sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

ESTÁ DESCARTADA QUEM TEM MELQUISEDEQUE PARA APOIAR A PRÁTICA DO DIZIMO PARA OS DIAS DE HOJE.

Adilson Francisco dos santos. Estudos Apologéticos.

SERÁ QUE MELQUISEDEQUE É UM PONTO DE APOIO PARA OS MERCENÁRIOS PRATICAREM O DIZIMO NOS DIAS DE HOJE?


Quanto á questão do dizimo todo homem com o mínimo de inteligência percebe perfeitamente que ele não está na doutrina de Cristo, somente os fanáticos cegos e religiosos é que a vêm desta forma. Como você pode notar, é teólogos ditando ali de uma maneira, e mais além, de outra forma. É até bobagem d’eles ficarem como crianças trocando figurinhas, do tipo Abraão disse isso, Malaquias disse aquilo. Estão fazendo isso unicamente para mostrar aos irmãos que não têm base na doutrina Bíblica de Cristo, suas articulações contra os não dizimistas. O dizimo hoje é colhido de acordo com as palavras dos homens mercenários, mas não de acordo com as Escrituras do Novo Testamento, que é de acordo com Jesus.

Essas Igrejas não se dão por vencida, e diz que na tipologia Abraão entregou os dízimos a Cristo, já que Melquisedeque era dá mesma ordem, e diz, “Hebreus tipifica Cristo, na pessoa de Melquisedeque, Abraão pagou dizimo a este de todos os despojos”, (Hebreus 7.4). “E isso muito antes da lei do Antigo Testamento, portanto, sendo Melquisedeque figura de Cristo e como Abraão lhe pagou o dizimo, assim nós, na graça devemos pagar dizimo a Cristo” vemos isso no Mensageiro da paz (Mensageiro da paz, dezembro de 2007. P.27). E com essa declaração eles tentam inculcar tal ideia nos seus membros, mais tal teoria não passa de um subterfúgio teológico. Vamos aos fatos.

Hebreus 7.4 diz: “...O patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos”. O escritor disse que foi dos “Despojos”.  Despojos – Nesse caso de Abraão, significa. Recompensas por uma batalha vencida ou sobras de guerra ou bens de conquista adquiridos após o guerreiro ter vencidos seu adversário na guerra, algo tomado ou saqueado de seu adversário, que na maioria das vezes está morto ou feito prisioneiro. Um exemplo disso está em, II Samuel. "Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar a mão pegada à espada; e naquele dia o Senhor efetuou um grande livramento; e o povo voltou junto dele, somente a tomar o despojo." Despojo este que pertencia a Dodo, filho de Aoí, um dos valentes de Davi. (II Samuel 23.10). Ou seja, Abraão deu um dízimo que nem dele era e continuou com todos seus bens. “E era Abraão muito rico em gado, em prata e em ouro.” (Gênesis 13.2). Assim; logo você também fica sabendo que esse dízimo atual “Nada tem a ver” com o que deu Abraão. Muitas vezes a Bíblia fala “tudo” e “todos”, mas é uma maneira de falar como em Mateus 10.22 “E odiados de todos sereis...”, esses “todos” é claro que há exceções. Veja também que Abraão deu os dízimos à Melquisedeque, este representava Jesus Cristo (Hebreus 7.3 “Sem pai, sem mãe, sem genealogia, (Meuquisedeque) não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre”. Se você fizer uma analogia, verá que pode simbolizar uma dívida do homem a Deus, só vindo acabar quando Jesus disse: João 19.30. “...Está consumado...”, a palavra grega usada é TELEO”, que se traduz perfeitamente por “pago” ou “esta pago”, pago o que? Uma dívida do homem a Deus, (não se esqueça que usei de analogia). Agora quero que você analise o versículo de Hebreus 7.5, o escritor da carta cita o dízimo, certo? Um pouquinho mais à frente ele diz: Hebreus 7.2   “... Necessariamente se faz também mudança da lei.”, mais um pouquinho adiante volta a dizer: Hebreus 7.16 “Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal...”, mais três versículos depois ele diz: Hebreus 7.19 “Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou...”, mais um pouquinho adiante volta a dizer: Hebreus 7.28 “Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos...”, e completa a explicação citando a lei e apresentando Cristo: Hebreus 7.28 “...Mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.”. Acho que não precisa nem de explicação! Qualquer um que olhar o versículo sabe que o escritor pegou um mandamento da lei, ou seja, (dízimo) para mostrar a inutilidade da lei, e apresentar a perfeição que é Jesus Cristo. Vamos ainda analisar mais profundo. Em Hebreus 7.12, que diz, “Porque mudando-se o sacerdote, necessariamente se faz também mudança da lei”, porque se aquele primeiro fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo” (v.7). Isso que dizer que houve mudança de sacerdócio, por isso também houve mudança da lei, a lei era ineficaz, seu precedente mandamento foi, “ab-rogado”, por causa de sua fraqueza e inutilidade (Hebreus 7.18). Porque foi “ab-rogado?”, porque o Sacerdócio de Cristo não é da ordem de Arão, ou de Levi. Jesus não pertencia á tribo dos Levitas, como está escrito, (Hebreus 7.13).  Mais sim da tribo de Judá, tribo essa que Moisés nunca falou de sacerdócio (Hebreus 7.14). Assim como Melquisedeque não era, por isso depois que ele cumpriu a lei. Ele o ab-rogou (2 Coríntios 3.14). Por isso os pastores religiosos de hoje que recolhem o dizimo, não são da tribo de Levi, não são Judeus e não fazem parte da Lei de Moisés. Este costume existiu de Abraão, até Levi (Hebreus 7.9). Nessa passagem o autor da carta aos hebreus explica que, o dizimo termina em Levi e por ser Cristo sacerdote segundo a Ordem de Melquisedeque, este ab-rogou (ou, seja, aboliu) o sacerdócio levítico com todas as suas leis, dízimos e costumes, conforme narra  a carta aos Hebreus (Hebreus 7.1 - 28). Ele dá o arremate final: "Com efeito, mudado que seja o sacerdócio, é necessário que se mude também a lei"  (Hebreus 7.12). E ainda: "O mandamento precedente é, na verdade, ab-rogado pela sua fraqueza e inutilidade" (Hebreus 7.18). Assim fica descartado os pastores dizerem que são Levitas porque Jesus não pertencia á essa tribo e nem tão pouco Melquisedeque. Os rudimentos dar lei fora chamados de fracos e pobres (Gálatas 4.9). Jamais ele foi pregado, porque o dizimo só pertencia aos rituais Levíticos da Antiga Dispensação (Hebreus 7.5). É como a editora CPAD em uma de suas revistas escreveram. Nas lições Bíblicas jovens e adultos 2º trimestre de 2008. As disciplinas da vida Cristã P.36. “Os filhos de Israel tinham por obrigação trazer os dízimos aos Levitas, a fim de manter em perfeito funcionamento o serviço do Santuário: “Aos filhos de Levi dei todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, serviço da tenda da congregação”, (Neemias 18.21-ARA). Era para essa tribo que era destinado o dizimo, e não para os dias de hoje, como alguns ensinam, que está em vigor para seu bel prazer.

