Adilson
Francisco dos santos. Estudos
apologéticos
QUEM É OS LADRÕES ATUAIS QUE ESTÃO
ROUBANDO O DIZIMO DE DEUS? AS OVELHAS? OU OS PASTORES?
Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. (João 10.13).
Hoje muitas Igrejas pegam textos isolados como (Malaquias
3.8.9.10). Que diz. “Trazei todos os dízimos a casa do tesouro, para que haja
mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim; diz o Senhor dos
exércitos, se eu não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha à
maior abastança”, e ainda mais quando alguém não paga o dizimo, eles cita mais
um texto que diz, “Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis; em
que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas”, (Malaquias 3.8).
Mais em, Malaquias 3.8. Quem é que está roubando os dízimos
de Deus? As ovelhas que leva o dizimo para a casa de deposito do Senhor? Ou os Pastores
que tira o dizimo do tesouro do Senhor para seu bel prazer? Sabemos que aquilo
que é de outro não pode ser usado por ninguém, porque quem usar se torna ladrão,
porque tá usufruído daquilo que não lhes pertence, meus irmão para nós entender
melhor sobre a expressão roubará o homem a Deus, vamos fazer uma
ilustração, vamos supor que eu pego a carteira do jovem João cheia de dinheiro
e eu abro a carteira e tiro uma cotia de dinheiro, daí o que acontece eu me
coloco na posição de ladrão, porque a carteira pertencia a João não a mim,
assim acontecem com meus senhores pastores que tira o dizimo do tesouro do
Senhor, que segundo eles é do Senhor, porque como sabemos pegar algo que
pertence aos outros é roubo, assim é o dizimo que é de Deus, portanto quem usar
o dizimo do tesouro do Senhor se torna um ladrão, e esse ladrão não é as ovelhas
segundo o profeta Malaquias. Vejamos a expressão do próprio Deus. Todavia vós
me roubais (Malaquias 3.8). Com toda certeza esse “VOZ ME ROUBAIS”, Deus não
está se dirigindo ás ovelhas, porque no texto não são as ovelhas que faz o
questionamento “Em que te roubamos?” mais sim para os sacerdotes que fez
o questionamento, que hoje se encaixa para alguns “Pastores” atuais. Portanto
usufruir do dinheiro do dizimo, que segundo a palavra de Deus, é do senhor, não
é roubar aquilo que pertence unicamente ao Senhor? Se o texto de Malaquias diz
claramente que o dizimo é do Senhor, então não podem ser usado para cuidar de
nossas necessidades e muito menos de alguns Pastores, o dizimo não foi
estabelecido para educar nossos filhos nas melhores universidades, nem para dá
assistência médica, nem para o auxilio telefone, nem para combustível, nem para
o plano de saúde, nem para o auxilio paletó, porque o dizimo é unicamente do,
“SENHOR”, e a única coisa para que o dizimo é destinado é para que haja
mantimento na sua casa, ou seja, na casa de Deus (v.10). E não para casa de
algum Pastores, e muito menos para a mordomia de alguma família.
Como pode alguém como os Pastores em pleno século XXI querer
assustar as ovelhas de Cristo com essas passagem, e ainda tentar manipular os
fieis com a palavra de Deus usando passagens fora de seu contexto. Vejam que os
Pastores sempre omitem o restante desses textos de Malaquias. Aliás, eles só
pregam aquilo que é de seu interesse, principalmente esse texto que diz. Trazei todos os
dízimos à casa do tesouro, “para que haja mantimento” na minha casa...,
Malaquias 3.10, olhe o que Deus está falando! Ele disse que era para não faltar
“MANTIMENTO EM SUA CASA” e não dinheiro no bolso dos pastores, o dizimo é do,
“SENHOR” como a Antiga lei fala, e a única coisa para que o Dizimo era
destinado, era para que houve-se mantimento na sua casa (v.10). E não para casa
de alguns Pastores, e muito menos para a mordomia de sua família. Porque para isso
termos um mandamento do Senhor, “No suor de teu rosto, comerás o réu pão”
(Gênesis 3.19). E seguir o ensinamento de Jesus citado pelo o apostolo Paulo, “Com
fadiga e trabalho” (I Tessalonicenses 2.9; II Tessalonicenses 3.8).
“Trabalhando com suas próprias mãos” (Atos 20. 34.35). “Não sendo pesado a
ninguém, principalmente as ovelhas” (II Tessalonicenses 3.8). “E nem tão pouco
despojador de Igrejas a trás de salários, como Paulo sempre repudiou tal
prática” (II Coríntios 11.8). “Deus abominar o preguiçoso”, (Provérbios
6.6.8.9). “Porque anunciar o evangelho não é trabalho para ganhar salário,
porque isso é atitude de mercenário, e não de pastor” (João 10.13). Anunciar o
evangelho é uma obrigação, e “Ai dos Pastores que não seguir essa obrigação”,
Como está escrito (I Coríntios 9.16). E ainda mais aqueles Pastores que não
quiser trabalhar para seu próprio sustento também não coma, Lembra-vos que assa
carta é endereçada principalmente ao mistério de Tessalonica (II
Tessalonicenses 3.10).
