quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

QUÉM É OS LADRÕES ATUAIS QUE ESTÃO ROUBANDO O DIZIMO DE DEUS? AS OVELHAS? OU OS PASTORES?


Adilson Francisco dos santos. Estudos apologéticos

QUEM É OS LADRÕES ATUAIS QUE ESTÃO ROUBANDO O DIZIMO DE DEUS? AS OVELHAS? OU OS PASTORES?

 

Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. (João 10.13).

Hoje muitas Igrejas pegam textos isolados como (Malaquias 3.8.9.10). Que diz. “Trazei todos os dízimos a casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim; diz o Senhor dos exércitos, se eu não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha à maior abastança”, e ainda mais quando alguém não paga o dizimo, eles cita mais um texto que diz, “Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis; em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas”, (Malaquias 3.8).

Mais em, Malaquias 3.8. Quem é que está roubando os dízimos de Deus? As ovelhas que leva o dizimo para a casa de deposito do Senhor? Ou os Pastores que tira o dizimo do tesouro do Senhor para seu bel prazer? Sabemos que aquilo que é de outro não pode ser usado por ninguém, porque quem usar se torna ladrão, porque tá usufruído daquilo que não lhes pertence, meus irmão para nós entender melhor sobre a expressão roubará o homem a Deus, vamos fazer uma ilustração, vamos supor que eu pego a carteira do jovem João cheia de dinheiro e eu abro a carteira e tiro uma cotia de dinheiro, daí o que acontece eu me coloco na posição de ladrão, porque a carteira pertencia a João não a mim, assim acontecem com meus senhores pastores que tira o dizimo do tesouro do Senhor, que segundo eles é do Senhor, porque como sabemos pegar algo que pertence aos outros é roubo, assim é o dizimo que é de Deus, portanto quem usar o dizimo do tesouro do Senhor se torna um ladrão, e esse ladrão não é as ovelhas segundo o profeta Malaquias. Vejamos a expressão do próprio Deus. Todavia vós me roubais (Malaquias 3.8). Com toda certeza esse “VOZ ME ROUBAIS”, Deus não está se dirigindo ás ovelhas, porque no texto não são as ovelhas que faz o questionamento “Em que te roubamos?” mais sim para os sacerdotes que fez o questionamento, que hoje se encaixa para alguns “Pastores” atuais. Portanto usufruir do dinheiro do dizimo, que segundo a palavra de Deus, é do senhor, não é roubar aquilo que pertence unicamente ao Senhor? Se o texto de Malaquias diz claramente que o dizimo é do Senhor, então não podem ser usado para cuidar de nossas necessidades e muito menos de alguns Pastores, o dizimo não foi estabelecido para educar nossos filhos nas melhores universidades, nem para dá assistência médica, nem para o auxilio telefone, nem para combustível, nem para o plano de saúde, nem para o auxilio paletó, porque o dizimo é unicamente do, “SENHOR”, e a única coisa para que o dizimo é destinado é para que haja mantimento na sua casa, ou seja, na casa de Deus (v.10). E não para casa de algum Pastores, e muito menos para a mordomia de alguma família.

Como pode alguém como os Pastores em pleno século XXI querer assustar as ovelhas de Cristo com essas passagem, e ainda tentar manipular os fieis com a palavra de Deus usando passagens fora de seu contexto. Vejam que os Pastores sempre omitem o restante desses textos de Malaquias. Aliás, eles só pregam aquilo que é de seu interesse, principalmente  esse texto que diz. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, “para que haja mantimento” na minha casa..., Malaquias 3.10, olhe o que Deus está falando! Ele disse que era para não faltar “MANTIMENTO EM SUA CASA” e não dinheiro no bolso dos pastores, o dizimo é do, “SENHOR” como a Antiga lei fala, e a única coisa para que o Dizimo era destinado, era para que houve-se mantimento na sua casa (v.10). E não para casa de alguns Pastores, e muito menos para a mordomia de sua família. Porque para isso termos um mandamento do Senhor, “No suor de teu rosto, comerás o réu pão” (Gênesis 3.19). E seguir o ensinamento de Jesus citado pelo o apostolo Paulo, “Com fadiga e trabalho” (I Tessalonicenses 2.9; II Tessalonicenses 3.8). “Trabalhando com suas próprias mãos” (Atos 20. 34.35). “Não sendo pesado a ninguém, principalmente as ovelhas” (II Tessalonicenses 3.8). “E nem tão pouco despojador de Igrejas a trás de salários, como Paulo sempre repudiou tal prática” (II Coríntios 11.8). “Deus abominar o preguiçoso”, (Provérbios 6.6.8.9). “Porque anunciar o evangelho não é trabalho para ganhar salário, porque isso é atitude de mercenário, e não de pastor” (João 10.13). Anunciar o evangelho é uma obrigação, e “Ai dos Pastores que não seguir essa obrigação”, Como está escrito (I Coríntios 9.16). E ainda mais aqueles Pastores que não quiser trabalhar para seu próprio sustento também não coma, Lembra-vos que assa carta é endereçada principalmente ao mistério de Tessalonica (II Tessalonicenses 3.10).

