Adilson Francisco dos santos. Estudos Apologéticos.
COM QUEM CASOU CAIM?
E saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra
de Node, do lado oriental do Éden. E conheceu Caim a sua mulher, e ela
concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da
cidade conforme o nome de seu filho Enoque; (Gênesis 4.16,17).
Esse é um dos textos bíblicos de difícil interpretação. Algumas pessoas
têm dificuldades sobre esse assunto e sugerem que havia outros povos no mundo
além da família de Adão. É muito difícil encontrar fundamento bíblico para tal
tese, porque Lucas nos esclarece que de um só sangue Deus criou todos os homens. "E de um só sangue fez toda geração dos homens, para habitar
sobre toda a face da terra, determinando
os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação". (Atos 17.26). E ainda mais, mesmo que essa seja uma questão difícil de interpretar para alguns, vale apena lembrar que as
informações que o livro do Gênesis nos fornece sobre a família de Adão e Eva não estão no primeiro capítulo, tais informações, não estão necessariamente em
ordem cronológica, basta lê os primeiros dois versículos do “Capítulo 5”.
Através dos tempos muitos cristãos
leigos e estudiosos têm sido bombardeados e confundidos com a pergunta com quem
casou Caim? Quem era essa mulher? (Gêneses 4.16). Com esse texto muitos
críticos têm achado material suficiente para crerem que havia duas raças
diferentes uma descendente de “Adão e Eva”, e outra que tinha evoluído através
dos tempos. Isto é ignorar propositalmente o estilo do autor. Portanto para
confirmar tal fato e tirar tal dúvida em (Gênesis 5.4). Temos a revelação que
Adão e Eva tiveram muitos filhos e filhas. Observem que a narrativa é
circunscrita a linha genealógica, portanto o autor do Gênesis deixa de lado
tanto os personagens como os incidentes de valor secundário já que a bíblia
revela e prova que as pessoas viviam muitos anos mais do que os dias de hoje.
Observe que o texto diz que Adão viveu “800 anos”. Depois que gerou o último
filho a quem, pois o nome de “Sete”. Portanto fica claro que eles
tiveram muitos filhos nascidos antes e depois de Sete.
É importante observarmos que a
prole já estava espalhada no tempo em que Caim foi banido. Portanto não é
impossível que Caim tenha levado consigo sua mulher. Repugnar que essa mulher
era sua própria irmã é indiscutível, crer que essa mulher era sua irmã, não
seria ele o único a tornar sua irmã por mulher, no início algumas nações
antigas e civilizadas tinham entre si os costumes dos casamentos
“Consanguíneos”, casos como esses precisam de nossa atenção porque se
relacionam com a própria história bíblica.
Observarmos que, (Tutmosis II). Do
Egito que casou com sua irmã mais velha por nome, (Hatscheput). A qual já tinha
sido co-regente com o Pai, (Tutmosis I). E quando faleceu casou com, (Tutmosis
III). Seu irmão. Possivelmente foi essa princesa que salvou Moisés das águas,
que reinou em (1580. A.C.). É bom notar ainda que os Egípcios tinham uma moral
muito superior à dos outros povos antigos.
Não é de admirar que Caim casasse
com uma de suas irmãs. Tal prática é hoje condenável e proibida (Levítico 18.1.18).
E é mesmo desnecessária. Desse modo, não era preciso recorrer à existência de
outra raça. Tendo em conta a legitimidade naquela ocasião dos casamentos consanguíneos e a numerosidade admissível da prole adâmica.
A Bíblia afirma que Caim, chegando
á terra de Node, conheceu sua mulher, e ela lhe deu Enoque, o verbo “conhecer”
aqui tem significado de relação sexual e conjugal e não que essa mulher já morava em Node, nada prova a favor da
teoria de que ela desconhecia a Caim.
Para sairmos da dúvida é
necessário analisarmos cuidadosamente o texto que tem servido de “Pedra de
Tropeço” para muitos; “E Saiu. Caim de diante da face do Senhor e habitou na
terra de Node. Da banda do oriente do Éden, e conheceu Caim a sua mulher e ela
concebeu e deu a luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade
pelo nome de seu filho Enoque”. (Gêneses 4.16.17). Nesse texto se encontra o
relato sobre a vida conjugal de Caim e a sua residência, para o leitor entender
melhor o texto, convém-nos dividi-lo em duas partes, visto ser duplo o
problema.
