sexta-feira, 16 de julho de 2021

COMO ENTENDER A EXPRESSÃO DIA E HORA NINGUÉM SABE NEM OS ANJOS QUE ESTÃO NOS CÉUS NEM O FILHO SENÃO O PAI.

 

Adilson Francisco dos santos. Estudos Apologéticos

COMO ENTENDER A EXPRESSÃO DIA E HORA NINGUÉM SABE NEM OS ANJOS QUE ESTÃO NOS CÉUS NEM O FILHO SENÃO O PAI.

Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. (Mateus 24.36).

Muitos estudiosos e até leigos encontram dificuldades em compreender a expressão que o próprio Jesus proferiu nessas passagens de (Mateus 24.36 e de Marcos 13.32). A dificuldade não reside na interpretação do texto, pois ele é muito claro, mas o fato de muitos não aceitarem que Jesus no período de sua encarnação, não sabia tudo baseado nos textos de, (Lucas 2.52; João. 11.34: Filipenses 2.7). E com esses textos muitos não são capazes de entender o real significado da palavra de Deus, até mesmo alguns teólogos modernos.

Outros dizem que mesmo Jesus sendo o Filho Eterno tinha consciência de seu relacionamento único com o Pai. Mas contudo havia uma limitação no seu conhecimento durante sua encarnação, aquilo que o Pai não lhe revelou quanto ao futuro ele não sabia nesse sentido o homem Jesus o filho considerado em sua natureza humana  não era onisciente baseados na tradição judaica que ensina que só Deus conhece o dia e a hora (Zacarias 14.7).

Mais se Doutrina da Trindade afirma que Deus é uma unidade de três pessoas co-eternas, por que então somente o Pai saberia o dia e a hora da segunda vinda de Cristo? E não o próprio Cristo?

“Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.” (Mateus 24.36). Neste texto os trinitarianos alegam que Jesus declarou isso por que estava falando como homem e não como Deus. Mais quando olhamos para Lucas no livro de Atos, encontramos o seguinte diálogo entre os discípulos e Jesus: “Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeulhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade. (Atos 1.6.7). Jesus proferiu estas palavras no Monte das Oliveiras, ao aproximarse o momento de Sua ascensão ao céu. Portanto, já havia sido morto, ressuscitado e glorificado. Desta forma já não falava apenas como o homem terreno, mais como o homem do céu.

Jesus sabia de tudo; e não precisava de que alguém lhe informasse de coisa alguma, (João 2.25). Jesus sabia e sabe de todas as coisas, até mesmo o pensamento dos homens, é perfeito em saber (Mateus 9.4; João 2.25; 13.1.3.11). Quando os discípulos tiveram a verdadeira visão espiritual da divindade de Jesus Cristo, disseram: ʺAgora vemos que sabes todas as coisasʺ (João 16.30). Nesse momento Ele ainda não tinha sido morto, ressuscitado, mais os discípulos afirmaram que Jesus era conhecedor de todas as coisas, o apóstolo Paulo disse que o mistério de Deus é Cristo: ʺEm quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultosʺ (Colossenses 2.3). Se Jesus é o tesouro da sabedoria e do conhecimento de Deus. Faltou-lhes algum conhecimento? Ora, se em Jesus Cristo estão todos os mistérios, sabedoria, tesouros e conhecimento de Deus, como poderia Ele não saber de algo tão simples como o dia de Sua própria Vinda? Qual seria a razão de Deus o Pai em ocultar isso D’ele? E como poderia, ambos ser iguais e partilham do mesmo conhecimento? E não saber do dia de sua vinda? E como são iguais, o que um sabe, outro sabe também; E nada é segredo para Eles. Nada passa despercebido aos olhos da onisciência divina, partilhada pela Trindade Santa (Provérbios 15.3; João 16.30; I Coríntios 2.10).