Sabemos que as Igrejas que pega o dizimo, e dele faz sua
vida, se levanta furiosamente contra as ovelhas quando elas fazem seus
questionamentos acerca do dizimo, e daí para amedrontar elas, eles citam os
textos de Malaquias, que diz. Roubará o homem a Deus! “Todavia, vós me roubais
e dizeis; em que te roubamos; nos dízimos e nas ofertas alçada, com maldição
sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação”, (Malaquias
3.8.9). E daí com uma injeção letal aplica o terrorismo espiritual sobre as
ovelhas de Cristos, mais quanto a esse texto há algo que as ovelhas passam
despercebidas.
Tome sua Bíblia junto comigo e veja atentamente que os três
primeiros capítulos de Malaquias que eles citam, o seu contexto inteiro está
fundamentado na lei cerimonial. Vejamos.
Capítulo 1 verso 7. Pães imundos sobre o altar.
Capítulo 1 verso 8. Animais cegos, coxos e doentes sobre o
altar.
Capítulo 1 verso 10. Fogo debalde no altar do Senhor.
Capitulo 1 verso 11. Incenso e oblação pura.
Capítulo 1 verso 12. Mesa impura e comida desprezível.
Capítulo 2 verso 3. Esterco do sacrifício.
Capítulo 2 versos 4 e 8. Aliança com Levi.
Capítulo 2 verso 13. Altar do Senhor com lágrimas e choro.
Capítulo 3 verso 4. Ofertas de Judá como nos dias antigos.
Capítulo 3 verso 8. Dízimos e ofertas alçadas.
Capítulo 3 verso 14. Andar em luto.
Como podemos agora tomar o texto de Malaquias, extrair a
porção contida nos versos 8-10 do capítulo 3 e fazer uma aplicação de roubo de
dinheiro para os cristãos de nossa época? Os ladrões do livro de Malaquias são
outros e não as ovelhas, elas não estão roubando dinheiro! Malaquias 3.8.9.10, é
bom os pastores ficar atento que essa advertência não é para mim e nem tão
pouco para as demais ovelhas!
A ovelha atenta e inspirada pelo o Espírito Santo notará que
Malaquias no capitulo 3.8.9.10, pertence a um grande texto com início no
capítulo 1 verso 2 estendendo-se até o verso 18 do capítulo 3. (Faz-se
necessário ler todo o texto para se captar o contexto). Atente para o primeiro
versículo do capítulo 2. Para quem é a dura mensagem? Para os sacerdotes, é
claro! Vejamos, “Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós”. A
mensagem é para os sacerdotes e não para nós. Se não ouvirdes e se não
propuserdes, no vosso coração, dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos
Exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e
também já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração.”
(Malaquias 2.1-2). A mensagem é para os sacerdotes e não para nós. Eles é quem
estavam, e estão roubando a Deus, e ainda eram bem hipócritas. Veja as
ligações do contexto provando que quem era ladrão eram os sacerdotes. Vejamos.
1º)-Em que nos amaste? (1.2).
2º)-Em que desprezamos? (1.6).
3º)-Em que te havemos profanado? (1.7).
4º)-Em que o enfadamos? (2.17).
5º)-Em que havemos de tornar? (3.7).
6º)-EM QUE TE ROUBAMOS? (3.8).
Mesmo o trecho “vós a nação toda” (Malaquias 3.9). É
dirigida a eles, por ser eles o Lide. É uma hipérbole, uma figura de linguagem
que Malaquias usou querendo dizer: “Tá todos vocês me roubando” isto é, os
sacerdotes e toda a nação de Israel, e não as ovelhas de Cristo.
Entretanto, mesmo que naquela época toda a nação de Israel
estivesse roubando a Deus, a responsabilidade cabia aos sacerdotes conforme
declarado no versículo 8 do capítulo 2: “Mas vós vos desviastes do caminho,
a muitos fizestes tropeçar na lei”.
Dizer que Malaquias 3.8.9.10 é uma mensagem para os cristãos
do século XXI é uma fraude exegética.
Por isso o termo “vós”, ou seja, os sacerdotes, da
Antiga Aliança e muitos pastores atuais. “Toda a nação”, “Israel”,
observou, se o dizimo estivesse em vigor para os dias atuais, quem era os
ladrões, era nada menos do que os sacerdotes, “Ou Muito Pastores Atuais”, e a
“Nação de Israel”, e não as ovelhas do Senhor, mais graças a Deus que o dizimo
não foi estabelecido por Jesus na dispensação da graça, Jesus livrou sua igreja
dessa sentença, e desses homens amantes da doutrina do dízimo. A
responsabilidade de roubar a Deus compete aos sacerdotes conforme declarado no
versículo 8 do capítulo 3: Em Que Te Roubamos? “Mas vós vos desviastes
do caminho, a muitos fizestes tropeçar na lei”. (2.8).
Por isso o termo “vós”, é adereçada aos sacerdotes, da Antiga
Aliança e a muitos pastores dos dias atuais. Se o dizimo estivesse em vigor
para os dias atuais, quem era os ladrões, era nada menos do que os sacerdotes,
“e muito pastores”, e não as ovelhas do Senhor, mais graças a Deus, que em
Jesus formos comprado pela graça e estamos na graça, e Jesus nos livrou dessa
sentença, e desses homens amantes da doutrina do dízimo.
Portanto as ovelhas devem fugir dessa fraude exegética.
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