“E saiu Caim de diante da face do Senhor e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden”.
Os que querem negar a veracidade
da Bíblia e confundir as suas afirmações. Pretendem encontrar aqui referência a
um país muito distante, chamado Node. Para onde Caim se transportou e onde foi
encontrar sua mulher. A propósito devemos considerar o seguinte.
Node é um termo, que significa,
“Errante, Vagabundo”, e também “Estremecimento ou Tremor”, notemos também que o
Éden é o ponto de referência estabelecido pelo nosso texto, quando diz que,
“Node” estava da banda do oriente do Éden. Não há porque pensar no assunto em
termos de continentes. "Porque fala na banda do oriente do Éden".
O texto em questão não diz que
Caim viajou para um país distante, mas que, “saiu diante da face do Senhor; e
que edificou uma cidade”, observemos outros aspectos.
A questão da distância não o
ocultava da presença do Deus onipotente, sabe-se pelas tradições e registros
antigos que nem se tratava de uma cidade como em nossos dias. Certamente de uma
vila de rudes cabanas com muro de defesa, considerando-se o estado de apavorada
consciência em que Caim se encontrava, tanto por seu ato fratricida quanto pela
maldição de Deus que passava sobre ele, assim, Adão e sua família permaneceram
religiosos, mantendo a fé nas promessas retentivas de Deus. (Gênesis 3).
Enquanto Caim saiu de diante da face do Senhor para o oriente do Éden e
“habitou na terra de Node”.
Sabe-se que esse lugar, a respeito
dos estudos geográficos e das investigações arqueológicas, nunca foi
identificado como sendo a tal cidade ou tal país que pretendem encontrar com
base na informação bíblica.
Além do exposto, há duas passagens
na Bíblia que fornecem mais luz sobre o assunto.
A primeira está em Gêneses 4.24.
Na referência feita por Lameque a vingança de Caim; “Sete Vezes”. Caim foi
vingado, mas Lameque “setenta vezes sete”. Isto prova, fora de qualquer dúvida,
tratar-se de um caso do conhecimento da comunidade da vizinhança do Éden, a
segunda passagem encontra-se em, (Gênesis 6.2). Onde Lemos; “Viram os filhos de
Deus que as filhas dos homens eram formosas e tomaram para si mulheres de todas
as que escolheram”. Não podemos admitir que haja aqui uma referência aos anjos
como as Testemunhas de Jeová ensina, considerando-se as palavras de Jesus em,
(Mateus 22.30). Por outro lado, é geralmente admitido pelos teólogos
conservadores que os filhos de Deus são os descendentes da linhagem escolhida,
isto é, os filhos de Sete, e que as filhas dos homens são as mulheres formosas
da linhagem amaldiçoada de Caim, o fato de haverem casado logo que começam a se
multiplicar. (Gênesis 6.1) prova não haverem as duas linhagens se estabelecido
em “dois mundos” distantes como extremo oriente e extremo ocidente.
Conclusão: Node significa apenas o
nome do lugar ao Oriente do Éden, onde Caim, depois de ter andado errante e
vagabundo por algum tempo, fixou residência e esse nome foi dado ao lugar para
revelar o miserável estado de, “Estremecimento” e “tremor” que envolvia a
residência de Caim, pois, conquanto habitasse em uma “Cidade” vivia como que
“Com as malas na cabeça”. Em constante sobressalto. E sendo o primeiro homicida
do mundo seu ato era singular e sobre ele pesava tanto a repulsa de todos como
a maldição de Deus.
Passemos agora a segunda parte do
texto polêmico.
“E conheceu Caim a sua mulher e
ela concebeu”. (Gênesis 4.17). Note bem: Nem esse trecho nem outro qualquer das
escrituras dizem que Caim encontrou sua esposa na terra de Node, e nem que se
casou em tal lugar. Portanto o próprio texto desaprova a hipótese de haver Caim
encontrado a sua mulher em um país habitado, distante do Éden. Como já
observamos, seria muita infantilidade ou pura ignorância supor que a expressão
“conheceu Caim a sua mulher” significasse conhecimento pessoal, ou um primeiro
encontro casual, se lermos, Gênesis 4.1-25. Encontramos a mesma expressão
relativamente a Adão e Eva, depois de lhes haver nascido outros filhos antes de
Sete.
