o batismo e nem as obras jamais podem outorgar: Mas,
vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito
tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Nem por sangue de
bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário,
havendo efetuado uma eterna redenção. Porque, se o sangue dos touros e bodes, e
a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à
purificação da carne, Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno
se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das
obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? (Hebreus 9.11-14). Sabendo que não
foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa
vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o
precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, (I
Pedro 1.18.19). E não no batismo.
Esta doutrina de que o batismo nas águas salva e perdoa pecados, foi inventada pelo Catolicismo Romano, e seguido por outras denominações: Vejamos.
A Igreja Católica nunca se esquece de bater na mesma tecla que o Batismo nas águas é necessário para a salvação e perdão dos pecados, como está escrito no seu catecismo:
“O Senhor mesmo afirma que o Batismo é necessário para a salvação”. P. 349, #1257
“A Igreja não conhece outro meio senão o batismo para garantir a entrada na Bem-aventurança....” P. 350, #1257
“...Os fiéis, de fato, renascidos no batismo...” P. 339, #1212
“Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados à Igreja...” P. 340, #1213.
Essa crença não é só da igreja católica, mais também de outras igrejas que tem o mesmo pensamento, como a “CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL”, que baseado em Atos 2.38 e 22.16, diz que as águas do batismo têm propriedades miraculosas para purificar pecados.
Assim também é a “IGREJA JESUS A VERDADE QUE MARCA”, que ensina que o batismo nas águas é efetuado, com efeito, salvífico, pois os pecados são cancelados apenas na ocasião do batismo, e não no momento da conversão, etc.
Os Israelitas da Nova Aliança segue no mesmo pensamento e diz: Por que a tevilah (batismo) é tão importante dentro da Nova Aliança e da Congregação do primeiro século da EC, estabelecida por Yeshua? A tevilah está dentro deste novo pacto e nos assegura o perdão duradouro dos pecados: O batismo é um só e por isso, tem que ser o verdadeiro. Além do papel de nos inserir na Comunidade de Israel, no caso, por meio da CINA, ele nos torna herdeiros das promessas feita ao povo santo e nos assegura o perdão definitivo de nossos pecados. Se o batismo foi feito noutra instituição, este não te ligou, nem ao Mashiach e nem ao povo de Israel. D-us sempre teve um único povo.
Quanto a esses ensinamentos que o batismo salva e purificam pecados como já falamos acima, a bíblia não anda de acordo. Vejamos o que ela diz. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber, aos que crêem no seu nome”. João 1.12. Apesar de versículos bíblicos como este, não só o Catecismo católico, como as demais denominações, ensina que: “O Batismo não somente purifica de todos os pecados, como também faz do neófito uma criatura nova, baseado em (II Coríntios 5.17). Um filho adotivo de Deus, que se tornou 'participante da natureza divina' (II Pedro 1:4), membro de Cristo e co-herdeiro com ele (Romanos 8.17). Templo do Espírito Santo”. Catecismo católico P. 351, #1265
“Pelo Batismo todos os pecados são perdoados: o pecado original e todos os pecados pessoais, bem como todas as penas do pecado”. (P. 351, #1263 (Ver também P. 278, #985)
Todas estas doutrinas violentam uma grande porção das Sagradas Escrituras. A Bíblia ensina que somente Cristo pode perdoar nossos pecados. Ritual como o Batismo nas águas, jamais poderá nos perdoar ou nos trazer perdão. A Bíblia diz. “No qual temos a redenção pelo seu sangue (sangue de Cristo), a remissão dos pecados…” Efésios 1.7
Se o Batismo fosse necessário para a nossa salvação teria o apóstolo Paulo exclamado?
“Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho…” (I Coríntios 1.17).
Ou teria este grande homem de Deus falado?
“Dou graças (a Deus) porque a nenhum de vós batizei, exceto Crispo e Gaio. (I Coríntios 1.14). Se o batismo fosse a prioridade da salvação e do perdão dos pecados, será que ele diria isso?
A mensagem de João Batista foi:
“Arrependei-vos,
porque está próximo o reino dos céus...” Mateus 3.2
Após o arrependimento, então, eles era “… batizados no Rio Jordão, confessando seus pecados”. (Mateus 3.6).
Ouçam o que o eunuco da Etiópia perguntou a Filipe, quando discutiam o assunto do Batismo:
“Seguindo eles caminho a fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água, que impede que eu seja batizado? [Filipe respondeu: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus].” (Atos 8.36-37).
A Bíblia ensina que o Batismo deve ser ministrado depois da salvação, não como requisito à salvação. Quando o carcereiro de Filipos perguntou: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Paulo respondeu: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa... Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir foi ele batizado, e todos os seus”. (Atos 16.30-33). Primeiro eles creram, depois foram batizados. Foram batizados, não para seres salvos, mas porque creram-no Senhor Jesus como salvador.