Sabemos que as Igrejas que pega o dizimo, e dele faz sua vida, se levanta furiosamente contra as ovelhas quando elas fazem seus questionamentos acerca do dizimo, e daí para amedrontar elas, eles citam os textos de Malaquias, que diz. Roubará o homem a Deus! “Todavia, vós me roubais e dizeis; em que te roubamos; nos dízimos e nas ofertas alçada, com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação”, (Malaquias 3.8.9). E daí com uma injeção letal aplica o terrorismo espiritual sobre as ovelhas de Cristos, mais quanto a esse texto há algo que as ovelhas passam despercebidas.

Tome sua Bíblia junto comigo e veja atentamente que os três primeiros capítulos de Malaquias que eles citam, o seu contexto inteiro está fundamentado na lei cerimonial. Vejamos.

Capítulo 1 verso 7. Pães imundos sobre o altar.

Capítulo 1 verso 8. Animais cegos, coxos e doentes sobre o altar.

Capítulo 1 verso 10. Fogo debalde no altar do Senhor.

Capitulo 1 verso 11. Incenso e oblação pura.

Capítulo 1 verso 12. Mesa impura e comida desprezível.

Capítulo 2 verso 3. Esterco do sacrifício.

Capítulo 2 versos 4 e 8. Aliança com Levi.

Capítulo 2 verso 13. Altar do Senhor com lágrimas e choro.

Capítulo 3 verso 4. Ofertas de Judá como nos dias antigos.

Capítulo 3 verso 8. Dízimos e ofertas alçadas.

Capítulo 3 verso 14. Andar em luto.

Como podemos agora tomar o texto de Malaquias, extrair a porção contida nos versos 8-10 do capítulo 3 e fazer uma aplicação de roubo de dinheiro para os cristãos de nossa época? Os ladrões do livro de Malaquias são outros e não as ovelhas, elas não estão roubando dinheiro! Malaquias 3.8.9.10, é bom os pastores ficar atento que essa advertência não é para mim e nem tão pouco para as demais ovelhas!

A ovelha atenta e inspirada pelo o Espírito Santo notará que Malaquias no capitulo 3.8.9.10, pertence a um grande texto com início no capítulo 1 verso 2 estendendo-se até o verso 18 do capítulo 3. (Faz-se necessário ler todo o texto para se captar o contexto). Atente para o primeiro versículo do capítulo 2. Para quem é a dura mensagem? Para os sacerdotes, é claro! Vejamos, “Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós”. A mensagem é para os sacerdotes e não para nós. Se não ouvirdes e se não propuserdes, no vosso coração, dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e também já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração.” (Malaquias 2.1-2). A mensagem é para os sacerdotes e não para nós. Eles é quem estavam, e estão roubando a Deus, e ainda eram bem hipócritas. Veja as ligações do contexto provando que quem era ladrão eram os sacerdotes. Vejamos.

1º)-Em que nos amaste? (1.2).

2º)-Em que desprezamos? (1.6).

3º)-Em que te havemos profanado? (1.7).

4º)-Em que o enfadamos? (2.17).

5º)-Em que havemos de tornar? (3.7).

6º)-EM QUE TE ROUBAMOS? (3.8).

Mesmo o trecho “vós a nação toda” (Malaquias 3.9). É dirigida a eles, por ser eles o Lide. É uma hipérbole, uma figura de linguagem que Malaquias usou querendo dizer: “Tá todos vocês me roubando” isto é, os sacerdotes e toda a nação de Israel, e não as ovelhas de Cristo.

Entretanto, mesmo que naquela época toda a nação de Israel estivesse roubando a Deus, a responsabilidade cabia aos sacerdotes conforme declarado no versículo 8 do capítulo 2: “Mas vós vos desviastes do caminho, a muitos fizestes tropeçar na lei”.

Dizer que Malaquias 3.8.9.10 é uma mensagem para os cristãos do século XXI é uma fraude exegética.

Por isso o termo “vós”, ou seja, os sacerdotes, da Antiga Aliança e muitos pastores atuais. “Toda a nação”, “Israel”, observou, se o dizimo estivesse em vigor para os dias atuais, quem era os ladrões, era nada menos do que os sacerdotes, “Ou Muito Pastores Atuais”, e a “Nação de Israel”, e não as ovelhas do Senhor, mais graças a Deus que o dizimo não foi estabelecido por Jesus na dispensação da graça, Jesus livrou sua igreja dessa sentença, e desses homens amantes da doutrina do dízimo. A responsabilidade de roubar a Deus compete aos sacerdotes conforme declarado no versículo 8 do capítulo 3: Em Que Te Roubamos? “Mas vós vos desviastes do caminho, a muitos fizestes tropeçar na lei”. (2.8).

Por isso o termo “vós”, é adereçada aos sacerdotes, da Antiga Aliança e a muitos pastores dos dias atuais. Se o dizimo estivesse em vigor para os dias atuais, quem era os ladrões, era nada menos do que os sacerdotes, “e muito pastores”, e não as ovelhas do Senhor, mais graças a Deus, que em Jesus formos comprado pela graça e estamos na graça, e Jesus nos livrou dessa sentença, e desses homens amantes da doutrina do dízimo.

Portanto as ovelhas devem fugir dessa fraude exegética.

 

 

 

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