Lucas fala em Atos 1.7, que Jesus sabia quando tudo isso iria acontecer, mesmo que o texto mostre para alguns que Jesus se diz ignorar o momento exato de sua vinda, é porque segundo a Bíblia Ele tem a obediência de atribuir a Deus as iniciativas e as transformações decisivas, porque para isso Ele veio, como falou Moisés: Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar. (Deuteronômio 18:18). Observou, Jesus sabia dia e hora de sua vinda, mais não revelou porque sempre foi obediente a Deus “....E porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar”. Portanto Jesus o mistério, sabedoria, tesouro e conhecimento de Deus, só revelou aos homens aquilo que eles deveriam saber. A hora de Jesus em muitos textos de João é atribuída e fixada igualmente pelo Pai (João. 12.27: 17.1). A Bíblia afirma que Jesus é desde o princípio: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus”. (João 1.1.2). Assim como Deus é desde a Eternidade (Salmo 90.2). Assim também é Jesus! A Bíblia afirma que Ele é antes de todas as coisas (Colossenses 1.17). E todas as coisas também fora criadas por Ele (Colossenses 1.16; Hebreus 1.1.2). E subsistem por Ele. (Colossenses 1.17). Jesus é desde os dias da eternidade (Miqueias 5.2). Ele próprio afirmou: “...Antes que Abraão existisse eu sou (João 8.58). Jesus, é antes da fundação do mundo, o plano de salvar a humanidade, já estavam em suas mãos: “...O Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”  (Apocalipse 13.8). Ele é a vida eterna que nos foi prometida: “...antes dos tempos dos séculos” (Tito 1.2). Jesus junto com Deus participou da criação do mundo. A Bíblia afirma: “...Tudo foi criado por e Ele “Jesus” e para Ele” (Colossenses 1.16). Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho. A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. (Hebreus 1.1.2). Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele, (Colossenses 1.17). Sua preexistência é antes de todas as coisas: “E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse”. (João 17.5). João nos diz: “Todas as coisas foram feitas por Ele “Jesus”, e sem Ele nada do que foi feito se fez” (João 1.3). Jesus sendo tudo isso, e ainda mais, mistério, sabedoria, tesouro e conhecimento de Deus, faltou-lhes algum conhecimento? Ora, se em Jesus estão todos os mistérios e sabedoria de Deus, como poderia Ele não saber de algo tão simples como o dia de Sua própria Vinda? fica claro que Jesus conhecia perfeitamente aquele dia e hora. As coisas encobertas “oculta” pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. (Deuteronômio 29.29). Eis ai o motivo de Jesus não revelar o dia e hora sua Vinda aos homens e aos seus filhos.

 Mais muitos dizem ou ensinam por ai que Jesus não sabia o dia de sua vinda, porque as  sagradas escrituras afirmam que Ele era, ao mesmo tempo, 100% homem e 100% Deus.

Mais em que lugar das Sagradas Escrituras está escrito isso, observe o que diz o pr. Ciro Sanches Zibordi: “há uma expressão teológica que precisa ser entendida à luz da palavra de Deus: Jesus é 100% homem”, a Bíblia sagrada não afirma isso, mas diz, que ele se fez (...) “semelhante aos homens”, (Fp 2.7). Erros que os pregadores devem evitar, p. 108, pr. Ciro Sanches Zibordi.

Observou , o que diz o pr. Ciro Sanches Zibordi, a Bíblia sagrada não afirma isso, mas diz, que ele “Jesus” se fez semelhante aos homens”, mais uma vez o pr. Ciro Sanches Zibordi, vai contra as contradição teológica de muitos pastores, que pregam que Jesus é 100% Deus e 100% homem.

A Bíblia sempre comprou e comprova em vários textos que Jesus mesmo na natureza humana era onisciente (João 6.64; 13.11; 16.30; Mateus 9.4; Marcos 2.8). Por causa da intima união entre a natureza do verbo divino..

Jesus como enviado de Deus não veio com o propósito de revelar aquele dia e hora, porém sobre esse assunto diz Ele ignorar.

Até sobre esse assunto podemos fazer uma ilustração da seguinte maneira.

Assim como um embaixador pode dizer que não conhece aquilo que está fora do seu mandato, assim aconteceu com Jesus, Ele sabia o dia e hora mais não revelou, porque a sua missão era outra.  falar só o que Deus ordenou Ele falar”. (Deuteronômio 18:18).

 

 

 

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