Temos aqui outro exemplo: “Mas Crispo, o principal da Sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa; também muitos dos Coríntios ouvindo, criam e eram batizados”. (Atos 18.8).
Em Atos, capítulo 2, Pedro, pregou. Quando ele terminou: “Então os que lhe aceitaram a palavra foram batizados; havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil almas.” (Atos 2.41).
Novamente foram eles batizados não para se tornarem filhos de Deus, mas porque já eram filhos de Deus.
Quando Filipe pregou para o povo de Samaria, primeiro veio á salvação e em seguida veio o Batismo:
“Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres”. (Atos 8.12).
Logo a seguir, na mesma passagem, Simão, um mágico enganador, seguiu o mesmo caminho: “O próprio Simão abraçou a fé, e tendo sido batizado, acompanhava Filipe...” (Atos 8.13).
O evangelista Marcos diz. “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”. Marcos 16.16. Observou, “Quem crer será salvo, mas quem não crer será condenado”. Quem crer como Paulo disse ao carcereiro: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Primeiro crer, depois o batismo.
O Catecismo Católico estabelece: “Com efeito, os sacramentos, e, sobretudo o Batismo, que é a porta pela qual se entra na Igreja, são igualmente vínculos sagrados que os unem (os fiéis) a todos e os incorporam a Jesus Cristo”. P. 268, #950
Mas segundo a bíblia, vejamos o que nos unem a Cristo, logo antes de sua morte, o malfeitor na cruz que estava próximo a Jesus pôs sua fé em Jesus Cristo. Obviamente ele nunca foi batizado, mesmo assim foi para o Paraíso. Por quê? Porque a salvação vem através da fé em Cristo, não através do Batismo.
O Catolicismo defende a ideia de que quando uma pessoa está sendo batizada, é realmente Jesus quem a está batizando:
“Presente está pela sua força nos sacramentos, a tal ponto que, quando alguém batiza, é Cristo mesmo que batiza”. P. 307, #1088. Estabelecida, simplesmente, esta é mais uma tradição Católica não encontrada na Palavra de Deus.
Aqui está outra contradição doutrinaria da igreja Católica.
“O Batismo, com efeito, é o selo da vida eterna.” P. 354, #1274.
Mas a Bíblia novamente discorda, estabelecendo que o destino eterno dos filhos de Deus foi selado com o Espírito Santo: “Tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa.” (Efésios 1.13). “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” (Efésios 4.30).
Como vimos a uma grande contradição. É o Batismo necessário à salvação? E ao perdão dos pecados? A tradição Católica, as demais denominações, e a Palavra de Deus estão em disputa. O Catecismo e as demais denominações dizem “sim”, a Palavra de Deus diz “não”. Portanto em quem você vai acreditar?
Com isso não quero dizer que não precisamos ser batizados. O batismo é uma ordem de Jesus: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19). Ordem essa que foi cumprida pelos seus discípulos. O batismo faz parte da vida cristã, e aqueles que creem em Jesus Cristo devem ser batizados.
Porém,
a bíblia é bastante clara ao afirmar que a salvação e o perdão dos pecados, não
depende de qualquer obra
nossa ou qualquer
ritual, mas sim, unicamente e exclusivamente da
obra de Deus em nossas vidas: Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está,
temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos
purifica de todo o pecado. (I João 1.7). “Porque pela graça sois salvos,
mediante a fé; e isto não
vem de vós;
é dom de Deus” (Efésios 2.8). Assim, o batismo não
faz parte do processo de salvação ou perdão dos pecados. O batismo é um símbolo do que já aconteceu em
nossas vidas. Dessa forma podemos dizer com tranquilidade que se alguém crer em
Cristo, mas não conseguir por algum motivo se batizar, será salvo sem qualquer
impedimento já que a obra de Cristo é eficaz e suficiente: Disse-lhe Jesus: Eu
sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
(João 11.25). Portanto o batismo é o testemunho público da nossa fé em Cristo
Jesus, e não de nossa salvação ou perdão dos pecados, um exemplo disso é o
malfeitor crucificados ao lado de Jesus, como já falei. Ele creu em Jesus, mas
não teve tempo de ser batizado devido a situação em que se encontrava. Mais
mesmo assim Jesus disse a ele: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no
paraíso” (Lucas 23.43). Como disse no início, o batismo é uma ordenança de
Jesus e devemos cumpri-la. Portanto concluo se temos tempo, saúde e uma boa
circunstância, não podemos ficar adiando ou enrolando para assumir a
responsabilidade de se batizar.
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