Eles dizem que por Melquisedeque ser maior que Abraão. Abraão pagou dizimo a ele, assim somos nós na Dispensação da graça, daremos dízimos a Cristo, porém o texto diz ao contrário, que Cristo por ser superior a Melquisedeque, ele “ab-rogou a lei” (Hebreus 7.18.19). Isso está tão claro que até o escritor da Bíblia Dake na P. 1968, diz, a ordem de Melquisedeque, isto gerou a necessidade de mudança na lei e a conseqüente abolição de todos seus sacrifícios, e não que ele recebia dizimo, o quer pregou dizimo durante seu ministério terreno, como algumas Igrejas ensinam. E ainda mais não está escrito em. Hebreus 7.7. “Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior”, hoje você ver por ai um menor abençoado pelo “MAIOR”, ou seja, um Pastor abençoando suas ovelhas?

Se hoje usarmos essa lei que fora direcionada especificamente aos filhos de Levi, aos que receberam o sacerdócio do Senhor Deus e aplicasse ao povo, ela torna-se ilegítima, porque os “Pastores” de hoje não são sacerdotes levitas, e Jesus afirmou que a lei e os profetas duraram só até João (Lucas 16.16). Porque mudo-se o sacerdócio, e foi necessário faz mudança da lei (Hebreus 7.12). Portanto, esses versículos do capítulo 7 da carta aos Hebreus, é suficiente para entendermos a abolição de toda lei, e não falarmos mais em obras mortas como dízimo na era da Graça do Senhor Jesus. 

A nossa maior preocupação em relação aos pregadores que tomam o dízimo dos fieis, vem incidir sobre o versículo oito do Capítulo 7 da Carta aos Hebreus, observem o porquê:    Hebreus 7.8: “Aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive“.  

Observe com Toda cautela no que diz a palavra: Aqui tomam dízimos homens que “MORREM”.

No Evangelho de Mateus 22.32, disse Jesus que Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.    O Senhor Jesus Cristo afirma que Deus, é Deus dos vivos e não é Deus dos mortos, e a palavra diz que aqui tomam dízimo homens que morrem, no que está legitimado no   Evangelho de João 11.26, onde Jesus disse: Todo aquele que  vive, e crê em mim, nunca morrerá.  Essa afirmativa do Senhor é mais uma evidência que nos faz entender que, os que tomam o dízimo não creem em Jesus, porque a palavra está dizendo que morrem os que assim procedem, tomar o dízimo é voltam a viver as ordenanças da lei de Moisés que fora por Cristo abolida.

CONCLUSÃO- A carta aos Hebreus apenas está comentando algo que aconteceu no passado como prática de fé, isso não significa que temos que dá o dízimo simplesmente porque o livro de Hebreus comentou que Abraão deu.  A carta aos Hebreus também fala de sacrifícios de fé feito no passado como por exemplo o sacrifício de fé que Abel fez, mas nem por isso nós temos que fazer um sacrifício igual ao de Abel. (Hebreus 11.4) Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala. Hebreus fala que Abraão deu o dízimo dos despojos, mas também fala que Abraão sacrificava, se pelo fato de comentar sobre o dízimo que Abraão deu é motivo para dizimar, então também devemos sacrificar já que o mesmo livro comenta ambos os eventos. (Hebreus 11.17) Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. (Hebreus 11.28). Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse. (Tiago 2.21). Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? O fato de um evento do Antigo Testamento ser comentado no Novo Testamento isso não significa que temos que praticar-lo hoje. (Hebreus 7.1) Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; Hebreus aqui está falando que Melquisedeque foi abençoar Abraão quando ficou sabendo que este regressava vitorioso da matança dos reis, é claro que nós não seremos abençoado se sairmos por ai matando qualquer um que julguemos inimigo do evangelho. Isso foi apenas uma prática de fé feita por Abraão naquela época onde se era permitido por Deus estas práticas, que o autor aos Hebreus está comentando ela para que assim como Abraão teve fé e obedeceu aquelas ordens dadas por Deus, assim nós também tenhamos a mesma fé em obedecer ao estabelecido por Jesus através do seu evangelho.

Portanto ficou descartada quem tem esse livro para apoiar sua prática do dizimo.


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