Ainda sobre esse termo não a
conheceu vamos falar sobre José esposo de Maria, como está escrito em (Mateus 1.24.25). “E José despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara,
e recebeu a sua mulher, e não a conheceu até que deu a luz seu filho, o
primogênito; e pôs-lhe o nome de Jesus”, “José não a conheceu até que deu a
luz”, (Mateus 1.25). Analisando esse texto, ele afirma o seguinte: “E não a
conheceu enquanto (ou seja, até que) ela não deu à luz, categoricamente O texto
está dizendo que José não a conheceu no Grego, (heos, hou). “até”, ou,
“enquanto”, ela não deu à luz, ou seja, não teve relação sexual, ora o que
depreende e subentende-se é que, após o parto, Maria teve relações sexuais com
seu marido como qualquer casal judeu normal de seu tempo! Mateus usou a
preposição, “até”, (que indica um limite de tempo, nos espaços, ou nas ações).
E não que José era dum pais distante que pela primeira vez estava vendo Maria.
A bíblia só está dizendo que Jose e Maria depois do nascimento de Jesus
tivessem um relacionamento físico comum de um casal.
Então, com quem casou Caim ou quem
foi á mulher de Caim? Foi, sem dúvida alguma, uma de suas irmãs. Isto parece
estranho ao caro leitor? Para entendermos melhor o assunto, consideremos o
seguinte: a Bíblia diz que toda a geração humana procede de um só homem. “E De
um só fez a geração dos homens para habitar sobre a face da terra”. (Atos 17.26).
Estas palavras proferidas pelo apóstolo Paulo no Areópago de Atenas, que era
então a capital intelectual do mundo, logicamente se referem a Adão como pai de
toda a geração humana. Quanto a Eva, o seu nome significa “A mãe dos Viventes”
ou seres humanos, (Gêneses 3.20).
O Assunto torna-se mais obscuro
para muitos porque, ao pensarem em Caim e Abel, têm a ideia de dois jovens
talvez de 17 ou 18 anos, e como sendo os “únicos” filhos de Adão e Eva. Outra
falha é pensar que a linha genealógica dos descendentes de Cristo pousa
invariavelmente sobre os primogênitos, nada há de certo nisto. Dos filhos de
Adão, é Sete o terceiro filho que figura na genealogia, dos filhos de Isaque,
foi Jacó o escolhido, mesmo sendo o segundo filho; de Jacó foi escolhido Judá, o
quarto filho, Perez, foi escolhido, e assim, outros casos mostram que os
mencionados na genealogia nem sempre foram os primogênitos, e sim, os que
corresponderam aos propósitos e planos de Deus, isto posto, poderia haver
muitos outros filhos sem terem sido mencionados.
Admitindo-se que Adão e Eva foram
criados adultos, Caim devia ter uns 128 anos quando matou Abel. Porque Sete
nasceu logo depois, quando Adão tinha 130 anos; (Gêneses 5.3).
Em (Gênesis 4.14). A Bíblia mostra
que Caim expressa forte receio de ser morto, dizendo: “E será que todo aquele
que me achar me matará”. A quem temer se estivesse numa terra distante, onde o
seu feito fosse totalmente desconhecido? É claro que nos 130 anos desde a
criação de Adão a morte de Abel, muitas gerações houve, formando uma população
numerosa.
Se Caim tivesse encontrado sua
mulher em Node, não necessitaria construir logo “Uma Cidade” Ao nascer o
primeiro filho. O certo é que quando Caim foi morar nessa terra, já levava
consigo sua família, Pois em, (Gênesis 4.17-24). É mencionada a genealogia de
Caim cronologicamente antes dos descendentes de Sete.
A demais temos a dizer como já
vimos antes, não é de admirar que Caim tenha casado com uma de suas irmãs visto
que esse relacionamento foi uma necessidade no início, no princípio não havia
nenhuma proibição de casamentos entre parentes consanguíneos, Se não era proibida a união entre parentes, conseqüentemente isso não era pecado. Só é
pecado o que a lei determina ser pecado. (Romanos 7.8). É um princípio de
direito que não há crime no ato para o qual a Lei não comina pena ou castigo,
e, como sabemos, Caim foi muito antes da Lei.
A Bíblia é um livro vivo e os seus
relatos sempre atuais sobre aqueles que fazem a vontade de Deus, Se entendermos
a Bíblia como a pedra fundamental de nossa fé desaparece toda dúvida sobre a
mulher com quem casou Caim.
Que Deus abra o entendimento de
todos. AMÉM
debateadilsonsaire.blogspot.com.br
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